sábado, 27 de março de 2010

Carros, fora

por Gonça
Já passou da hora de administradores antenados com o futuro do planeta formularem projetos para banir carros e motos das principais vias das grandes e médias cidades. São impressionantes os dados do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículo Automotores Rodoviários divulgados ontem no Rio. O país tem 36 milhões de veículos. Os individuais, ou seja, carros e motos, são responsáveis por 87% das emissões de monóxido de carbono. Os coletivos emitem 3%. O número de pessoas transportadas é o mesmo, mas carros e motos poluem 40 vezes mais. Metrô, trens, VLTs e vias expressas para coletivos são as opções racionais. Melhorar o transporte coletivo e inviabilizar é o futuro, carro e moto só eletricos. E pensar que o Rio tinha uma das maiores malhas de trilhos urbanos do mundo. A incompetência dos políticos aliada à dobradinha adminstradores-empresários corruptos destruiu, em vez de modernizar, como fizeram várias capitais europeias, o nosso sistema de bondes. O mesmo aconteceu em várias cidades brasileiras. E isso não é nostalgia. É constatação da burrice ou má fé nacionais. (Na reprodução abaixo, bonde no Largo da Glória. Se quiser saber mais sobre bondes, clique no fotolog do André Decourt AQUI . Ou vá ao site da Light, AQUI

2 comentários:

Milfont disse...

Eo pior é que a burrice ou má fé continuam. Apesar dos apelos dos ambientalistas que pediam ao governo para não construir a rodovia Manaus-Porto Velho e, em seu lugar, fazer uma ferrovia, que é menos danosa ao meio ambiente, com custo de carga e passageiros/transportados bem mais barato, a estrada avança por pressão de ruralistas, madereiros e gente interessada em especular com terrenos à beira da estrada.

Antonio Lima disse...

não são apenas os admiminstradores do passado, agora mesmo construiram a Linha Amarela em vez de metrô ou VLT para a Barra. Continua a estupidez tudo ao automóvel.