terça-feira, 25 de março de 2014

Um novo Fantástico escancarando a porta dos bastidores

por Eli Halfoun
O noticiário especializado em televisão dá destaque agora à decisão da Globo de mudar inteiramente o desgastado “Fantástico” que deixou de ser, como foi no começo, uma imperdível revista eletrônica. A partir de abril, o Fantástico promete grandes modificações para conquistar maior interesse e participação dos telespectadores. De saída, será um reality show que mostrará os bastidores da criação do programa, ou seja, fará a reportagem das reportagens, o que não é novo: eu mesmo (não vai aqui nenhuma pretensão) utilizei esse formato na mídia impressa escalando um repórter para cobrir o fato e outro para fazer a “reportagem da reportagem”, revelando o que aconteceu nos bastidores especialmente quando se tratava das sempre confusas entrevistas coletivas. Parece que o “Fantástico” fará isso pela primeira vez. Em televisão existe sempre o risco de ao se revelar o método de criação eliminar o mistério que também alimenta a curiosidade do público. É como se o mágico revelasse o segredo de seus truques fazendo a mágica perder a magia e em consequência o interesse. De qualquer maneira vale a pena tentar, assim como é válida a criação de quadros de humor e de entretenimento com a participação do público. O “Fantástico” tem tudo para ser a mais moderna revisa eletrônica brasileira, mas em primeiro lugar precisa deixar de ser uma revista repetitiva e que muitas vezes deixa a informação pela metade. (Eli Halfoun)

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Não sei se a minha percepção de televisão esteja certa, mas o que tenho observado e me tirado o ânimo de continuar a ver programas de TV é a velocidade em que eles são transmitidos, perdendo com a velocidade dos quadros a visão total do que se está pretendo mostrar, me deixando muitas vezes sem entender o que está se passando. As entrevistas ficam muito a desejar porque quando elas atingem a sua expectativa maior são encerradas de repente e deixa a sensação que muitas perguntas, interessantes, não foram feitas. No fim fica o vazio de uma reportagem ou entrevista incompleta.

Márcia Carvalho disse...

Não tem Fantástico, não tem novelas...
A verdade que a Globo nao reina como antes. A população hoje em dia, cada vez mais aderindo a tv fechada, além da concorrência da própria tv aberta. A GLOBO TEM QUE SE RECICLAR EM MUITOS PONTOS. GANHA O TELESPECTADOR.

Homero disse...

O jornalismo da TV faz só poltica e os assuntos sao escolhidos com base na politica e fica chato, Fantastico já teve boas eportagens, nao tem mais musica e cantores e cantoras, ficou chato