sábado, 15 de março de 2014

Racistas riem à toa

Foto: Reprodução O Globo
(da redação da JJcomunic)
Não deu outra. Autoridades esportivas fizeram cena e puniram de brincadeirinha o clube responsável pelas ofensas racistas ao árbitro Márcio Chagas da Silva. O Esportivo, de Bento Gonçalvres (RS),  recebeu um multa irrisória (30 mil reais) e perda de mando de campo por três jogos. Não se sabe se, na esfera policial, os racistas foram identificados ou se há investigação em andamento. As campanhas contra o racismo já mostraram que, apesar de bem intencionadas, não funcionam. Os racistas devem achar que são piadas ou coisa de quem quer parecer que está combatendo o preconceito. A falta de ação das autoridades esportivas e civis está na raiz do aumento dos casos de racismo dentro e fora dos estádios. Já nas delegacias, na hora do B.O, a polícia tenta desqualificar o crime, raramente registra como racismo mas sim como uma leve "ofensa moral". As agressões nos estádios jamais resultam em cadeia para os racistas ou em suspensão e até eliminação dos clubes. Tudo acaba em tapinhas, promessa de que não acontecerá mais ou em campanhas cenográficas. A impunidade está fazendo o racismo crescer no Brasil. A impunidade e uma resistência elitista de parte de mídia que condena editoriais programas de cotas e iniciativas semelhantes e criou até um rótulo - o "racialismo" - para atribuir aos movimentos que combatem o preconceito racial um "tentativa de implantar" o racismo no Brasil. Uma cínica inversão de papeis.

4 comentários:

Ebert disse...

Pra mim essas campanhas contra o racismo são mera babaquice enquanto não houve uma condenação para os torcedores que cometem esse crime.

alberto carvalho disse...

Já tive notícias de flagrantes várias pessoas cometendo esse crime. Segundo as leis, é um crime grave e inafiançável. Mas até hoje não tive notícias que alguém fora preso por isso. Punir um estádio de futebol não vai resolver o problema. Mesmo porque não existem celas que caibam um estádio. Gozação à parte, o Governo tem que tomar providências urgentes para que esse crime não se torne corriqueiro e principalmente sem punição.

Walterson disse...

A justiça e a policia que não aplicam a lei são racistas

Anônimo disse...

Nem o Joaquim Barbos deu declarações sobre os recentes casos de racismo no futebol.