quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Direto de Paris: o Brasil bebeu?

por Jean-Paul Lagarride (ex-correspondente da Manchete, especial para o blog)
Amigos que adoram o Brasil estão preocupados. Nos últimos meses, a terra que deu a Bossa Nova ao mundo dá sinais de que o samba desafinou. Não fosse a idade (e a aposentadoria que derreteu nessa crise europeia que começou aguda e virou crônica), eu deixaria Vernon, onde nada acontece, para tentar desvendar o turbilhão brasileiro. Anotei no velho PC de pouca memória e tela curva, alguns dos sintomas nada animadores da atual conjuntura da antiga França Antártica. Tenho apenas perguntas e nenhuma resposta.
- Tenho lido na internet alguns dos principais veículos brasileiros. Acho que alguém precisa investigar porque quase sumiram as teclas HSBC dos computadores dos jornalistas. Pelo menos, quando trata de listar os figurões sonegadores e lavadores de dinheiro. Um jornalão já defende a tese de que os tais ricaços não poderão ser processados porque o vazamento da relação de fraudadores é ilegal. Defesa prévia? Aviso que aqui na Europa já corria um inquérito antes do vazamento. Seria demais suspeitar que o vazamento internacional veio depois para beneficiar os acusados? De qualquer forma, em Paris e Londres as teclas HSBC estão já gastas pelo uso nas últimas semanas.
- Quem é Eduardo Cunha? Um jihadista? Li que ele oferece a vida em sacrifício para impedir que seja votado um projeto que libera o aborto. É isso? Espera se imolar e ganhar vinte mil virgens no paraíso?
- É verdade que os brasileiros querem a volta da ditadura? Soube que em março acontecerão nas grandes cidades passeatas que pretendem derrubar a presidente Dilma Rousseff. Seria uma reedição das "marchas da família" que anunciaram as trevas em 1964.
- Conhecendo minhas ligações com o Brasil - se bem que a maioria dos jornalistas que eu conheci, já está no paraíso e sem direito a virgens - um tabloide parisiense me ligou para saber se eu conhecia o monsieur Bolsonarô. Há rumores de que ele assumirá o governo no próximo dia 31 de março.
- É verdade que o juiz que cuida do processo que envolve um milionário mandou aprender o Porsche e um piano do acusado, levou o carro e o instrumento musical para casa e foi visto dirigindo o bólido? Já foi fotografado teclando o piano?
- Um ex-presidente do Banco do Brasil, acusado de favorecer uma suposta milionária com empréstimos, voos em jatinhos oficiais, pagamento de anúncios no programa de televisão da referida socialite em uma rede que ninguém vê foi mesmo nomeado para "moralizar" a Petrobras?
- Leio nos jornais todos os dias detalhes do escândalo da Petrobras. Ao mesmo tempo, me informam que o processo corre em sigilo. Meus amigos dizem que o sigilo é relativo tanto que até hoje não vazou a lista dos políticos envolvidos com o esquema de pagamento de propinas. Dizem que está em andamento uma investigação sigilosa para apurar a quebra de sigilo. É isso mesmo?
- O Brasil vai tentar sair da crise cortando seguro-desemprego e pensões? Isso será mesmo suficiente? Não seria o caso de taxar grandes fortunas, combater a sonegação, os desvios de verbas públicas, cortar subsídios que beneficiam inclusive as corporações midiáticas, rever incentivos fiscais, cobrar as dívidas de empresas que recebem empréstimos públicos, taxar lucros de especulação? Não sei se é piada, mas dizem aqui que o ministro pretende tirar da informalidade os mendigos que atual nas grandes cidades brasileiras. Um estudo indicaria que taxar esmolas ajudaria no ajuste fiscal.
- É verdade que leis brasileiras de incentivo cultural e esportivo permitem que o governo financie desde shows da Beyoncé e Rihanna até torneios de tênis? Isso significa que o governo brasileiro pode transferir dinheiro dos impostos para ajudar no combustível dos jatinhos de tenistas milionários, golfistas idem e astros pop?
- É verdade que ao ser preso, menores que matam não são chamados de "presos" mas de "apreendidos". E a semântica ajudando a combater a violência?
- Soube que em São Paulo se faz protesto contra ciclovias? E há políticos que defendem a criminalização das ciclovias para evitar que se espalhem pela cidade. Isso é fato?
- Existe um aeroporto público no Brasil cuja chave do terminal é guardada por um fazendeiro bem relacionado?
- A polícia flagrou um helicóptero com 500 quilos de cocaína. Li sobre isso. A investigação teria identificado e prendido os transportadores da droga, o nome do proprietário do aparelho, o dono da fazenda onde pousou, o local onde foi reabastecido no trajeto desde a fronteira e não sabe até hoje a quem pertencia a droga?
- E verdade que os planos de saúde brasileiros cobram caro dos usuários e costumam encaminhá-los com frequência para a  rede pública sem que paguem nada por isso?
- No Brasil existe um "cassino" que especula com energia elétrica? Soube que quando o preço sobe nessa bolsa de especulação os investidores abocanham milhões de dólares e o consumidor para a conta?
- Vi um vídeo na internet que mostram um ex-ministro que levou a mulher para tratamento de câncer sendo hostilizado e sofrendo ameaças de agressão. Essa espécie de tropa SS seria formada por gente da equipe técnica do hospital mais caro do país e paciente milionários que estavam na sala de espera?  Então, a direita raivosa já chegou a esse ponto no Brasil?

Um comentário:

Careca disse...

É verdade, menor é "apreendido" e ode matar que é solto na hora