domingo, 28 de março de 2010

Oposição: lá, como cá

por Gonça
Obama conquistou uma grande vitória no Congresso ao conseguir a aprovação da reforma do sistema de saúde americano. Mais do que isso: realiza a mais importante mudança nas leis sociais do país nas últimas décadas. Com o forte avanço do neo-liberalismo nos EUA nas últimas administrações republicanas, 32 milhões de americanos foram postos à margem do sistema de saúde. Com a quase falência do atendimento público, o "deus" mercado e os caríssimos planos de saúde selecionavam quem e quando atender, curar e salvar. Isso lembra a você algum outro país? A reforma torna obrigatória a aquisição de planos de saúde, mas cidadãos até determinadas faixas de renda, idosos e pequenas empresas receberão subsídios. Só que Obama levou essa mas não outras batalhas virão. A nova lei foi aprovada sem votos republicanos. Em novembro, haverá eleições para o Congresso. Até lá, os republicanos vão torcer para que o sistema dê errado e ameaçam entrar com ações judiciais de inconstitucionalidade. Temem que Obama ganhe votos com a reforma. Se os 32 milhões de cidadãos terão melhor atendimento, se há um ganho social para os mais pobres, isso, para os conservadores, é mero detalhe. A guerra promete ser suja: deputados e senadores democratas têm recebido ameaças de morte. (Foto de Ricardo Stucker/Presidência da República)   

Um comentário:

debarros disse...

Por que a foto do presidente do Brasil com o presidente dos EUA? O presidente do Brasil não teve nada a haver com o projeto aprovado no Congresso Americano que beneficia 32 milhões de americanos com um Plano de Saúde. Não entendi essa foto. Propaganda subliminar? Mostrar intimidade com o dragão da maldade, como é visto – pelos progressistas– todos os presidentes dos EUA? Deve ter um significado essa foto ou será que só Freud pode explicar esssa inserção fotográfica?
Na vida – diziam os filósofos gregos e alemães – nada acontece por acaso. Até uma folha quando cai da árvore tem o seu significado. É claro, que os progressistas, sempre tem uma mensagem oculta em tudo o que fazem. Estão querendo dizer alguma coisa nessa foto. Qual será a mensagem?