domingo, 9 de março de 2014

Gervásio Baptista, 90 anos: Folha de São Paulo traz hoje matéria com o grande fotógrafo - e boa praça - que fez história na Manchete. Ainda em atividade, Gervásio trabalha atualmente no STF



LEIA A MATÉRIA E VEJA ÁLBUM DE FOTOS NA FOLHA DE SÃO PAULO, 
CLIQUE AQUI






Gervásio Baptista cobriu a Guerra do Vietnã. A Manchete o enviou para o front acompanhado do jornalista Murilo Melo Filho. Foto: Acervo Gervásio Baptista


Enterro de Vargas, 1954: Gervásio fez a capa da edição especial da Manchete. Foto: Acervo Gervásio Baptista


Brasilia em construção foi tema de dezenas de edições da Manchete. Acima, Gervásio em frente ao prédio do Congresso com a inseparável Rolleiflex nas mãos. A foto, que pertence ao acervo pessoal do fotógrafo, foi feita por outro brilhante profissional da Manchete: Nicolau Drei. 

Parte da trajetória de Gervásio Baptista e muitas das suas revelações de bastidores estão contadas em um dos capítulos do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou" (Editora Desiderata). Esgotado em livrarias, o livro ainda pode ser encontrado em sebos na internet.




Revolução cubana. Foto de Gervásio Baptista para a Fatos&Fotos. Reprodução do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou" (Desiderata)

4 comentários:

Esmeraldo disse...

Grande Gervásio. Foi um privilégio ter trabalhado com ele. E com que prazer podemos vê-lo ativo e bem-humorado, como sempre foi, aos noventinha! Não é pra qualquer um.

J.A.Barros disse...

Gervásio Baptista fez parte de uma geração de fotógrafos que da década de 50 em diante revolicionaram a fotografia na imprensa brasileira com as suas fotos fantásticas das reportagens que fizeram para as revistas O Cruzeiro, Manchete e tantas outras que eram editadas nessa época. Indalécio Wanderley, Walter Firmo, Henry Ballot, Flavio Dan e tantos outros que enriqueceram o mundo fotográfico com as suas fotos.
Tenho saudades da alegria do Gervásio Baptista que transmitia e passava para todos nós quando contava as histórias que ocorriam com ele no seu trabalho. "Give-me another hand"? Ele sabe o que essa frase quer dizer.

J.A.Barros disse...

Gervásio Baptista foi ao Vietnã e Luciano Carneiro, fotógrafo de O cruzeiro saltou de paraquedas na guerra da Coreia do Norte. Que garra e pioneirismo tinham esses fotógrafos. Para eles fotografar transcendia a eles mesmos. Não importava o risco de vida que estavam correndo. Fotografar era mais importante do que tudo mais.

Nelio Horta disse...

Só quem trabalhou com o Gervásio Baptista sabe que além de grande profissional ele é uma pessoa simpática, alegre e bem humorada, um piadista... Lembro de uma piada que ele contava: "Amante no apto. da mulher amada, 14º andar, da Barata Ribeiro. Batem na porta do apto. e gritam: INCÊNDIO!!!!!!O amante se fecha numa mala e a mulher o tranca... Minutos depois, ouve-se uma "vozinha" vindo da mala que dizia: joguem a mala pela janela, não se esqueçam da mala!..."