sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Na rede social, internautas protestam contra a Rede Globo. Segundo o jornal O Dia, o canal não transmitirá o desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio de Janeiro e não cederá as imagens para qualquer emissora

O blog Leo Dias, do jornal O Dia, afirma que a Globo não mostrará as escolas campeãs do Rio de Janeiro, neste sábado. Alega que não conseguiu vender patrocínio. E, segundo a nota, também não cederá as imagens para a Band, como já o fez em anos anteriores, quando optou por não exibir as Campeãs. Há alguma coisa que não bate aí. Primeiro, as audiências dos dois dias de desfiles e até da apuração dos resultados foi considerada muito boa, maior do que o que a Globo põe no ar nos respectivos horários. Segundo, seria prática da emissora vender um pacote de patrocínio, incluindo chamadas (Globeleza), intervalos no JN, além da cobertura do sambódromo propriamente dita. Nesse caso, não seria tão difícil encaixar as Campeãs nas chamadas cotas. Talvez, se realmente for verdade que estará ausente do sambódromo nesse sábado, seja puro desinteresse.
A Globo já demonstrou esse desinteresse, no passado. Havia uma profissional da emissora que, conta quem trabalhou com ela, detestava o Carnaval. Achava que dedicar tantas horas à "mesmice" das escolas não combinava com o "padrão Globo", nem era jornalismo. Figura de prestígio, ela teria sido ouvida. Por isso e por estar, na época, em briga aberta com o então governador Leonel Brizola, a Globo desistiu de cobrir o desfile de inauguração da passarela do samba, em 1984.
Manchete: absoluta no carnaval de 1984.
Abriu espaço, então, para a Rede Manchete, que ganhou audiência (derrubou novelas, filmes e shows da rival) e a simpatia popular tanto nas arquibancadas do sambódromo como entre sambistas e telespectadores do Brasil inteiro que não foram privados de ver os desfiles. E ainda vendeu cotas comerciais milionárias. Naquele ano, para completar, o carnaval foi disputadíssimo: deu Mangueira campeã, com "Yes, Nós Temos Braguinha", dividindo o ´titulo com a Portela, com o enredo "Contos de Areia". Como resultado da decisão desastrosa, teria ocorrido uma crise interna na Globo e prevalecido a avaliação de que não cobrir o desfile tinha sido uma cagada inesquecível, tanto que nunca mais a Globo ousou esnobar o samba. Havia transmitido nove desfiles, desde 1974, e a partir de 1985 transmitiu outros 30, até esse ano. 1984 ficou sendo o único ano em os executivos da emissora bateram o pezinho. Nos anos seguintes, com Brizola ou sem Brizola (que ainda voltou em um segundo mandato), ela estava lá. Não com exclusividade.
Em 1986, as redes passaram a dividir a transmissão
e os logos na passarela do samba. (Reprodução)
Precavida, a Liga das Escolas de Samba (Liesa) passou a vender os direitos para duas redes; a Manchete (que usava o slogan "Manchete, a estação primeira também neste carnaval") e a Globo, que dividiam câmeras, logística e as imagens principais, com cada uma levando suas respectivas equipes e algumas câmeras exclusivas. Essa parceria persistiu por anos.
O atual contrato, segundo a nota do Dia, obrigaria a Globo a transmitir as Campeãs ou passar o direito a outra rede. Fala-se que as imagens deste sábado estarão no G1, portal da internet do grupo, seria a saída para não desrespeitar o contrato. Pode ser que essa decisão se confirme ou não nas próximas horas, mas na rede social, muitos internautas já protestam contra a possível omissão da Globo, que, na prática, impedirá milhões de pessoas de assistirem pela TV sua escola desfilar. Talvez seja o caso de a Liesa, ano que vem, especificar com maior precisão no contrato que o Desfile das Campeãs deverá ser repassado para uma TV aberta, caso a titular dos direitos opte por não transmitir o evento. Será a forma de levar a festa a milhões de pessoas que não vão ao sambódromo.
Ou será que tudo isso é um sinal de que, no futuro, o Desfile das Campeãs estará disponível apenas no pay-per-view?


VEJA NO YOU TUBE UM CLIP SOBRE AS CAMPEÃS DE 1984 A 1994 EXIBIDO PELA REDE MANCHETE. CLIQUE AQUI 

2 comentários:

Rick disse...

A Globo é folgada

Isabela disse...

Já está quase no payper view, na internet só vai ver quem tem banda larga. O Globo só pensa em dinheiro mas acho que a Liga devia pensar que carnaval é popular, milhões de pessoas em comunidades não vão poder ver o desfile. A Band ou SBT deviam transmitir.