segunda-feira, 24 de março de 2014

Neymar sob pressão no Barcelona: desgaste antes da Copa?

Barcelona 4x3 Real Madri: exibição  de Messi, assistência de Neymar. Foto Miguel Ruiz /FCB
(da Redação)
Alguns torcedores já acionaram a "teoria da conspiração". Neymar estaria sendo "queimado" no Barcelona porque a Espanha quer que o jogador chegue à seleção brasileira com  moral no chão. O treinador argentino Gerardo Martino também estaria perturbando o brasileiro, o que interessaria aos "hermanos" caso cruzem com o Brasil no Mundial. Claro que é especulação, mas o torcedor tem o direito de falar sobre quaisquer hipóteses de mesa de bar. Bom lembrar que Mano Menezes e alguns cronistas incentivaram a ida de Neymar para a Europa. Avaliavam que seria bom o jogador ter uma experiência internacional antes da Copa. Pode ser. Mas nessa reta final, a forma como Neymar está jogando no Barcelona não vai ajudar muito. Ontem, no clássico contra o Real Madri, ele foi deslocado por Martino para a ponta-direita, mais extremada, posição que não costuma frequentar muito, pelo menos não tão fixo. O resultado foi que, na maior parte do jogo, ficou de fora da triangulação de passes entre Xavi, Fábregas, Iniesta, com Messi ou Bousquet. Quando recebia a bola estava, muitas vezes, na lateral, marcado e tinha que partir pra cima de dois ou três adversários. Numa dessas perdeu a bola para Cristiano Ronaldo, que teve chance de gol. Ao longo do jogo, perdeu outras bolas em situações semelhantes. Martino elogiou a atuação de Neymar, que deu um passe para o gol de Messi, além do pênalti sofrido ou "cavado". Mas fez pouco e acabou substituído, o que deve deprimir ainda mais o jogador. A revelação de que seu passe custou ao Barcelona muito mais do que o clube anunciara parece estar afetando o jogador. No mínimo, passou a ser um fator a mais de pressão. Há dúvidas, agora, se a temporada de Neymar no Barça será ou não útil à seleção brasileira. Ontem ele tocou várias bolas de primeira em passes curtos, numa demonstração de que, nos treinamentos, está procurando assimilar o famoso jogo tiki-taka do Barcelona (que aliás, adversários com o Bayern e o Chelsea já aprenderam a neutralizar). A seleção do Felipão não joga o tal tiki-taka, nem teria tempo para treinar o estilo. Por esse lado, o que Neymar aprender nesses menos de 90 dias para a Copa não vai ajudar tanto assim. Toque de bola de "ouvido" é coisa de time que joga junto há muito tempo. O Brasil, na Copa, vai contar mesmo é com velocidade, capacidade de contenção e de armação de jogadas verticais ofensivas que Felipão costuma impôr, aliadas à qualidade técnica e características individuais de alguns jogadores brasileiros que furam esquemas defensivos e  neutralizam tiki-taka. Ou seja: o Brasil vai precisar muito mais do Neymar que jogava no Santos do que o Neymar que está subutilizado e desmotivado no Barcelona. Resta esperar que nos treinos da Granja Comary, o menino santista esqueça a pressão catalã e reencontre a tranquilidade e, principalmente, seu belo futebol.  

5 comentários:

J.A.Barros disse...

Não podemos esquecer que o treinador do Barcelona é Argentino e o seu interesse maior é acabar com o Neymar no Barcelona para chegar na Copa com sua técnica bem decadente.
Ele vai deixar o Neymar no banco na medida que a Copa se aproximar. Penda bem, interessa o Argentino em plena forma para jogar na Copa? Em 94 os argentinos não puseram tóxico na água que deram ao Branco deixando ele meio grogue.? Foram os próprios argentinos que confessaram esse crime.

Capote disse...

É isso mesmo, deixar no banco ou largado na ponta direita quase na lateral é a mesma coisa. Tão fritando o Neymar

alberto carvalho disse...

Um jovem americano, vizinho da minha filha que mora em NY, fez um comentário pra lá de interessante: Ele disse que se o Neymar é o melhor jogador do Brasil e é banco de um reserva (Pedro) da seleção da Espanha, no Barcelona, então o Brasil não está bem das pernas, não é? Vai saber...

J.A.Barros disse...

O Messi deve ganhar muito mais que o Neymar e no entanto não existe nenhum problema dele com os jogadores. Agora, o Valdez ser o segundo salário do clube é que é uma aberração. O que esse goleiro já fez de merda no gol do Barcelona é incontável.
Se o clube quis pagar ao Neymar esse dinheiro que ninguem sabe o seu valor é problema do clube. E no Real Madri com o salário do CR7 que é o maior salário pago a um jogadpr de futebol no mundo não tem nenhum problema com o Cassili, por exemplo , que é o melhor goleiro do mundo.
O Neymar vai depender mesmo é do técnico argentino, para colocá-lo em forma e dentro das cadracterísticas do estilo que joga o Barcelona. Esse técnico está modificando o estilo de jogar do Barcelona e para mim está modificando para pior o futebol do Barcelona. O Messi não vem sendo o mesmo jogado dos tempos do Quadriola.

alberto carvalho disse...

O Barcelona é o time que tem o maior tempo de posse de bola em todos os seus confrontos. Joga em conjunto há muito tempo e isso facilita a atuação do Messi, o que não acontece quando ele joga na seleção Argentina. A seleção brasileira, até hoje, não adquiriu esse entrosamento. Vai confia na individualidade do Neymar para desiquilibrar o jogo. Os adversários sabem disto e vai caça-lo o tempo todo. A seleção não pode ficar dependente do Neymar, senão a vaca vai pro brejop.