quarta-feira, 24 de março de 2010

A cruz dos Templários


deBarros conta
Sob inspiração divina, um diretor do clube Vasco da Gama criou um novo uniforme para o seu time de futebol. Ora, criar novos uniformes para clubes de futebol é o que hoje esses diretores mais sabem fazer. O Flamengo tem um novo uniforme a cada diretor que toma posse no cargo, exatamente do Departamento de Futebol. Por mais que faça, além de criar "quizumbas" com craques, como o Petkovic, tem que criar uma nova camisa. Será que eles acham que camisas novas ganham campeonatos?
Mas, o que me chamou a atenção nessa nova camisa dos jogadores de futebol do Vasco da Gama foi o seu desenho. Esse desenho me levou a desconfiar que esse diretor deve ser, além de diretor de futebol, com certeza, professor de História da Humanidade.
A nova camisa perde a tradicional e campeoníssima faixa preta que em diagonal atravessava o peito heróico dos Danilos, dos Jair da Rosa Pintos e dos Adhemirs – o famoso Queixada – e no seu lugar uma cruz de Cristo passa a ser o novo símbolo a ornamentar a sagrada camisa vascaina.
Essa cruz despertou a minha curiosidade e a minha memória me dizia que já a tinha visto em algum momento da minha vida. Pesquisando no Google, descobri que essa cruz era a mesma que os lendários "Cavaleiros do Templo de Salomão", guerreiros armados de espada e escudo, na verdade, "Os Templários", que, na Idade Média, lutaram nas Cruzadas contra os Sarracenos, conquistadores de Jerusalém – a cidade santa dos cristãos – carregavam nos seus estandartes e impressa na frente e nas costas da opa branca que cobria a sua armadura de cota de malhas.
Esses "Cavaleiros Templários", com a sua cruz no peito, criaram, na época, o maior logotipo, que se tem conhecimento do sucesso de uma marca comercial. Até hoje, quando é vista, a sua imagem leva aos "Cavaleiros Templários", os famosos guerreiros que reconquistaram Jerusalém.
Agora, essa cruz ornamenta a camisa de futebol dos jogadores do Vasco da Gama, que nas arenas do futebol lutarão pelas vitórias e pelos campeonatos da cidade do Rio de Janeiro. Vou torcer para que a cruz dos "Templários" tenha no Vasco o mesmo sucesso que tivera nas lutas contra os Sarracenos nas planicies do Vale do Sião.

3 comentários:

eli halfoun disse...

Esmeraldo
começamos mal com a nova camisa. Aliás, não entendo a necessidsade de mudar um uniforme que é tradicional e, portanto, histórico. Se renovar é preciso e no caso não é, vamos renovar para melhor e não para pior como tem acontecido. Primeiro foi aquela horrível camisa com a faixa dourado na conquista do camepeonato da série B e agora vem essa. Nenhuma das duas, de gosto bem duvidoso, supera em nada a beleza e orgulho da camisa com a faixa atravessada no peito e a cruz de malta sempre brilhando.Afinal, o Vasco brilha até nas derrotas. Essa nova camisa, que certamente será encostada já na próxima partida não
ta com nada.

Esmeraldo disse...

Oi Eli, não vi o jogo, o Vasco jogou com a nova canmisa? Li que essa é a camisa número 3. Eles ficam fazendo esse modelos para vender nas lojas. Concordo com vc, pra mim o Vasco só é Vasco com aquela faixa no peito e a Cruz de Malta lendária. abrs

debarros disse...

A camisa teve uma pésima estréia, é verdade. Encontrei pessoas nas ruas que gostaram do novo desenho da camisa. Ela tem uma imagem forte,impressiona é carismática. Em campo, ddurante o jogo ela é muito presente. A cruz emerge forte entre os jogadores no meio do verde do gramado. Quem sabe?, de repente dá certo!!!