terça-feira, 31 de maio de 2011

Roubaram Tico-Tico...

por JJcomunic
Um ladrão já identificado roubou da coleção da Biblioteca Nacional dois valiosos exemplares - o primeiro e o segundo números - da revista Tico-Tico, a primeira no gênero quadrinhos a ser editada no Brasil. A publicação circulou regularmente entre 1905 e 1957. Edições especiais foram lançadas até 1977. Foi em Tico-Tico que as crianças brasileiras viram pela primeira vez personagens como Gato Félix, Mickey, Tom Mix, Roy Rogers, e Popeye, além dos brasileiríssimos Reco-Reco, Bolão e Azeitona.

Senado aprova plebiscito para criação de novos estados

por Gonça
Querem criar os estados de Carajás e Tapajós, desmembrados do Pará. É mais uma esperteza política. Não vão fundar um hospital ou escola a mais. O objetivo é "inventar" seis novos senadores, uma penca de deputados federais, outro tanto de estaduais, cargos, repartições, autarquias e demais mamatas de dinheiro público. O Brasil tem um legislação inusitada e particular criada por essa nossa desastrada classe política. Consiste em atrelar a representação nos legislativos estaduais, federal e municipais aos números da população apurados pelo IBGE. Cresce a população, mais cargos são criados. A ponto de a Câmara dos Deputados estar em permanente estado de obras para montar gabinetes para os parlamentares que saem pelas manilhas que levam a Brasília. Como a população brasileira viu seu ritmo de crescimento diminuir, interrompendo a progressão geométrica das mordomias, suas excelências partem para uma nova tática: redividir o Brasil e, assim, criar novos penduricalhos políticos. Não demora muito teremos um estado novo em cada quadra e um município em cada esquina. Brasil...ziu,ziu,ziu,ziu!!!

Liberar as drogas pode ser a melhor forma de combater o problema

por Eli Halfoun
Uma discussão que pelo visto jamais terá fim é a que envolve o combate ao uso e venda de drogas, que também jamais terá fim. Não é por falta de sugestões que um eficiente combate ao tráfico e em conseqüência ao uso das drogas pode vira a ser feito. Para vários cientistas, educadores e políticos (esses só querem aparecer), uma das maneiras de acabar (ou pelo menos diminuir) a utilização de drogas é a liberação das hoje muitas ofertas. Para eles “liberar as drogas causaria menos danos do que proibi-las". Assim "o poder público poderia fiscalizar sua qualidade”. Aí é que mora o perigo maior: o poder público não fiscaliza com competência nem a qualidade da comida evidentemente não conseguiria fazer isso com as drogas. Como proibir é sempre uma maneira de incentivar o consumo dos teimosos, talvez a liberação diminuísse essa mortal e burra curiosidade em torno das drogas. (Eli Halfoun)

Guardiões da Floresta Amazônica: fotos de J.L Bulcão e Antoine Olivier, textos de Ateneia Feijó

A capa do livro.
Chico Mendes, assassinado por fazendeiros, é referência permanente para os seringueiros. Foto: J.L Bulcão/Reprodução do livro Guardiões da Floresta Amazônica.
por Gonça
Com fotos de J.L. Bulcão e Antoine Olivier, acaba de ser lançada a edição em francês e português do livro Les Gardiens de L'Amazonie/Guardiões da Floresta Amazônica. É uma iniciativa da Autres Brésils, organização fundada em 2002 e formada por universitários e jornalistas brasileiros e franceses "preocupados em criar ferramentas de informação e de intercâmbio sobre o Brasil". "Antoine e Bulcão formam um boa dupla que vive uma bela história. Eles viajam juntos pela primeira vez a fim de realizar o projeto do livro pautado por culturas tradicionais e biodiversidade. O roteiro da viagem inclui quatro temas: os seringais nativos, o guaraná do sateré-mawé, os açaizais de Abaetetuba e as quebradeiras de coco-babaçu", escreve a jornalista Ateneia Feijó, autora dos textos do livro. As fotos que compõem a obra estão em exposição no espaço Furnas, na Real Grandeza, em Botafogo. Ateneia Feijó, que atuou na Manchete, é a jornalista brasileira com mais quilômetros rodados na Amazônia. Foi responsável por memoráveis reportagens na região, nos anos 70 e 80.  Bulcão começou na Manchete sua carreira de fotógrafo e foi trabalhando para a revista que "descobriu" a Amazônia. Há duas décadas, ele documenta a vida e os problemas da região.

É preciso reagir contra os exploradores do povo

por Eli Halfoun
Quem foi ao Engenhão assistir aos shows de Paul McCartney, no Rio, garante que o eterno beatle fez duas apresentações inesquecíveis e que a organização para chegar, entrar e sair do estádio esteve perfeita. Sinal de que será possível evitar tumulto e desconforto na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. A desafinação das duas noites de Paul no Rio ficou por conta de brasileiros decididos a se aproveitar da situação para explorar outros brasileiros: como se políticos fossem, os ambulantes e taxistas decidiram enfiar a mão grande no bolso do público. Os ambulantes dobraram o preço das mercadorias, mesmo as tabeladas e os taxistas esqueceram completamente que existe um aparelhinho chamado taxímetro para registrar o preço da corrida. Corrida que eles, gananciosos, tentaram impor ao público que fugiu de todas as maneiras dos “amarelinhos” que nessas ocasiões nos deixam vermelhos de raiva e de vergonha. Aproveitar-se desse tipo de situação não é um privilégio brasileiro: em todo o mundo acontece a mesma coisa e aqui só continuará acontecendo se o público abrir mão do direito de recusar-se a ser explorado e roubado por aqueles que ainda não aprenderam a respeitar as leis e muito menos o próximo. (Eli Halfoun)

Dia Mundial sem Tabaco...


por Gonça
Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cigarros matam cerca de seis milhões de pessoas por ano. Incluindo nessa trágica estatística 600 mil não-fumantes que morrerão por aspirar nicotina do vizinho de mesa no bar, do transeunte na rua, no ônibus, no táxi e até em escolas.

Liberdade para... broxar (Reprodução
de advertência do Ministério da Saúde.

Como consequência das campanhas e da perda do antigo "charme" colado ao hábito de fumar e disseminado em incontáveis filmes (hoje, a imagem do fumante parece se confundir mais com fraqueza, falta de higiene, cafonice, sujeira interna e externa, e o mito da virilidade cedeu lugar à ameaça de impotência, um dos males provocados pelo cigarro), tem diminuido o número de dependentes da nicotina. Para tantar recuperar mercado, especialmente entre os jovens, os fabricantes, como a TV Globo mostrou ontem, lançam cigarros com sabores variados. 
Por isso, é no mínimo um primor de cinismo esse anúncio da Souza Cruz publicado hoje, Dia Mundial sem Tabaco, no jornal o Globo. Sem falar no mau uso da palavra "liberdade". Invertendo valores, a mensagem associa a "liberdade de expressão" a um "direito" que um fabricante deve ter (até para induzir o consumo de produtos tóxicos, por exemplo?). Diz trabalhar "com produtos legais" e acredita na "liberdade de seus consumidores adultos para fazer suas "escolhas" livremente. Por extensão desse raciocínio, um adulto deve ser "livre" para fazer sua "escolha" e lançar seu carro, um "produto legal", de um despenhadeiro; o proprietário de uma arma "legal" deve ter o "direito" de estourar os miolos, se essa é a sua "escolha". Um produtor rural deve ter o "direito" de usar quanto agrotóxico "legal" quiser e vender fruta com veneno na feira. E os fabricantes de cigarros devem ter "liberdade de expressão" para conquistar cada vez mais clientes dispostos a ter seus pulmões transformados em saco de fuligem. Então, tá.

Saiba quem são os jovens mais influentes do Brasil

por Eli Halfoun
Jovens também podem exercer influência e não apenas em outros jovens. Não é por falta de jovens bem sucedidos e, portanto, influentes, que o Brasil vai parar. A revista Veja reconheceu a influência que personalidades com menos de 40 anos exercem em vários setores da sociedade. Entre essas estão: o apresentador Luciano Huck, escritora Thalita Rebouças, comediante Bruno Mazzeo, cineasta Alexandre Padilha, modelo Gisele Bundchen, ator Lázaro Ramos e deputada Manuela D’Ávila. Sem dúvida um time de primeira. (Eli Halfoun)

Artistas gravam clipe contra a prostituição infantil

por Eli Halfoun
Prostituição não é crime, mas a exploração da dita mais velha profissão do mundo é. Exploração de prostituição infantil então deveria ser considerada crime hediondo. É para combater a cada vez maior exploração sexual infantil que, no próximo dia 7, será gravado, no Rio, um clipe com as participações de Ivete Sangalo, Fagner, Zélia Duncan, Luíza Possi, Tony Garrido e Lenine. O clipe é para ser usado em uma campanha patrocinada pelo Sesi. Deveria ser a principal peça da campanha, mas não é: nós é que somos a principal peça porque só com nossas denúncias é que se pode acabar com esse crime absurdo. (Eli Halfoun)

Roberto Carlos faz de Paula Fernandes uma campeã de vendas

por Eli Halfoun
A velha verdade popular segundo a qual “quem tem padrinho não morre pagão’ ainda funciona muito no Brasil e não somente no mundo da política e dos negócios (o que no fundo é a mesma coisa), mas também no meio artístico. No segmento musical parece não existir melhor padrinho do que Roberto Carlos. Que o diga a cantora sertaneja Paula Fernandes: bastou RC convidá-la para cantar no show que fez na praia de Copacabana para ela se transformar em uma campeã de vendas. O CD e DVD que Paula lançou em janeiro estão entre os mais vendidos do ano com 700 mil cópias até agora.. Roberto disse que ela é boa e, como palavra de rei não volta atrás, o público acreditou e provavelmente não se arrependeu. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Já viu isso? O menor aeroporto do mundo

O aeroporto de Knuffingen, em Hamburgo, montou uma perfeita miniatura de... aeroporto. Jatos taxiam, caminhões-tanque circulam, fingers funcionam, pousos, decolagem, tudo igual ao real em uma área de 150 metros quadrados.
Veja o vídeo. Clique AQUI

Vai chover "dinheiro" no Centro do Rio

Carro-forte, gente saindo comemorando de casas lotéricas, carteiras com notas espalhadas em estações de metrô e "dinheiro" caindo do céu. Tudo isso vai acontecer amanhã, no Rio, em 6h e 18h, como parte da divulgação da novela Vidas em Jogo, da Rede Record. Mas atenção: apesar dos donos da emissora estarem acostumados a passar a sacolinha de dinheiro de verdade nos seus templos, a grana que vai ser lançada aos cariocas é cenográfica.

Sarney desfaz a História

O povo brasileiro foi às ruas pedir o impeachment de Collor de Mello. Foi a voz das ruas que tirou da inércia deputados e senadores e os levou a, democraticamente, mandar pra Casa da Dinda um presidente envolvido em grave crise em meio a uma sucessão de escândalos. Essa semana, o presidente do Senado, José Sarney, quis reescrever a história e mandou retirar da galeria do prédio um painel histórico que contava que, em 29 de dezembro de 1992, o Senado aprovou por 76 votos a cinco a perda do cargo por Collor e de seus direitos políticos até 2000. Esperar o que? Censura não é novidade para o político do Maranhão, que foi um dedicado servidor da ditadura militar.

Ildi Silva por Bob Wolfenson

Ildi Silva na RG, fotografada por Bob Wolfenson

por Omelete

A atriz Ildi Silva está na capa da edição de junho da revista RG. Foi fotografada por Bob Wolfenson em um palacete paulistano. Ildi já inspirou Caetano Velloso a criar uma músia: "Musa híbrida".

Livros digitais já são mais lidos do que os impressos

por Eli Halfoun
O cada vez maior acesso à internet está trazendo bons e inesperados resultados para a leitura de livros e acredita-se que, não demora muito, os livros digitais estarão nas “prateleiras” de um cada vez maior número de leitores, especialmente os que não têm acesso, por vários motivos, à leitura impressa. O sucesso dos livros digitais é uma realidade confirmada pela livraria eletrônica Amazon que apresenta números otimistas: pela primeira vez a venda de livros eletrônicos superou a venda de todos livros de papel juntos. Para cada 10 livros impressos comercializados pela Amazon foram vendidos nos Estados Unidos 105 livros eletrônicos. O aumento da leitura digital vem sendo registrado desde 2010 e acredita-se que o sucesso no setor esteja diretamente ligado ao surgimento de novas tecnologias e da possibilidade de instalar software gratuito em smartphones (sistema Android, Apple, Blackberry), no Ipad e em computadores com sistema operacional Windows ou Macintosh. Existem, segundo a Amazon, mais de 810 mil títulos disponíveis em língua inglesa para o Kindle e mais de 670 mil dessas publicações digitais custam menos do que dez dólares. Como se vê os usuários podem e devem usar o computador mais, muito mais, do que apenas como um brinquedinho caseiro. (Eli Halfoun)

Chineses prometem carros brasileiros acessíveis a todos os consumidores

por Eli Halfoun
Os investidores brasileiros podem até não acreditar no Brasil preferindo aplicar os milhões aqui conquistados em paraísos fiscais de outros países. Já os estrangeiros levam fé no nosso brazuca. Que o digam os chineses: a montadora Chery aplicará US$ 400 milhões (deve ser influência da visita da presidente Dilma Roussef a China). Animada e disposta a conquistar rapidamente o mercado automobilístico com preços que enlouquecerão as concorrentes Honda, Toyota e Nissan, a nova montadora oferecerá cursos para formar seus profissionais. Para estimular as vendas também tem planos de criar seu próprio banco que, é claro, financiará os consumidores com juros nada extorsivos. Regra básica: quem quer vender tem mesmo é que investir no consumidor. (Eli Halfoun)

“Insensato Coração” revela que Leo matou Luciana no início da novela

por Eli Halfoun
O desastre aéreo que matou Luciana (Fernanda Machado) penalizou física e judicialmente Pedro (Eriberto Leão) e que parecia ser o foco central da trama de “Insensato Coração” parecia esquecido, mas não está não: os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares retomarão o tema com novidades e força total: nos próximos capítulos Pedro, que também será acusado de ter atropelado e matado Irene (Fernanda Paes Leme) descobrirá que o responsável pela troca do combustível (gasolina por querosene) do avião acidentado foi (Gabriel Braga Nunes). Pedro confirmará sua suspeita depois de encostar Zeca (André Berros) na parede. Após a conversa com Pedro André telefonará pra Leo e dirá que Pedro já sabe de tudo. A conversa será gravada e a partir disso Pedro descobrirá todos os crimes cometidos pelo irmão. Novela é novela: vale tudo. (Eli Halfoun)

domingo, 29 de maio de 2011

Fórmula 1...


...virou corrida de borracharia. Pneu mole, pneu duro, tempo de troca, tudo se decide aí. O piloto vencedor deveria levar as quatro rodas para o pódio.
Conectado pelo MOTOBLUR™

sábado, 28 de maio de 2011

Barça campeão !!!!!!!

o terceiro gol; Villa
Wembley festeja o Barça
O brasileiro Daniel Alves beija a taça


A vibração de Eric Abidal, o jogador do Barcelona que superou um câncer. 

Daniel Alves com a bandeira do Brasil


Conectado pelo MOTOBLUR™
Messi festejado


Conectado pelo MOTOBLUR™
a comemoração do Barcelona, o vencedor da Copa dos Campeões 2011


Conectado pelo MOTOBLUR™
Messi


Conectado pelo MOTOBLUR™

Jornalismo seletivo (cada vez aumenta mais)

por JJcomunic
"É um pássaro, é um avião, é jornalismo, é marketing?". Parodiando os habitantes de Smallville, leitores do Daily Planet, fica difícil, às vezes, distinguir o jornalismo do marketing editorial. Tem kriptonita comercial contaminando a mídia. Nos principais meios de comunicação do Brasil pratica-se uma espécie de jornalismo seletivo. Interesses comerciais, além das características ideológicas ou até religiosas de certos grupos, impedem que veículos noticiem (quando noticiam, minimizam) determinados assuntos. A Rede Globo ignora a Indy (cujos direitos são da Band); a Band, por sua vez, quase desconhece da Fórmula 1 (da Globo); a evangélica Record não sabe onde fica o Vaticano e consegue se lixar para fatos como, por exemplo, uma visita do Papa ao Brasil ou festas populares de caráter católico. Até em tópicos mais amenos, a seleção se impõe: um evento de moda como o Fashion Business é ignorado pelo suplemento... de moda... de um determinado jornal cuja relação comercial é com o evento de moda concorrente, o Fashion Rio. Mas podia ser o contrário, a importância do evento se mede aí não pelo interesse jornalístico mas pelo vínculo comercial. Será interessante observar a cobertura de alguns acontecimentos que estão por vir. Os direitos dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, em outubro, são da Record. Como a Globo vai encarar o tema? A Olimpíada de Londres também é da Record. Já a Copa de 2014 é da Globo, assim como a Copa América que vem aí.
Como serão serão as abordagens? À base do jornaleting ou do marketismo?   

Rogério Ceni ganha indenização do canal SporTV

por Gonça
A notícia foi publicada no portal Terra. O goleiro Rogério Ceni ganhou uma ação contra o programa Arena SporTV. O fato que originou o processo aconteceu em 2006 quando a jornalista Mily Lacombe deixou de falar do desempenho do goleiro em campo e passou a comentar um caso de suposta falsidade ideológica que envolveria o atleta do São Paulo. Antes de recorrer à justiça Rogério pediu à jornalista que exibisse no programa as provas e evidências da denúncia. Mily Lacombe não teve como provar a acusação. Rogério entrou com um processo, a jornalista perdeu vários recursos até o julgamento final. Não foi informado o valor da indenização (especula-se que teria sido 28 mil). Depois que o fim da Lei de Imprensa - em ação destinada principalmente a acabar com a exigência do diploma de jornalista - acabou levando junto o direito de resposta (não há mais obrigatoriedade, a decisão é voluntária, de cada orgão de comunicação), aumentou o número de ações por danos morais. Mas os jornalistas deveriam se preocupar também com a imagem. A maioria dos comentários à nota no Terra critica a classe. Leiam algumas opiniões reproduzidas do portal:
Abrao Flaksberg disse:

27/05/2011 às 11:40
É isso ai!!Jornalista tambem tem que ter responsabilidade e noticiar a verdade e nao especulaçoes que podem comprometer a reputaçao de quem quer que seja.
Jader Alexandre Marques disse:
27/05/2011 às 11:42
Está provado mais uma vez que este cara tem um enorme carater tanto na vida profissional com na vida pessoal,valeu Ceni VC é o cara e exemplo.
neto disse:
27/05/2011 às 11:43
Boa Rogério. Por essa e por outras você é idolo no tricolor, seja como jogador ou como pessoa. Parabéns.
Marcelo disse:
27/05/2011 às 11:43
Qual foi o valor pago?
Marcelo Nextel disse:
27/05/2011 às 11:44
Isso é bom ter acontecido, espero que daqui em diante isso possa inibir alguns desses caras que nem diploma de colegial tem e diz que é jornalista, de falar bobagem.
Fernando disse:
27/05/2011 às 11:45
Tem que processar, estes jornalistas podem falar tudo e ofender os outros e não querem ser punidos. PAGA.
Rafa SPFC disse:
27/05/2011 às 11:53
Dizem que a indenização era de R$ 28 mil.
Dinheiro de pinga pra alguns jogadores …….
Mas o mais lamentável disso é Onde está Mila Lacombi???
Sua irresponsabilidade fez ela sair da mídia , e agora escreve pra alguma revista revista feminina , no máximo.
Isso mostra que tem muito jornalistas irresponsáveis …..aqueles que mentem um fato só pra ter audiencia e naum sabe do impacto que isso pode causar.
Que isso sirva de lição para esses tantos jornalistas ou pseudo-jornalista, indepedente de homem ou mulher que naum sabem conduzir sua profissão!!!
Wagner disse:
27/05/2011 às 11:54
Parabéns,
Quem fala o quer, paga o que não quer.

Ditadura em SP?

Clima pesado em São Paulo. Há poucos dias, o governo do PSDB soltou a PM para cima dos manifestantes que pediam a liberação da maconha, uma questão que está colocada em todo mundo e cuja discussão tem o apoio de um tucano, o ex-presidente FHC. As cenas da violência que deixou feridos lembraram a repressão da ditadura militar. Agora, a justiça estadual proibe uma manifestação pela liberdade de expressão e pelo direito de o povo se manifestar em praça pública. Coisa que tem se tornado comum até nas ditaduras árabes. A alegação é de que o protesto é uma extensão da Marcha da Maconha proibida pela visão obscurantista que parece se alastrar pelo estado.   
Conectado pelo MOTOBLUR™

Christine Fernandes por Bob Wolfenson: para quem tem Status


Christine Fernandes, 45 anos, na capa da Status. Ela revela no seu blog que o ensaio é inspirado uma "história de um adultério". E, por tabela, em Belle de Jour, o longa estrelado por Catherine Deneuve, em que elegante socialite se prostitui nas tardes de Paris. Abaixo, cena do filme de Luis Bunuel.

por Eli Halfoun
Quem sempre sonhou ver a beleza inteira de Christine Fernandes, uma das mais bonitas, inteligentes e talentosas de nossas atrizes, poderá transformar o sonho em realidade: a segunda edição da nova revista Status chega às com Christine como atração maior em fotos que, enfim, revelam sua nudez. Aos 45 anos e casada com o ator Floriano Peixoto, Christine, que é americana (nasceu em Chicago) foi fotografada por Bob Wolfenson em um hotel e nos becos de São Francisco. As fotos têm inspiração nos filmes de gangsters. Ao contrário do que aconteceu com a modelo Fernanda Tavares na primeira edição da nova fase da Status dessa vez são fotos bem menos comportadas para tentar vender mais. Vale a pena comprar e não só para ver Christine Fernandes, mas também porque todo o conteúdo da revista é ótimo. (Eli Halfoun)

Um vôo de saudade com uma comissária da Varig

A capa do livro que revela histórias de bordo.

A autora tem a Varig tatuada no braço. Foto: Reprodução do blog A Estrela.

Claudia Vasconcelos: ex-comissária Foto: Reprodução do blog A Estrela.



Anúncio da Varig nos anos 60. Reprodução.
  por Eli Halfoun
Do jeito que anda confusa a aviação nacional, muita gente voltou a sentir saudades da Varig, que foi a maior e mais charmosa empresa brasileira de aviação e que deixou de funcionar de forma não ainda muito bem explicada. Quem quiser embarcar novamente nos vôos da Varig pode fazê-lo lendo livro “Estrela Brasileira” que está sedo lançado pela ex-comissária (30 anos de serviço) Claudia Vasconcellos. No livro, Claudia conta histórias curiosas (passageiros que mordiam as toalhinhas quentes pensando que eram pamonha, comissários obrigados a quebrar com machados de bordo os congelados kits de comida). O livro tem depoimentos de passageiros fiéis e ilustres, entre os quais Ivo Pitangy e Chico Buarque. Quem voou, voou, quem não voou que se contente com as porcarias aéreas que andam (quando andam) por aí. (Eli Halfoun)
Leia mais no blog http://aestrelabrasileira.blogspot.com/

São Paulo parou na hora errada e deixa o Brasil “mal na fita”

por Eli Halfoun
Os bairristas (e eles se espalham por todo o Brasil) podem até estar torcendo contra, mas é prejudicial não ter São Paulo, nosso maior e mais rico estado, participando da Copa das Confederações e provavelmente também da Copa do Mundo. O veto a São Paulo está tendo repercussão mundial, especialmente na área esportiva, e tem reflexos negativos para todo o país: se o mais poderoso estado brasileiro não consegue cumprir as metas na construção de estádios e de outras exigências da Fifa, o que o mundo estará pensando sobre a capacidade de nossos estados menores e mais pobres? Infelizmente São Paulo está fazendo o Brasil passar um atestado de incompetência e jogando fora o slogan que sempre usou com orgulho e até certa arrogância e que diz: “São Paulo não pode parar”. Parou e parou na hora errada. (Ele Halfoun)

Na Globo News: Fernanda Montenegro, 60 anos de carreira

A apresentadora do Starte, Bianca Ramoneda,  entrevista Fernanda Montenegro. Foto: Globo News/Divulgação
Fernanda Montenegro é a convidada especial do último episódio da série ‘Grandes Atrizes’ que vai ao ar na próxima terça-feira, dia 31, na Globo News. Na entrevista, conduzida pela apresentadora Bianca Ramoneda, a atriz fala sobre seus 60 anos de carreira e o trabalho de produção teatral. Além disso, ela destaca seus próximos projetos, lembra da história de seu nome artístico e faz ainda uma reflexão sobre a importância de um ator amar a profissão que exerce. Ao ser perguntada sobre o que sente ao ver o resultado de seu trabalho, Fernanda confessa que não gosta de se assistir em cena. “Graças a Deus no teatro a gente não se vê. Eu acho que essa é a grande felicidade do teatro”, brinca a atriz. Fernanda afirma ainda que quando questionada sobre que dica daria a um ator que está começando a carreira, ela aconselha que eles desistam. “Confundem teatro com liberdades, licenciosidades, glórias, paetês, retrato no jornal, riquezas.”

Fonte: Globo News

Na Vip de junho, edição de aniversário, Maria Melilo, ex-bbb

O que fariam as revistas masculinas, hoje, sem o BBB? As capas com as ex-participantes se sucedem em várias publicações... A edição de aniversário da VIP vem com Maria Melilo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Normal...



Conectado pelo MOTOBLUR™

Perdeu...



Conectado pelo MOTOBLUR™

Rosie Huntington-Whiteley na Vanity Fair

Rosie Huntington-Whiteley na Vanity Fair de junho. Foto: Reprodução/Divulgação
por JJcomunic
Rosie Huntington-Whiteley é a capa da Vanity Fair de junho. A atriz substitui Megan Fox no longa Transformers 3. Como modelo, desfilou para grifes como a Victoria´s Secret e a DKNY.

“Django” está de volta com sotaque americano

Franco Nero em "Django". Foto: Divulgação
por Eli Halfoun
Os jovens talvez já tenham até ouvido falar (faz parte da história do cinema), mas a turma da antiga lembra muito bem de alguns filmes do chamado “spaghetti western” (filmes de caubói produzidos na Itália). O “tiroteio” italiano começou com “O Dólar Furado” (com Giuliano Gemma) e confirmou seu sucesso, em 1966, com “Django”, que se transformou em clássico do gênero. Estrelado por Franco Nero (hoje com 70 anos), que, aliás, está no Brasil filmando com Irene Ravache, o filme abriu as portas para outras produções. Pois bem o “spaghetti western” prepara sua volta só que agora com sotaque americano. Com o título de “Django Unchained” o filme ganha nova versão, já em fase de filmagem, dirigida por Quentin Tarantino. Como se trata de uma produção americana certamente os agora os tiros serão mais metidos a besta. (Eli Halfoun)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Repórter erra no ar e admite que é "estúpida"

A repórter Erica Grow esqueceu o texto, ao vivo, e admitiu: "Eu não me lembro porque sou estúpida".
Veja o vídeo. Clique AQUI 

Noel Rosa na festa da música brasileira

por Eli Halfoun
Certa noite, a mãe escondeu as roupas pra impedi-lo de ir a uma festa. Nasceu desse episódio o primeiro samba e sucesso de Noel Rosa que compôs “Com que roupa?”. Essa e outras histórias fazem parte da homenagem que a 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira prestará a Noel Rosa, dia 6 de julho, no Teatro Municipal do Rio. A festa de premiação tem confirmadas as presenças de Marisa Monte, Nana Caymmi e Dori Caymmi. Para homenagear Noel Rosa, foram convocadas as atrizes Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian e Nathália Thimberg. Carioca de Vila Isabel (nasceu em 1910) Noel Rosa teve contato com a música desde menino quando ganhou um bandolim, instrumento que aprendeu a tocar rapidamente. Depois se encarregou de fazer a festa auditiva de todos os que gostam da boa e verdadeira Música Popular Brasileira. (Eli Halfoun)

Pimenta Neves, uma covardia também contra os jornalistas

por Eli Halfoun
A prisão do senhor Pimenta Neves, o covarde assassino da jornalista Sonia Gomide, morta com um tiro rnas costas, foi um alívio para todos os que acreditam em justiça. Para mim foi também, confesso, um alívio quando pela primeira vez ouvi (no Jornal Nacional) uma notícia (exatamente a da prisão) referir-se a Pimenta Neves apenas como assassino. Ele vinha sendo tratado como jornalista, como se isso o fizesse menos criminoso. Concordo que jornalistas cometem erros, não são os donos da verdade e muito menos do mundo, mas mesmo assim não precisam ter em sua respeitada classe assassinos como Pimenta Neves, que, aliás, deixou de ser jornalista faz muito tempo. Para o bem de uma profissão exercida por pessoas dignas, honradas e que tem como único e principal compromisso informar democraticamente ao público. Jornalistas não saem por ai matando ninguém. Muito menos covardemente que certamente foi como o assassino Pimenta Neves exerceu sua profissão e sua vida. (Eli Halfoun)

Código Florestal: ainda resta uma verde esperança

por Eli Halfoun
O Brasil sempre teve características muito próprias (algumas inusitadas). Agora acaba de ganhar mais uma: é o único país do mundo que tem um Código Florestal que não protege a floresta e, portanto, o Meio-Ambiente. Pelo contrário permite e de certa forma até incentiva a impunidade e o desmatamento assassino – um assassinato coletivo cometido contra toda a população. É de se esperar que o Senado também não entre nesse jogo ridículo e cruel e não aprove uma única linha de um Código que convenhamos nada tem de florestal. É preciso preservar a natureza e, portanto, o homem. Ainda resta uma esperança. Afinal, o verde que é o das matas, também é a cor da esperança. (Eli Halfoun)

Deu no Globo: deputados ruralistas aplaudem assassinatos

Dois ambientalistas, defensores da floresta amazônica foram assassinados ontem, no mesmo dia do deboche que foi a aprovação do novo Código Florestal. No momento em que as mortes de José Cláudio Ribeiro e Mqaria do Espírito Santo foram anunciadas no plenário da Câmara, deputados ruralistas reagiram à notícia com aplausos entusiasmados. É para você, se tinha dúvidas, ver um tipo de gente que pariu o "projeto da vergonha".

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vascooooo!


A torcida comemora com os jogadores os 2x0 sobre o Avaí em Floripa. O trem bala do Vasco na final na Copa do Brasil. Que venha o Coritiba!
Conectado pelo MOTOBLUR™

Dia do deboche: aprovado o Código Florestal

por Gonça
A Câmara dos Deputados viveu ontem um um momento histórico no pior sentido. Foi o dia da vergonha, coisa para ficar na memória. Provavelmente o Brasil é o primeiro país do mundo a legalizar o desmatamento e a destruição das florestas. E ainda financiar isso, como é a prática secular, com empréstimos subsidiados. O Globo de hoje publica uma foto emblemática: a senadora ruralista Kátia Abreu cumprimenta o deputado Aldo Rebelo, que relatou o projeto do Código Florestal. São vitoriosos. O Brasil, o mundo, as florestas, foram derrotados. A presidente Dilma Rousseff contabiliza sua primeira derrota. Mandou um recado de última hora, transmitido pelo deputado Cândido Vacarezza: "A presidente considera que essa emenda é um vergonha", disse Vacarezza referindo-se ao artigo que anistia os infratores e permite novos desmatamentos. O Código vai agora a votação no Senado. Dilma promete vetar a tal emenda, se confirmada pelos senadores. Na verdade, o governo perdeu nesse ponto mas compactuou e cedeu diante de outras numerosas deformações do novo Código Florestal.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Olivetto lança mais um importante livro para a publicidade

por Eli Halfoun
Publicidade é um assunto fascinante tanto em termos de criação e realização como também para quem simplesmente vê o produto final estampado nos jornais o exibido nos intervalos comerciais da televisão. Quem gosta ou se interessa pelo assunto (caso dos estudantes de comunicação) tem mais uma bela obra para consultar: Washington Olivetto, o mais respeitado publicitário brasileiro, está lançando m novo livro,  ”O que a vida me ensinou”. É, segundo o autor, um livro de memórias e histórias, mas quem acompanha a carreira do publicitário paulista e corintiano “doente” sabe que é muito mais. Olivetto inova também na capa do livro que tem em destaque duas de suas famosas frases: “Prestígio é melhor do que sucesso” e “Credibilidade não se ganha". Conquista-se". Quer dizer: dá para aprender mais já na capa. No chamado ponta-pé inicial. (Eli Halfoun)

Lady Gaga também vem aí

por Eli Halfoun
O Brasil está virando uma espécie de parada obrigatória para atrações internacionais: empresários brasileiros negociam agora a possível vinda da cantora pop norte-americana Lady Gaga. Ela foi a intérprete mais ouvida (18,5 milhões de execuções da rede social musical Last fm dos EUA com The Fame, seu disco de estréia e é considerada pela revista People uma “estrela chocante”. Se as negociações forem concluídas com êxito, Lady Gaga engrossará um verdadeiro festival de atrações internacionais que já têm confirmadas, logo no início de 2010, as presenças de Beyoncé, Metallica, Bon Jovi, U2, Shakira e provavelmente Paul McCartney. O Brasil é mesmo uma festa musical. De todos pos gêneros. (Eli Halfoun)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Insensato Coração”: uma novela de morte

por Eli Halfoun
Nos próximos capítulos mais uma morte acontecerá na novela “Insensato Coração: Irene (Fernanda Paes Leme) será atropelada e, a partir disso, a novela ganhará um novo rumo com, por exemplo, o casamento de Marina (Paola Oliveira) e Leo (Gabriel Braga Nunes). Com a morte, Irene a novela terá quatro mortes: Araci (Cristiana de Oliveira), Clarice (Ana Beatriz Nogueira) e Henrique (Ricardo Pereira), por enquanto. Digo por enquanto porque também está prevista a morte de Teodoro (Tarcisio Meira), que será assassinado por Norma (Gloria Pires). Aliás, a prisão de Norma mostra uma vez mais que cadeia (pelo menos as nossas) não recupera ninguém e pelo contrário transforma em assassino e marginal até quem não precisa de recuperação. Em recente entrevista, Ricardo Linhares, um dos autores (em parceria com Gilberto Braga) justifica o elevado número de mortes em “Insensato Coração” porque é através delas que a novela tem conquistado seus maiores picos de audiência. Se o que Linhares usa como justificativa tiver lógica, é de se esperar que a novela chegue ao fim com apenas dois personagens. Os outros certamente morrerão m nome da audiência. Assim podemos afirmar sem susto que ”Insensato Coração” é mesmo uma novela de morte. (Eli Halfoun)

Quem sabe o que diz merece aplausos

por Eli Halfoun
Do antropólogo Roberto da Mata, em O Globo, sobre o a prisão do diretor do FMI Dominique Strauss-Khan acusado de abuso sexual, o que certamente não aconteceria no Brasil: “A desigualdade, e não a igualdade, é a norma no Brasil. Temos o viés cultural de “blindar” sobretudo os “donos do poder” porque o Estado brasileiro é uma fonte de aristocratização e de enriquecimento. No fundo, o Estado brasileiro contraria princípios básicos da sociedade por proteger canalhas. A lei Ficha Limpa é o melhor exemplo. Os outros estão nos jornais”. Precisa dizer mais? (Eli Halfoun)

O livro das torcidas do Flamengo e do Corinthians

por Eli Halfoun
A discussão em torno do livro “Por uma vida melhor”, no qual a autora Heloisa Ramos defende o uso incorreto da linguagem popular, saiu das páginas dos jornais e da boca dos especialistas (sempre eles) em educação para ganhar a opinião de quem sabe das coisas: o povo. Olha só essa conversa ouvida em mesa de bar. Em meio a tantas e controversas opiniões um dos que discutem o tema no boteco diz com convicção:
“Falar ‘nóis vai” “nós tem” e outras estranhas, mas comuns conjugações verbais é apenas “um vício de linguagem”.
Para não perder a piada outro dos “debatedores” arrematara:
“Vai ver a autora torce pelo Flamengo e pelo Corinthians e só quis beneficiar as torcidas dos dois times”.
Não é bem assim, mas pensando bem tem lógica. (Eli Halfoun)

"Tira o retrato do velho..."

deBarros
Acabei de ler na Folha de São Paulo uma nota em um dos seus Painéis dizendo que no ano de 1992, o senhor Lindbergh Farias, então presidente da UNE, acompanhado do seu companheiro, quem mesmo?, o senhor Aldo Rebelo, ex-presidente da UNE, comunistas assumidos – quero deixar ressaltado que ser comunista – na minha opinião – não constitui crime, poderiam ser até de um partido democrático – ao dar uma entrevista a uma repórter, na sede da UNE, notaram que em uma das salas, pendurado em uma das paredes, estava o o retrato de Sadam Hussein. Imediatamente, aproveitando a uma pausa da entrevista, que a repórter tinha se afastado, retiraram o retrato do Sadam e o esconderam em outra sala.
Que esses dois, então jovens comunistas, tivessem pendurados em suas paredes os retratos de Lênin ou mesmo de Stalin, iria entender, afinal foram líderes da Rúussia comunista, mas o retrato de Sadan Hussein, jamais vou entender.

Vasco: um gol de placa contra o preconceito no futebol

por Eli Halfoun
Se hoje o Brasil pode orgulhar-se de ter Pelé e outros jogadores negros, mulatos e de origem pobre (quase todos saem das classes sociais menos privilegiadas até porque ser jogador é ainda é o sonho maior de acesso social) devemos muito ao Vasco, que não é um time de elite (pelo contrário) como sempre se tentou fazer acreditar. Um pouco de história: o Vasco foi o único clube com sensibilidade e coragem para não permitir que futebol fosse um esporte das elites e por isso mesmo preconceituoso. Em 1923, abriu mão de disputar o campeonato do Rio por não concordar em tirar do time e do clube jogadores negros, mulatos e pobres. Os outros clubes aceitaram participar, mas hoje se beneficiam da corajosa e histórica atitude do Vasco. É em nome de uma exemplar história que não pode ser esquecida que o Vasco de hoje está inaugurando o mural “Abrir mão” no qual estarão gravadas mãos de 1923 torcedores e ídolos vascaínos, começando pelas de Roberto Dinamite, o hoje presidente que como jogador foi o ídolo maior do clube. Os méritos e as glórias do Vasco não foram conquistados apenas dentro de campo. Foi fora de campo que o Vasco marcou seu gol de placa e fez sua mais importante partida e conquista. (Eli Halfoun)

domingo, 22 de maio de 2011

Final de tarde no Arpoador.

Deu na Folha: trem ocioso

Pílula da sabedoria: trens de carga na rota Rio-São Paulo, se utilizados, poderiam evitar 5 mil viagens diárias de caminhões. Técnicos do setor ouvidos pela Folha atribuem ao modelo de concessão a ociosidade da linha, que foi vendida em fim de feira e cujos contratos de operação não levam em conta o interesse público nem miudezas como racionalidade e combate à poluição.

Contra a corrupção

por Gonça
Não há um brasileiro, com exceção de certos políticos e de alguns empresários - a dobradinha que bate um bolão em matéria de desvio de dinheiro público - que não concorde que a corrupção crônica causa enormes danos à sociedade. O dinheiro sujo que irriga fazendas, abastece jatinhos, financia mansões e engorda contas em paraísos fiscais é o que faz falta nas escolas, estradas, saneamento e hospitais. A epidemia de mão leve é suprapartidária, as  denúncias se sucedem há décadas, os "ratos" são federais, estaduais ou municipais e são raríssimas as punições. O fato é que leis ou ausência de leis - como no caso dos lobistas - infinidade de recursos, manobras de advogados e corporativismo dão suporte aos corruptos. A ladroeira também agradece quando se caracteriza a corrupção como fenômeno partidário. Se o governo é "amigo", o denuncismo é suave ou inexiste; se o governo é "inimigo", vale divulgar ou, em alguns casos, até "fabricar" o escândalo. É mais uma inovação brasileira: dependendo do ponto de vista do denunciante, existe o corrupto "bom", o "mais ou menos", o "ruim" e o "péssimo". Isso vale para as áreas federal, estadual e municipal. Difícil vislumbrar perspectivas de mudanças. Alianças a qualquer custo "em nome da governabilidade" facilitam a ação dos larápios. Leis necessárias, como a da Ficha Limpa, são detonadas e a reforma política, que poderia tirar o país de uma armadilha institucional que parece dividir os governos em dois tipos - o corrupto ou o refém de corruptos -  não consegue sair do lugar.

Ellen Roche de volta

por Omelete
A atriz Ellen Roche, uma das mais blogadas nas estatísticas deste panis cum ovum, é uma das atrações do quadro "Dança dos Famosos", do Faustão, que começa hoje. A atriz, que atuou em "Beleza Pura", também estará no elenco da novela "O Astro".

Bancada ruralista é fogo!

por Gonça
Enquanto o lobby da depredação das florestas (aliado ao relator "ruralista-sem-terra", deputado Aldo Rebelo-PCdoB) trabalha para aprovar o desastrado Código Florestal, o braço ruralista armado de tochas põe fogo nas matas. Dizem que aceleram a destruição por "precaução", caso algum artigo do Código tente limitar a prática. O fato é que, por enquanto, a bancada do fogo está ganhando todas. O que se ensaia - sob a falta de ação ou ação desordenada do governo Dilma Rousseff - é anistia para os destruidores e até financiamento público para quem quiser continuar destruindo. Se o projeto passar tal como está, o que é quase certo já que internamente o lobby é poderoso, só resta uma estratégia, que tende a se revelar cada vez mais eficiente: contar com legislação e organizações internacionais que promovam boicote a produtos brasileiros de exportação gerados pela destruição do meio-ambiente. 

Documentário sobre drogas reúne ex-presidentes

por Eli Halfoun
“Há 40 anos, os Estados Unidos declaram guerra às drogas. O objetivo era um mundo livre de entorpecentes. Mas algum dia o mundo já foi livre de drogas?” - a declaração faz parte do depoimento que o ex-presidente americano Bill Clinton deu para o documentário “Quebrando o Tabu”. O documentário dirigido por Fernando Andrade tem outros ex-presidentes, como George Bush, Jimmy Carter e Fernando Henrique Cardoso, que é o âncora e apresenta, entre outros, depoimentos de Paulo Coelho e do médico Dráuzio Varella. “Quebrando o Tabu” estréia no próximo dia 30, em São Paulo. O filme e mais um alerta para a necessidade mundial de se agir mais e severamente contra as drogas que estão mandando no mundo e destruindo jovens vidas. Está mais do que na hora de os governos se mostrarem (e fazerem) mais fortes que os traficantes. Principalmente no Brasil. (Eli Halfoun)

Revista americana garante que William e Kate não podem ter filhos

por Eli Halfoun
Além de constrangimento, a notícia de que Kate Middleton (a agora Duquesa Catherine) não poderá dar um bisneto para a Rainha da Inglaterra e, portanto, mais um herdeiro ao trono inglês, está deixando a realeza calada e os súditos que acompanharam o recente casamento com entusiasmo, emoção e carinho muito desconfiados. A notícia foi publicada pela revista americana ‘In Touch”, que estampou com escândalo que William e Kate “não podem ter filhos”. Segundo a publicação, a informação é do médico da família real. A desconfiança de que a notícia seja verdadeira (não há até agora nenhum pronunciamento oficial sobre o assunto) aumenta diante de outra pergunta: por que um médico de confiança revelaria esse tipo de segredo justamente para uma nem tão acreditada assim revista de fofocas? A publicação diz também que o mais novo casal real não pode adotar um bebê e promete explicar em sua próxima edição o motivo. Promete ainda revelar todos os detalhes de como teve acesso a informação tão particular. William e Kate também não se pronunciaram sobre a fofoca o que aumenta a desconfiança, especialmente em sites, de que tudo não passa de uma informação mentirosa e forjada apenas para garantir mais venda. Tudo indica que tanto a Rainha quanto o casal William e Kate continuarão calados para não colocar mais lenha na fogueira. Só o tempo dirá se Kate pode ou não engravidar. Vai ter de mostrar a barriguinha. (Eli Halfoun)

Notícia do blog confirmada: Adriane Galisteu na Playboy

por Eli Halfoun
Confirmando o que o blog publicou há dias, Adriane Galisteu será mesmo a principal atração da edição de aniversário que a revista Playboy colocará nas bancas em agosto e que pode ter também uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Lula falando de planos políticos e de sua nova fase como palestrante. É a segunda vez que a atriz e apresentadora revela-se inteira na revista: a primeira foi há 16 anos. As novas fotos serão de JR Duran, que também fotografou a apresentadora no primeiro ensaio. (Eli Halfoun)

Show de Roberto Carlos em Jerusalém ganha DVD com direção de Jayme Monjardim

por Eli Halfoun
A nova parceria artística entre Roberto Carlos e o diretor Jayme Monjardim não ficará apenas no especial de fim de ano que, como vem fazendo desde 1974, o Rei gravará para a Globo. A pedido de RC, Monjardim será também o diretor do DVD gravado ao vivo no show que Roberto fará em Jerusalém, Israel. A realização do DVD com previsão de venda recorde é para possibilitar aos brasileiros que não conseguiram fazer parte da excursão assistir ao espetáculo que certamente será o mais emocionante da carreira do religioso Roberto Carlos. Tudo indica que a parceria não ficará por aí: a dupla já conversa sobre a idéia de fazer um super documentário sobre os 50 anos de carreira e os 70 anos de vida de RC. Mais do que um filme, um documento histórico daquele que é o artista mais popular do Brasil. Admirado. aplaudido e amado. (Eli Halfoun)

sábado, 21 de maio de 2011

Só acontece em SP...


...que tem mais lancha na rua do que no mar. Uma embarcação caiu de um caminhão e interditou avenida em SP. Deve ser por conta do poder aquisitivo somado à distância do mar. Mas não deixa de ser intrigante ver tantas lojas de venda de lanchas nas imediações do aeroporto de Congonhas. É comum ver carretas no centro transportando barcos de lá pra cá. Ou será que os eleitores dos tucanos guardam as lanchas nas garagens dos condomínios????
Conectado pelo MOTOBLUR™

Ela desafinou...

Deu na Mônica Bergamo (Folha): "A OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) foi inabilitada pelo Ministério da Cultura por não ter apresentado prestação de contas de um dos seus projetos apoiados pela Lei Rouanet. A medida proibiu a fundação de apresentar novos pedidos de incentivo na pasta e "congelou" aqueles que já tramitavam no MEC". Segundo a colunista da Folha, apesar de prorrogado o prazo, a OSB não prestou contas de 20 milhões de reais captados entre 2009 e 2010. O MEC deu agora 20 dias para que os documentos sejam apresentados.

Censura interna: empresas jornalísticas lançam "ato institucional"

por JJcomunic
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo denuncia a adoção de "manuais para redes sociais" por parte de empresas para engessar a atuação de jornalistas em blog, twitter, facebook, flickr etc. É um caso típico de censura e ataque à liberdade de expressão. Em nota oficial, o SJSP relata casos de profissionais demitidos por declarações feitas em rede social. Alec Duarte, da Folha de S. Paulo, e de Carolina Rocha, do Agora SP foram demitidos depois de criticarem no twitter a cobertura da morte de José Alencar. UOL, Globo e Folha de S.Paulo implantaram manuais  que determinam o que os jornalistas podem ou não escrever em seus próprios canais. Essa é uma discussão que deve envolver toda a categoria. Cabe ao jornalistas se responsabilizar pelo que publica e pelas suas opiniões. O que se deve respeitar é o código de ética que protege informações internas empresariais ou jornalísticase e condena atitudes, como, por exemplo, um reórter antecipar em rede social fatos exclusivos do jornal ou da revista. Isso é uma coisa. Controlar opinião é censura. 

Cleo Pires, repeteco

por Omelete
Chega às bancas na próxima semana a edição "O mundo de Playboy". Cleo Pires na capa. A revista especial trará fotos inéditas de Fernanda Paes Leme, Flávia Alessandra, Juliana Alves, Carol Castro e outras atrizes da Globo.

Um revolução nas novelas. Com amor e verdade

Cena de tortura na novela "Amor e Revolução". Foto: SBT/Divulgação
por Eli Halfoun
Mais do que apenas marcas e nomes de fantasia alguns produtos transformam-se em verdadeiras referências e passam a fazer parte do cotidiano de qualquer cidadão. Exemplos: você pede uma Coca-Cola, mesmo que queira outro refrigerante; pede uma gilete e não uma lâmina de barbear; pede Catupiry quando quer qualquer queijo cremoso; pede uma Brahma, mas aceita a cerveja que vier. As novelas da Globo também viraram uma mania nacional e em consequência um sinônimo de sucesso até quando não merecem. Azar do telespectador que com essa mania de ver as novelas da Globo acaba deixando de lado outros excelentes trabalhos do gênero. É agora o caso de “Amor e Revolução”, a novela do SBT que merece muito mais público do que o conquistado até agora. A novela de Tiago Santiago se desenvolve em torno da "revolução" de 1964 e, portanto, da recente história do Brasil. Tem um texto perfeito que não esconde a verdade histórica e não se amedronta com um passado que muita gente tem feito questão de esquecer, mas não devia. Duvido que a Globo tenha coragem de exibir uma novela com o tema de “Amor e Revolução”. Nesse aspecto é de aplaudir Silvio Santos que deixa exercer em sua emissora uma democracia de temas que nas outras só existe da boca pra fora. Mesmo acusado de ter sido simpatizante (e ajudado) a "revolução" Silvio Santos abriu caminho para que se fale tudo (ou quase tudo) sobre os terríveis porões de um momento que os brasileiros não podem e não devem esquecer para que não se repita. Apesar das muitas reclamações que tem recebido de militares (aposentados ou não), Silvio Santos não exerceu como patrão qualquer absurda censura contra a novela. Como a "revolução" exerceu sobre nós. Ainda quer exercer, mas nunca mais conseguirá. O Brasil vive a mais plena democracia e é assim que deve continuar. (Eli Halfoun)

Norma da bobagem...

por Gonça
A polêmica da vez é o livro distribuido pelo MEC, "Para uma vida melhor", de Heloisa Ramos. Deixando para os professores a discussão sobre a "norma culta" e a "lingua viva", vale a leitura do artigo de José Miguel Wisnik, hoje, no Globo, que deixa claro que a grande maioria das críticas na mídia partiu de quem sequer examinou o livro. "Leio o capítulo do livro em questão" - escreve Wisnik - "e vejo, no entanto, que a autora se dedica nele, a maior parte do tempo, a mostrar a importância da pontuação, da concordância e da boa ortografia na língua escrita". Quando usa o exemplo "nós pega o peixe!, Heloisa Ramos não prega o fim da concordância e nem diz que é assim que se deve escrever, mas destaca a importância de não se estigmatizar os usos populares da língua. "A chamada "norma culta" - escreve Wisnik - "preconizada pelos gramáticos, é uma entre outras variantes da língua, não necessariamente a mais, ou a única "correta". Desse ponto de vista científico e não normativo, procura-se contemplar a multiplicidade das falas, reconhecidas na sua eficácia comunicativa, sem privilegiar um padrão verbal ditado pelos segmentos letrados como único a ser seguido". O tema merece um debate sério sem a contaminação política e ideológica espalhada pela velha mídia, para quem no Brasil tudo é "governo" ou "oposição". Wisnik ainda cita Hélio Schwartsman que lembrou  que as linguas românicas, português inclusive, não existiriam se os povos das províncias não falassem um latim imperfeito e o tornassem mais comunicativo ao eliminar o mecanismo das declinações.

Beleza define destino de novas apresentadoras na televisão

Thalita Oliveira. Foto: Record News/Divulgação
por Eli Halfoun
Como disse Vinicius de Moraes, as feias que nos perdoem, mas beleza é fundamental - esse e o principal critério para a escolha das novas apresentadoras de telejornais. É principalmente a beleza, além de uma já comprovada competência, que tem feito aumentar o entusiasmo com a presença de Thalita Oliveira dividindo a apresentação do novo Jornal da Record News com o respeitado e experiente jornalista Heródoto Barbero. Televisão e palco não são novidades pra Thalita, descoberta no departamento esportivo da TV Globo de Minas Gerais, mas não sem antes ter sido, em 2003, uma das oito finalistas de um dos concursos que revelou uma das garotas do grupo É o tchan. Thalita tem tido seu trabalho (e beleza) muito elogiado e há quem aposte que não demora muito ela ganha espaço no jornalismo da Record aberta. Quem também tem recebido entusiasmados e merecidos elogios por seu trabalho e beleza é a nova e bela apresentadora comercial do “Domingão do Faustão” que substitui com competência a Adriana Collin e Thalita Moretti. Já, já pintam nas páginas de uma revista masculina. Primeiro, como sempre, naVIP e depois na Playboy que, aliás, entrou em ação. (Eli Halfoun)

Padre Marcelo Rossi já vendeu 4 milhões de livros

por Eli Halfoun
O brasileiro não consome livros (não pode comprar) tanto quanto se deseja, mas lê muito mais do que se diz e espera. Que o diga o padre Marcelo Rossi: “Ágape”, seu último livro, já vendeu mais de 4 milhões de exemplares que renderam perto de R$ 7,5 milhões em direitos autorais. “Ágape” é um livro com poucas páginas, impresso com grande tipologia (rende maior número de páginas) e tem muitas citações da bíblia, o que não significa que os direitos autorais foram divididos. (Eli Halfoun)

Uísque e sombra fresca para os que nada fazem em Brasília

por Eli Halfoun
Os deputados e senadores que passam (quando passam) a semana em Brasília continuarão sem fazer nada. Só que agora com mais conforto, bebida e comida de primeira. Depois do requintado Rubayat paulista, outros restaurantes caros e badalados prometem instalar-se na Capital Federal para alegria dos que preferem passar ao tarde comendo bem e papeando mal em vez de dar duro e honrar o salário que recebem. A primeira nova "sede" do sombra e uísque  promete ser o La Tambouile. Depois será a vez do Antiquarius e do Bela Sintra. Os proprietários dos restaurantes não se amedrontam diante do investimento porque sabem que haverá retorno já que suas novas casas ficarão repletas de fregueses engravatados e endinheirados. Só não podem deixar ”perdurar” as contas. Aí mesmo é que eles só pagarão no dia de São Nunca. (Eli Halfoun)

Serra esquece a presidência para tentar ser prefeito

por Eli Halfoun
Não há nenhum exagero quando se diz que em política tudo pode acontecer. Está acontecendo: tudo indica que José Serra deixará de lado, pelo menos temporariamente, o sonho de ser Presidente da República. Embora possa parecer um retrocesso (e é) o candidato deverá disputar a próxima eleição municipal (2012) como candidato do PSDB à Prefeitura. A decisão teria sido tomada depois que pesquisas realizadas pelo partido mostraram que Serra é o único nome do PSDB e de São Paulo capaz de não permitir que Marta Suplicy seja eleita com facilidade disputando como candidata do PT. De uma forma ou de outra os paulistas estão ferrados. (Eli Halfoun)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Quase tragédia: fotógrafo registra pânico em avião

O indonésio Beawiharta, fotógrafo da agência Reuters, fez fotos de passageiros em pleno vôo de um avião em pane. O jato da Cathay Pacific voava de Singapura para Jakarta, no começo da semana. Houve um princípio de incêndio. Até o avião aterrissar em segurança, o fotógrafo resistrou o medo e a tensão a bordo.
Veja as imagens.Clique AQUI 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma exposição para fazer a Manchete virar manchete

por Eli Halfoun
O jornal “Folha de São Paulo” está realizando no Museu da Imagem e do Soma exposição (ocupa dois andares) “90 anos em Folha – Imagens do Brasil Moderno”. Quem estiver na capital paulista não pode perder a oportunidade de conhecer via mídia a história de seu país através de fotos, charges e infográficos desde 1921. Não é a primeira vez que a “Folha” realiza esse tipo de trabalho histórico que restabelece a memória dos grandes momentos brasileiros em todos os setores. Esse é o tipo de evento que deveria fazer parte do organograma de trabalho de todos os grandes jornais e revistas. Seria, por exemplo, um bom caminho para resgatar a já quase perdida (onde estão as fotos?) memória da revista Manchete (da Bloch Editores de uma maneira geral) que sem dúvida escreveu um dos mais importantes capítulos da comunicação no Brasil. Seria também uma forma de resgatar o verdadeiro documento fotográfico que é o hoje escondido (quase desprezado) arquivo da Manchete. As revistas estão (têm que estar) arquivadas na Biblioteca Nacional. Uma merecida exposição com esse material pode e deve virar manchete em todo o país. A memória da Manchete e da comunicação brasileira não podem continuar misteriosamente perdida nas mãos sabe-se lá de quem e nem as revistas devem ficar apenas guardadas nas estantes da Biblioteca Nacional. A revista Manchete é patrimônio brasileiro. Nasceu e cresceu e seria, através de exposição, uma maneira do Governo do Estado entrar em ação, bancar e comandar a exposição e contar a história do Rio e do Brasil. A Manchete merece (precisa) novamente virar manchete. É uma questão de história. De justiça. (Eli Halfoun)

Disney cria nova cidade para vencer “Harry Potter”

por Eli Halfoun
Brasileiro pode até não gostar de conhecer o Brasil (o que é uma burrice), mas adora viajar para Miami e Orlando, na Flórida (mais precisamente Disneyworld), sempre que sobra uma graninha que depois fará falta. Maníaco pela Disneyworld tem um novo motivo (ou desculpa, se preferirem) para ir até a “fantástica cidade de Disney”. A Disneylândia terá breve uma nova atração: a cidade de “A Bela e a Fera” que é um castelo tecnológico em fase construção e no qual no está sendo utilizado tudo o que existe em 4-D e artefatos animatrônicos para fazer com que o castelo fique irresistível aos visitantes. Com essa nova atração a Disney pretende recuperar os visitantes que perdeu desde que a Universal Studios transformou temas dos filmes da série Harry Potter em um parque se transformou rapidamente em nova sensação para turistas de todo o mundo. Turismo pelo Brasil não tem essas maravilhas tecnológicas, mas tem uma natureza que nem a mais avançada tecnologia do mundo consegue recriar. Jamais conseguirá. (Eli Halfoun)

Fotos do topless de Pippa Middelton não são tão proibidas quanto se pensa

por Eli Halfoun
É exagerada e muitas vezes infundada essa história das celebridades reclamarem (às vezes até com aparente ódio) da perseguição de paparazzi (fotógrafos especializados em flagrantes dos quais os artistas dizem fugir como o diabo da cruz). Não é bem assim: são muitas as celebridades (incluindo artistas de renome) que tem seu “personal paparazzo”, ou seja, um fotógrafo contratado para fazer as “fotos proibidas” Outros artistas se encarregam de avisar aonde irão, justamente para que as “fotos proibidas” sejam feitas. Segundo a imprensa inglesa, as fotos que mostram Pippa Middlelton, a bela irmã de Kate Middleton , fazendo topless em um iate nada têm de proibidas. O responsável pelas fotos seria um fotógrafo especialmente contratado pela própria Pippa. Não é a primeira vez que a imprensa internacional levanta essa “lebre”: a famosa foto de Jacqueline Onassis na ilha de Skorpios na qual ela aparece sem a parte superior do biquíni também teriam sido feitas com autorização de Jackie por um paparazzo pessoal. Entre os artistas brasileiros há quem garanta que Adriane Galisteu, Daniela Winnits e Adriana Bombom, entre muitas outras, fazem questão de avisar aos fotógrafos onde podem (e devem) ser fotografadas. Fazem muito bem: como cantou Caetano Veloso “é proibido proibir”. (Eli Halfoun)

Tears of Fears faz seis show no Brasil em outubro

por Eli Halfoun
Talvez seja por causa da fama internacional do Rock in Rio (a maior concentração de músicos do mundo), mas o fato é que o Brasil passou a fazer parte obrigatória da agenda de artistas estrangeiros. Mais uma atração internacional vem aí. Agora é a vez do duo Tears of Fears que se apresenta por aqui durante seis dias. Anote as datas: 4 de outubro no Pepsi on Stage de Porto Alegre, 6 de outubro no Credicard Hall de São Paulo; 8 de outubro no Citibank Hall do Rio; 9 de outubro no Chevrolet Hall de Belo Horizonte; 11 de outubro no Centro de Convenções de Brasília. A temporada termina no dia 15 com um show no Siara Hall de Fortaleza. O Tears of Fears é formado por Roland Orzabal e Curt Smith e é aplaudio desde 1980. Entre seus sucessos estão “Woman in Chains”, “Everybody Wants to Rule the World” e “Sowing the Seeds of Love”. Pode ir sem susto: não é uma dupla sertaneja. (Eli Halfoun)

Gordinha americana está mudando padrões de beleza e elegância na moda

por Eli Halfoun
Tão antiga, mas não tão desnecessária quanto a discussão sobre o fim das novelas, parece que chegará ao fim ou pelo menos ganhará um novo capítulo o disse-disse sobre a imposição de modelos magras nas passarelas da moda. É isso o que está mostrando a gordinha Tara Lynn. Com seus quilinhos a mais, ela é o novo sucesso da moda é está quebrando estereótipos que segundo especialistas “poderão anunciar mudança de padrão no mundo da moda”. Americana Tara Lynn é a estrela da H&M em um posto que foi ocupado pela magrinha Gisele Bundchen na última campanha da etiqueta. A marca sueca está apostando gordo em suas novas criações para “garotas acima do peso”. A coleção das gordinhas recebeu o nome de “Big Beautiful” e tem servido para a gordinha modelo Tara Lynn exibir suas suntuosas curvas em respeitadas revistas de moda como “Elle” (ela foi capa), “V Magazine” e “Glamour”, entre outras. Agora que é sucesso como novo (nem tão novo assim: na antiguidade as gordinhas é que tinham vez) padrão de beleza Tara Lynn pode confessar sem neura que “na época de colégio me sentia desconfortável com meu corpo”. Como, aliás, costuma acontecer (muita vezes desnecessariamente) com todas as gordinhas. Afinal, gordinhas também são belas e quando não exageradamente gordura não é doença. Nem defeito. (Eli Halfoun)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Fashion Rio vem aí. Que as modelos brasileiras tenham mais sorte. Veja esse vídeo...

Durante o Festival de Cinema de Cannes, no evento Fashion For Relief, a modelo americana Lindsey Wixson caiu várias vezes na passarela. Bizarro.
Veja o vídeo. Deu no R7. Clique AQUI

O Brasil exige seriedade

deBarros
Como dizia Júlio César, Consul Romano conquistador da Gália, a Calpurnia, sua mulher: "Não basta ser honesta, é preciso parecer honesta". Ora, esse pensamento deveria ser modelo de comportamento para Ministros de Estado, que à risca deveriam seguir. Não é preciso lembrar – porque eles deveriam saber de cor e salteado – que o dinheiro que eles manejam não é deles é do Estado, que recebeu dos impostos cobrados aos cidadãos brasileiros e que é com esse dinheiro que o Estado vai retornar ao povo em hospitais, escolas, estradas e todos os serviços públicos que venham a beneficiar o povo em geral.
Mas, parece que certos políticos brasileiros não pensam exatamente assim e desonestamente se apropriam indevidamente, quando não de bens imóveis, como aconteceu no Maranhão, de dinheiro vivo através de concorrências ilícitas e outros meios ilegais. Esse é o perfil de muitos dos nossos políticos nos dias atuais, que quando surpreendidos em flagrantes, quando prestam declarações a algum órgão da Imprensa, ficam sorrindo cinicamente, debochando da opinião pública, porque sabem que nada acontecerá a eles e nenhuma punição sofrerão.
Mas, como não há bem que sempre dure e mal que nunca se acabe, vamos esperar que esse mal, que vem infernizando esse país se acabe e vamos torcer para que o bem volte a reinar num Brasil sério empreendedor, criativo, democrático.