domingo, 9 de março de 2014

O Rio mostrou literalmente quase toda a sua sujeira

por Eli Halfoun
A greve dos garis acabou, a prefeitura atendeu as reivindicações, mas o Rio de Janeiro ainda está literalmente sujo e também literalmente virou um lixo que pode provocar graves conseqüências para a saúde. A montoeira de lixo nas ruas virou o nosso novo cartão postal às vésperas de recebermos uma Copa do Mundo que apesar da turma do contra será um sucesso. A greve dos garis é justa como qualquer greve, quando se luta por salários mais justos e melhores condições de trabalho.  O que pegou é que os garis escolheram um momento ruim para fazer uma greve muito confusa: na fase final, o sindicato da classe topou um acordo mas parte da categoria não voltou ao trabalho, a justiça disse que a greve era ilegal e ilegal e a prefeitura tentou atualizar salários, mas não aceitou a faca nos peitos. Os salários não ficaram defasados e injustos no carnaval: estavam antes e, portanto, a prefeitura sabia que a qualquer momento poderia ocorrer protestos e uma greve, que certamente foi sinalizada antes como aconteceu com os professores.

Parece que a prefeitura precisa começar a exercer em todos os setores o que recomenda insistentemente para a saúde: a prevenção que é sempre o melhor remédio. A prefeitura devia estar prevenida situações inesperadas como a essa greve literalmente imunda (nada contra os grevistas e muito contra o lixo amontoado). Prevenção nesses casos significa ter condições de imediatamente colocar em campo um time de reservas preparado para entrar em ação em todas as situações, inclusive greves justas. Toda greve é, repito, sempre justa, mas também é necessário que as classes trabalhadoras reflitam até que ponto a greve está prejudicando a população que paga (e paga caro) impostos e que ainda assim é sempre a maior prejudicada pelo povo (grevistas são o povo) e pelos governos, que acabam virando um lixo que se acumula faz muitos anos.  (Eli Halfoun)

Um comentário:

Marcão disse...

Gari é um classe que tem apopio da população. Mas essa greve teve jogada política por trás. Tem também empresa de olho na privatização da companhia. Importante: em quase todas as capitais que privatizaram a coleta de lixo, propina corre solta e ficou mais cara para a popuilação. A Comlurb já sofre um puco disso. Cesa Maia falou em entrevista que ela já está muito terceirizada, o qyue custa mais caro e desmonta a companhia.