domingo, 9 de março de 2014

Drone estreia no crime

Modelo de drone para uso civil ou recreativo
por Omelete
Não se sabe se o Brasil é pioneiro no caso, mas o fato é que um drone - veículo aéreo não-tripulado controlado remotamente - acaba de estrear no mundo do crime. Na sexta-feira, 7, um mini-helicóptero lançou um pacote de cocaína no pátio do Centro de Detenção de São José dos Campos (SP). Militarmente, os drones são usados em espionagem e até em bombardeios. O uso civil está aberto à criatividade.
O drone da Amazon, que pode transportar encomendas. Reprodução
Ofensiva Aérea
Fotógrafos e cinegrafistas já o utilizam, empresas de entrega de encomendas em casa já começam a estudar o emprego dos tais aparelhos, fazendeiros, distribuidoras de energia elétrica (para fiscalização de linhas de transmissão) também já adotaram os não-tripulados. O Facebook pensa em levar sinal de internet a áreas remoas usando os drones. Até a águia da Portela em forma de drone inovou e sobrevoou a pista do Sambódromo. Certamente, muitas outras atividades ainda recorrerão aos drones. Mas os criminosos foram rápidos. O golpe não deu certo porque os agentes penitenciários apreenderam a muamba. Pode ter sido apenas um teste. Não demora, estarão entregando drogas ou armas na porta do cliente.
Drone da polícia. Reprodução
Polícia por controle remoto
Mini-helicópteros, quem sabe, substituirão "olheiros" para detectar a aproximação dos "homens". Por outro lado, presídios vão acabar tendo que instalar armas anti-aéreas. Se não bastasse a nova técnica de ataque dos pivetes nas ruas - premiados com impunidade, eles são os privilegiados "dimenor" que assaltam em bandos a população - vem aí a tecnologia a serviço dos bandidos. Chamem o robocop. Aliás, nos Estados Unidos, já há versões de drones na frota da polícia.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O drone é uma máquina e a pergunta é: Quem será o técnico de alto nível que vem operando essa terrível máquina? Que técnico será esse que está servindo ao crime de tráfico de drogas? Porque não será um Zé da Ilha qualquer que vai saber operar um robot aéreo criado para destruir e matar.
Esse, para mim, é o grande problema. Esse técnico operador de drones deve estar recebendo muita grana que só o tráfico pode pagar e em dólares.

Lourival de Caxias disse...

vAI TER POLITICO USANDO DRONE PARA APANHAR PROPINA