quarta-feira, 12 de março de 2014

Boni quer um novo e moderno método de julgamento para as escolas de samba

por Eli Halfoun
Homenageado pela Beija Flor com um bom desfile, José Bonifácio de Oliveira, o Boni, ficou insatisfeito com a colocação da escola e está reclamando embora diga que “não é choro de perdedor”. Em entrevista parta a coluna “Gente Boa” de O Globo, Boni diz que o resultado foi uma “armação política” (é provável, mas é difícil de provar) para prejudicar a Beija Flor. Ele levanta uma questão antiga que precisa ser discutida com urgência: acha que o modo como é realizado o julgamento do desfile das escolas está ultrapassado e dá ao júri formado por poucos convidados um poder exagerado. Boni, que durante anos foi o comandante maior das transmissões carnavalescas da TV Globo, acredita que é preciso dar uma maior abrangência ao julgamento incluindo o voto popular através da internet.
O julgamento do desfile das escolas de samba tem sido criticado desde que os desfiles se transformaram na atração maior do carnaval brasileiro, mas nunca se fez absolutamente nada para pelo menos discutir o atual método e critérios, ou seja, basta uma nota baixa dada com má intenção para derrubar uma escola. Também é preciso levar em conta, como alerta Boni, o fato do júri julgar apenas o que é mostrado em frente a cabine em que os jurados se encontram e, portanto, a escola pode vir mal em todo o trajeto e apresentar-se bem diante dos jurados, o que melhora a nota e prejudica as escolas que fizeram um bom desfile durante os 80 minutos que lhe são permitidos para mostrar um trabalho que exige um ano de esforço, dinheiro e muitos, mas muitos mesmo, sacrifícios.

Mais do que achar que o alerta de Boni é apenas o choro de um perdedor é preciso com urgência encontrar uma nova forma de realizar o julgamento. Jamais será uma fórmula perfeita: as injustiças continuarão sendo cometidas, a choradeira sempre terá vez, mas com um novo método existe a esperança de que o trabalho das escolas será julgado com menos imperfeições por parte dos jurados. Às vezes “jurados” até de morte.  (Eli Halfoun)

8 comentários:

Anônimo disse...

Chora, Boni. Se alguém pode reclamar de injustiça mostrou no sábado das campeãs que merecia o título. A Unidos da Tijuca, embora correta, não brilhou esse ano, fantasias muito toscas. Beija Flor não tinha bom enredo, nem bom samba,e nem surpreendeu.
Aperfeiçoar o julgamento é o que tem sido tentado e é sempre bom. O julgamento, com notas baixas descartadas, já não permite grandes absurdos. Mas a choradeira acontecerá de qualquer jeito. Viva o Salgueir. Beija Flor e Boni fica na tua e volta melhor no ano que vem

Adilson disse...

Enredo com TV no meio é furada. Me diz aí um que deu certo. Carnavalescos acham que esses pessoal famoso dá samba. Me diz aí a Grande Rio, uma escola que é chei de Globo, fica por ali mas não ganha nada. Que que tem a ver Boni. Pergiunta em Nilópolis se alguém sabe que é, só a diretoria.

alberto carvalho disse...

Não sei se o voto popular seria o mais indicado. As escolas com maior número de moradores em suas comunidades, levariam grande vantagem. Se a eleição ocorresse em todo o país, talvez fosse uma solução, mas não sei se o resultado saísse a tempo de se realizar o desfile das campeãs no sábado seguinte. Realmente é muito complicado.

Fabio disse...

Boni tá confundindo. Desfile de escolas de samba não é Big Brother pra ser votado na internet. Julgamento com especialistas é o melhor.é choro de derrotado. Beija Flor não tinha chance. Ate portela estava melhor.

J.A.Barros disse...

Essa discussão prenuncia a decadência dos desfiles das Escolas de Samba. Já não há muito mais o que inventar. Carros alegóricos, alas fantasiadas e enredos que se perdem por falta de imaginação. Desfiles homenageando pessoas que podem significar algo em um determinado tempo mas são pessoas sem grandiosidade exigida para homenagens
carnavalescas ou por só merecerem por serem carnavalescas. Boni?

Daiana disse...

A tv já é responsavel pela deformação de muitas escolas de samba, desde as tais madrinhas, a desvalorização da comunidade, iluminação exagerada da avenida. Agora vai querer assumir o juri só porque o tal Boni não emplacou? Serio, quem é esse Boni. Tenho 22 anos e sou estudante de arquitetura, moro em Nova Iguacu, juro que nunca ouvi falar.

J.A.Barros disse...

Vaidade ferida do Boni pode levar a uma revisão das Escolas de Samba nessas homenagens fajutas de pessoas sem nenhuma importância na história deste país.

Helton CD disse...

SALGUEIRO!!!!!!!!!! CAMPEÃO MORAL!!!!!!!!