terça-feira, 18 de março de 2014

Deu no Huffington Post: direita americana agora diz que ricos são tão perseguidos hoje quanto os judeus nos tempos de Hitler. .. A comparação recebeu críticas

(da Redação)
Um dos representantes da direita americana, o investidor Ken Langone, considerado um dos maiores doadores do Partido Republicano, diz que o topo da pirâmide social, a parcela do 1% dos mais ricos, sofre no momento uma "perseguição", coitados, que é comparável à ação de Hitler contra os judeus nos anos 30. Langone considera que há em curso uma "retórica populista contra os ricos". Mais uma vez, coitados. Ele acredita que os governos estão se voltando muito para as classes mais baixas e gastando muitos recursos com tais políticas. A comparação com a era nazista repercutiu mal em vários setores da política dos estados Unidos, mas trata-se de uma posição não difere muito, por exemplo, da que se lê na mídia brasileira. E o Partido Republicano americano também, como aqui, se opões a certos programas sociais de Obama. Recentemente, outro bilionário, que, aliás, obtém grandes contratos em estados governados por republicanos, reclamou do direcionamento de verbas federais para os mais pobres e escreveu que a "demonização racial" de Hitler repete-se agora como "demonização de classe". Não seria surpresa se Langone fosse convidados para escrever em algum jornal brasileiros defendendo a instituição da "bolsa bilionário" para ajudar ricos que estão recebendo menos verbas públicas do que acham que merecem.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

O interessante é que, se a história está certa, foi o Partido Republicano, com Lincoln, como presidente dos EUA, que desencadeou uma revolução entre o Sul e o Norte desse país, que acabou com a escravatura nos EUA.

Eneida disse...

O filme Lincoln mostra isso.Os Democratas dac epoca tnham base no sul racista e agrario.Mas o Partido Republicano de Lincoln era mais urbano o oposto dos radicais republicanos de hoje da pior direita. Isso a historia tambem registra.