quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Nasa reverencia a tripulação da Apollo 1: vidas em troca da Lua

A tripulação da Apollo 1: Grisson, White e Chaffe. Foto Nasa

O cockpit da nave. Foto Nasa
 No ano passado, o vôo da Apollo 11, que levou à Lua Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, completou 45 anos. Hoje, a Nasa divulgou fotos de Edward White, Virgil Grisson e Roger Chafee, a tripulação da Apollo 1. Há 48 anos, no dia 26 de janeiro de 1967, os três pagaram o preço de tripular uma nave experimental. Havia uma certa pressa no programa espacial. Seis anos antes, em maio de 1961, John Kennedy dissera uma frase que acabou dando à Nasa um prazo de "fechamento" para o Projeto Apollo: "Eu acredito que esta nação deve se comprometer consigo mesma em atingir o objetivo de, antes que essa década termine, fazer pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta a Terra a salvo".
O lançamento da Apollo 1 estava agendado para o dia 21 de fevereiro de 1967, mas White, Grisson e Chaffee morreram no solo, durante um treinamento, quando um curto circuito provocou um incêndio na cabine de comando. Grisson comunicou via rádio que havia fogo no cockpit e que os três iam tentar sair. A perícia constatou que eles tentaram destravar o mecanismo da escotilha de emergência. Por uma falha de construção, a tranca estava emperrada. Quando a equipe externa abriu acesso não havia mais nada a fazer. Embora o macacão espacial tenha protegido os astronautas contra o fogo, não impediu que eles inalassem fumaça tóxica. Para se ter uma ideia da precariedade da Apollo 1, após o acidente, a Nasa teve que fazer cerca de 1.300 modificações apenas nos sistemas do módulo de comando. No meses seguintes, a Nasa, que acusou o golpe, retomou os testes sem tripulantes e lançou cinco naves antes da Apollo 7, em 1968, que levou Walter Schirra, Don Eiselle e Walter Cunningham, no primeiro voo orbital tripulado do Projeto Apollo.

Sem o sacrifício dos astronautas da Apollo 1, alcançar a Lua teria sido uma missão bem mais difícil. Nessa semana, Grisson e Chafee receberam coroas de flores no cemitério de Arlington, em Washington. White, o terceiro tripulante, está enterrado no cemitério de West Point. (Foto Nasa)

3 comentários:

Rick disse...

A exploraçaõ espacialcustou muitas vidas. Assim como as expediçoes dos navios portugueses e espanhois de Descobrimento. É o preço

J.A.Barros disse...

A vida não deixa barato qualquer descoberta do homem que venha de uma maneira ou outra intervir no seu processo natural.

J.A.Barros disse...

Um jornal do Rio, não lembro qual, abriu a sua primeira página com a foto da cabine aberta mostrando os 3 astronautas mortos. Foi chocante. Parecia que estavam dormindo com as cabeças apoiadas nos ombros de quem estava ao seu lado.