terça-feira, 2 de março de 2010

Direitos universais para os animais

por Gonça
Continua repercutindo a morte da treinadora Dawn Brancheau, atacada pela baleia orca macho Tilukum, no Sea World, Flórida. Uma tragédia. Mas a questão principal vai além do triste episódio: já está na hora de uma legislação internacional que condene e proiba qualquer pessoa ou país de manter animais selvagens em cativeiro. Nem em Zoológicos, apenas se forem instituições destinadas à preservação das espécies. O Brasil tem dado bons exemplos. Alguns municípios e estado proibem, por exemplo, o uso da animais em circo. Não tenho certeza se já foi votado, mas um projeto de lei havia sido aprovado em comissões do Congresso para tornar a proibição válida para todo o país. No exterior, a Espanha está sob pressão para acabar com as touradas. Há forte oposição à matança de animais em arenas até no próprio pais. E há muito o argumento de que a "tradição cultural" justifica a barbárie já caiu por terra.

2 comentários:

debarros disse...

Esse abençoado esforço de acabar como uso de manter animais em cativeiro ou em exposição em circos, onde são malratados e mal alimentados é muito benvindo. Mas, isso não basta. O mundo precisa voltar as suas preocupações para a África, onde o seu maior patrimônio de vida selvagem está sendo dizimado por caçadores, que por peças de marfim dos elefantes mortos nas planicies do Seringueti recebem míseros dólares e por peles dos felíneos, como, leòes, panteras, guepardos e o magnifico tigre da Ïndia, que são abatidos, tambem, por esses caçadores implacáveis ameaçando de extermínio essas espécies selvagens.
Existe uma previsão de que entre 15 ou 20 anos muitas dessas espécies animais estarão extintos, para tristeza da humanidade.

Eliane Furtado disse...

Legislação correta para manter animais. Todos. No geral.
Detesto esta história de tratar animais como gente. Detesto.