sábado, 8 de março de 2014

Cronista curitibano lança livro e revê amigos em livraria cult do Leblon

Muggiati e Pellanda na Livraria Argumento, no Leblon, Rio. Foto Lucia Bettencourt/Divulgação
por Roberto Muggiati (para a Gazeta do Povo)
“Com a abertura de livrarias grandes em shoppings a partir de 2005, as livrarias de bairro fecharam e o público comprador de livros mudou. As classes B e C passaram a comprar mais e isso alterou a demanda: querem títulos mais comerciais. Daí as editoras mudarem suas apostas também. Isso aconteceu nos anos 90 nos Estados Unidos e está acontecendo no Brasil.” Esse diktat foi extraído de um Curso de Marketing de Livros na Estação das Letras, Rio de Janeiro, na primeira semana de janeiro de 2014. Mas o nosso impávido Luís Henrique Pellanda não está nem aí para a mercadologia literária. Na noite de terça-feira, 25, lançou no Rio de Janeiro sua nova antologia de crônicas, Asa de Sereia, publicada pela Arquipélago Editorial, de Porto Alegre. Fui encontrá-lo na sólida e lendária livraria-de-bairro Argumento, do Leblon — fundada pelo grande democrata Fernando Gasparian (1930-2006) — que surgiu em 1978 vendendo obras de autores proibidos pela ditadura. Nos anos 90, a Argumento deu régua e compasso às livrarias de shopping (vai um rolezinho aí?), com a ideia de aliar a leitura e o consumo de livros ao consumo de CDs, DVDs, gastronomia, e eventos.
Livro na mão, encontro Pellanda no Café Severino, o simpático bistrô da Argumento. Reconhece-me na hora. “Muggiati com dois Gs e um T, não é?” Recebo o primeiro autógrafo da noite. Fico sabendo também que fui o primeiro a resenhar seu livro de contos O Macaco Ornamental (2009). Citei então Pellanda: “Quando tudo for utensílio, digo, o próprio homem será apenas um enfeite do mundo. Seu último adorno desnecessário. Uma espécie ornamental de macaco.” E perguntei: “Mas já não o somos?”

LEIA A MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Muggiati engordou. Está até com bochechas. Deve estar faturando horrores porque ele trabalha muito. Sou testemunha ocular desse seu vício de trabalhar.
É isso aí, meu amigo e exuberante editor, com quem tive o prazer de trabalhar.
De um niteroiense para um italianíssimo curitibano .