quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Editora de revistas e agência de publicidade: trabalhando juntas para não morrerem abraçadas...

Para as revistas, é tempo de buscar novas estratégias. Ou dá ou desce. A American Media, que edita publicações de entretenimento e saúde (Star, OK, Flex, Muscle & Fitness), acaba de fazer com a Zimmerman Publicidade, uma parceria inovadora, que não tem relação direta e imediata com a venda de anúncios, segundo o Adweek. A agência fará pesquisa, análise de dados e consultoria estratégica alinhada com a pauta das revistas, temas e eventos. O objetivo é criar parcerias com grande eventos ou até eventos próprios. A prática não é inédita. No Brasil, revistas como a Contigo!, a Caras e a
Quem, para citar alguns exemplos, criam ou se associam a eventos, como prêmios, camarotes, ilhas, castelos etc e buscam patrocinadores, transformando fatos ou criando assunto que normalmente são do interesse do seu público leitor em oportunidades comerciais ou de difusão da marca. A novidade, no caso da AM, é um novo formato nesse campo: uma agência de publicidade, e não o seu próprio departamento de marketing, trabalhando e prospectando permanentemente oportunidades para os anunciantes. Ou seja; a Zimmerman será o radar da editora ligado dia e noite, em parceria com o faro jornalístico da redação. Se vai dar certo, só o tempo dirá. A expectativa da AM é expandir o público do impresso e do online e ganhar valor junto a anunciantes. Cabe à agência estudar os parceiros da revista e propor a criação de eventos ligados à marca. Por exemplo: um jogo de basquete em uma geleira da Antártica; um vôo em nave suborbital com celebridades; um torneio de aeróbica na Amazônia...
Haja imaginação. Não está fácil a vida das revistas.

Um comentário:

Maura disse...

Não tem jeito, é só uma questão de poucos anos; não há mais sentido em ter jornais e revistas impressos. Já morreram e já sabem.