segunda-feira, 22 de março de 2010

Deu na Folha...

...empresas continuam usando substâncias proibidas ou mudanças da fórmula sem autorização. na composição de agrotóxicos. A fiscalização do governo flagrou a irregularidade em seis empresas, entre as quais a alemã Bayer. Agora pergunta se eles cometeriam tal crime ambiental na Alemanha, que policia e criminaliza esse tipo de infração. Além da Bayer, as envenenadoras são: Basf, Ilhabras, Syngenta, Nufarm e Milenia Agrotóxicos. O processo deve resultar em multas? Mas empresas poderosas pagam multa no Brasil?

2 comentários:

debarros disse...

De uma certa maneira vem a concordar comigo. Para se governar um país não é preciso que ele seja estattizado como querem os antigos e novos aprendizes de feiticeiros. Governar é administrar é fazer valer as leis do país. É fiscalizar, é cobrar da livre iniciativa comprometimento com a sociedade, é fiscalizar, é exigir que as empresas cumpram seus contratos. Você mesmo diz aí em cima que duvida que essas empresas citadas, na Alemanha, descumpram os seus contratos e obrigações.
Por que as empresas poderosas no Brasil não pagam multa? Simplesmente porque o governo deixa rolar solto. Os seus mandatários preferem descolar uns uisques amigos nas casas desses empresários do que exercer a sua função. Cobrar, fiscalizar é o seu papel, é a sua função, é o seu dever.
Mas, o poder sobe à cabeça de nossos mandatários, que de repente começam a se achar um Deus, e começam a se intromenter em política internacional e como um Deus, acha que a seus toques, tudo se resolveria.
Não é bem assim. Muito antigamente, os sábios da época, afirmavam, com toda a sua sabedoria, que a o planeta Terra era plano e se caminhasse até o fim do seu horizonte cairia no espaço. Até que veio um humilde servo de Deus que disse que não; a Terra era redonda e provou a sua tese. O mundo dos falsos deuses veio abaixo e esse humilde servo foi quase queimado nas fogueiras das bruxas por cometer heresia.
Gente, vamos resolver, primeiro os nosso problemas, que não poucos para depois resolver ou tentar resolver os problemas milenares dos outros.Governar é administrar não é ficar passeando de um lado pro outro.l É resolver problemas dando plano de saúde para 32 milhões de cidadãos que não gozavam desse previlégio. Isso é governar e administrar.
Qualquer empresa do mundo quer ter lucro em seus negócios. É preciso lembrar também que são elas os grandes empregadores. Não é o governo, com sua burocracia ineficiente e acomodada que emprega e desenvolve um país.
Mas elas precisam ser vigiadas, fiscalizadas e cobradas, senão elas tomam os freios nas mãos e fica tudo por sua conta, o que não é bom.

Gonça disse...

debarros, o problema não é o fiscal da esquina. Este funciona, se deixarem. O problema é quem faz as leis e que aplica a lei.
Anote: no Brasil nunca houves Estado na acepção democrática da palavra. Aqui, o Estado sempre foi privatizado, atendeu e foi a reboque de interesses privados. Combater a "presença" dos Estado é piada risível. Que Estado? Aqui ninguém incomoda grandes empresas. Historicamente, sempre controlaram o Estado, até à ditadura se aliharam como a História mostra e prova. Político que tentaram ir contra esse domínio se deram mal. A história tembém omstra isso. O resto é conto de fadas.