segunda-feira, 3 de março de 2014

Especulação: estão usando Joaquim Barbosa para não permitir que Dilma seja reeleita no primeiro turno

por Eli Halfoun
O carnaval não foi suficiente para acabar com as especulações políticas em torno do nome do ministro Joaquim Barbosa que, como presidente do STF, é hoje o nome mais comentado politicamente no país. Há quem o considere a única salvação para o país da corrupção, mas há também os que acreditam que Barbosa age com rigor para fazer o jogo da oposição na medida em que de uma forma ou de outra coloca ilustres petistas no topo da lista de julgamentos de malfeitos no país e o PT é o partido da presidente e, portanto, quanto mais desacreditado melhor.
Para vários analistas políticos toda a cena montada em torno de Joaquim Barbosa tem como única finalidade fazê-lo candidatar-se à Presidência da República, única forma de não permitir que Dilma seja reeleita no primeiro turbo.
Em artigo publicado no jornal “Folha de São Paulo” André Singer, que foi porta-voz da presidência no governo Lula diz: “Joaquim Barbosa acusou o golpe. Afirmou se sentir “autorizado a alertar a nação brasileira de que este é apenas o primeiro passo”. Imediatamente o relator convocou a população as se mobilizar contra os pares que deram alimento moral aos prisioneiros do Partido dos Trabalhadores. Difícil saber quanto há de impulso e de cálculo na reação daquele que liderou o processo”.

André Singer diz também: ‘Impossível prever quais serão os próximos passos do ator. Mas não espantaria que no domingo, 5 de outubro, o nome dele aparecesse na urna eletrônica com o objetivo de impedir a vitória em primeiro turno de Dilma Rousseff. O discurso já está pronto. Ao criar a tal “maioria de circunstância” que absolveu os quadros do PT, Dilma teria jogado no lixo a possibilidade de regenerar os costumes brasileiros. O ministro tem até abril para se desincompatibilizar do cargo se quiser de candidatar.  Serão dias interessantes". O que fica claro é que candidatando-se a qualquer cargo político Barbosa pode livrar-se das especulações, mas não ficará livre da política que já o enroscou e prendeu em suas teias que na maioria das vezes não medem conseqüências. (Eli Halfoun)

2 comentários:

Wilson disse...

Esse fez do Supremo um palanque político

J.A.Barros disse...

Mas quem está dizendo que o ministro Joaquim Barbosa será eleito se for candidato à presidência?
Eu, como já participei de muitas eleições, não aposto nessa eleição do ministro. Acho melhor ele não se candidatar para não sofrer, nas urnas, uma derrota humilhante. O que tinha de fazer já fez.