segunda-feira, 24 de março de 2014

Pesquisas: a análise que faltou

(da Redação)
A mídia reproduziu a pesquisa do Ibope que mostra Dilma Rousseff na dianteira (como sempre garantindo vitória no primeiro turno). Claro que, como dizem os especialistas, pesquisa é "fotografia" do momento. Falta muito para a eleição e a dinâmica política pode provocar mudanças. Mas em geral as matérias ficaram devendo uma análise mais profunda. A coluna Radar, de Lauro Jardim, avança nessa avaliação. Escreve o jornalista (no destaque): "A pesquisa que o Ibope divulgou na semana passada não trouxe novidades quando comparado ao levantamento de dezembro, mas quem for compulsar os números com atenção notará que algo parece acontecer com o prestígio de Marina Silva. Aos números: em junho, no auge das manifestações, o Ibope lhe dava 22% dos votos se ela fosse candidata a presidente. Em outubro, quando anunciou sua união com Eduardo Campos, manteve o ótimo desempenho: 21%. Dois meses depois, no entanto, caía para 12%. E, agora, desce para um dígito apenas: 9%. A propósito, Campos também caiu. Entre o levantamento de outubro e o de quinta-feira passada, caiu de 10% para 6%, o que o deixa em estado de empate técnico com o pastor Everaldo, que aparece com 3% (a margem de erro é de dois pontos percentuais). 
Este blog acrescenta um comentário: Aécio Neves subiu um ponto em relação à pesquisa de outubro (está com 13%), mas sofreu queda expressiva se forem levadas em consideração outras pesquisas do ano passado. Em algumas simulações, o tucano já alcançou mais de 20%. Aparentemente, os três principais candidatos da oposição estão a caminho de cruzar com um outro adversário de Dilma, o Pastor Everaldo, em modesta ascensão. A briga de foice para derrotar Dilma (atualmente com 40% das intenções de voto deve explicar as pressões para que Joaquim Barbosa aceite se candidatar como o grande salvador das "zelites".

5 comentários:

Wedner disse...

Faltam seis meses mas com esses adversarios mediocre Dilma leva

J.A.Barros disse...

Essa pesquisa foi feita antes do estouro do escândalo da refinaria de Pasadena, do escândalo da refinaria de Pernambuco e o escândalo da COMPERJ. Façam uma outra pesquisa nos próximos dias e vamos ver o bicho que vai dar.
Muitos outros escândalos vão rolar, e da Petrobras, estatal preferida de Lula e do PT. São muitos bilhões que correm nessa estatal manipula pelos seus diretores – petista e não petistas, é claro – porque a Petrobras não é do povo brasileiro como querem os nossos "progressistas"de mesas de Bares de Ipanema, a Petrobras é dos seus Diretores que fazem o que querem e ninguém mete a colher.

alberto carvalho disse...

Tá na cara que a Dilma será reeleita no primeiro turno. Com os atuais concorrente, até o Tiririca seria um grande adversário.

J.A.Barros disse...

O problema das eleições são os escândalos da Petrobras que vem estourando um após outro. Nesses escândalos a presidente está sempre envolvida, porque, como presidente do Conselho Adminitrativo dessa empresa cabia a ela aprovar ou vetar os processos hoje envolvidos nesses escândalos. Os valores envolvidos nessas ações corruptas são astronômicos. A refinaria de Pernambuco – aliás nunca entendi essa associação com a empresa de petróleo da Venezuela na construção dessa refinaria para refinar o óleo a quilômetros e quilômetros de distância desse país – de um primeiro orçamento de 2 bilhões hoje já está em 18 bilhões e não sei se em reais ou em dólares. O mesmo está acontecendo com o projeto da COMPERJ cujo orçamento já quadriduplicou e sem falar na "manta"que a Petrobras levou na compra da refinaria de Pasadena , no Texas.
Olha que foi manta de negócio que capial do interior não levaria.

T. Pinheiro disse...

Presidente vai ser o Joaquim Barbosa, que vai suspender o Congresso, fazer nova Constituição e consertar o Brasil.