quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Nos estádios de todo o mundo: Força Chape!







Em treinos, jogos, estádios e arquibancadas, o futebol presta homenagem à Chapecoense. As cenas comoventes se repetem em todos os países onde rola uma bola.
As imagens acima foram colhidas agora, no Parc des Prince, em Paris, antes do jogo ainda em andamento Paris Saint Germain X Angers.
Os times fizeram um minuto de silêncio enquanto os torcedores exibiam faixas e bandeiras solidárias. O Anger colou no uniforme o escudo da Chape.
O mundo do futebol pintou-se de verde.

FENAJ e Sindicatos homenageiam vítimas e solidarizam-se com os familiares dos atingidos pelo acidente na Colômbia

(do site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro)

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Santa Catarina lamentam profundamente o acidente aéreo ocorrido na madrugada desta terça-feira (29/11), na Colômbia, que provocou, segundo as autoridades colombianas, a morte de 75 pessoas, entre elas 21 profissionais de imprensa brasileiros, a maioria com a atuação no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

O avião da empresa aérea Lamia transportava a delegação do time Chapecoense, que disputaria, amanhã, a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, em Medellin.  Com 81 pessoas, a aeronave caiu a cerca de 30 quilômetros do aeroporto da cidade. Seis pessoas sobreviveram, entre elas o jornalista Rafael Valmorbida Henzel, da Rádio Oeste Capital, de Chapecó.

A tragédia vitimou fatalmente profissionais de jornalismo esportivo de jornais, emissoras de rádio e de televisão que fariam a cobertura jornalística da disputa. A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina prestam sua homenagem póstuma a esses profissionais e expressam sua solidariedade aos familiares e amigos de todos os atingidos nesse momento de dor.

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Santa Catarina

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul

29 de novembro de 2016.

Que raio de fotografia é essa? Sabia disso? A cada mês o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) escolhe a melhor fotografia de... raios

MELHOR FOTO DE OUTUBRO DE 2016. DE RONALDO MACIEL
MELHOR FOTO DE MARÇO DE 2016. DE DOUGLAS COSTA DE PAULO
VEJA MAIS FOTOS NO SITE DO INPE, CLIQUE AQUI

Jornal Nacional: emoção e aplausos na homenagem aos jornalistas


VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI

O voo da Chapecoense: futebol e o jornalismo choram suas perdas

Delegação da Chapecoense e jornalistas quando aguardavam
a decolagem do Avro que os levaria a Medellín. Reprodução Twitter 
Como o futebol, o jornalismo vive um trágico momento. Além dos jogadores, técnicos e dirigentes da Chapecoense, o voo para Medellín levava colegas do Fox Sports, da TV Globo, da RBS, do Globoesporte.com, e de rádios de Santa Catarina. 

Do grupo, apenas um, Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital FM, sobreviveu. 

Entre as vítimas, Victorino Chermont (FOX), Lilacio Pereira Jr. (FOX), Rodrigo Santana Gonçalves (FOX), Devair Paschoalon (FOX), Paulo Julio Clement (FOX), Guilherme Marques (TV Globo), Guilherme Van der Laars (TV Globo), Ari de Araújo Jr. (TV Globo), Laion Espindola (GloboEsporte.com), Giovane Klein Victória (RBS), André Podiacki (RBS), Bruno Mauri da Silva (RBS), – Djalma Araújo Neto (RBS), Gelson Galiotto (Rádio Super Condá), Ivan Carlos Agnoletto (Rádio Super Condá), Fernando Schardong  (Rádio AM), Douglas Dorneles (Rádio Chapecó), Edson Ebeliny (Rádio AM), Jacir Biavatti (Rádio AM), Renan Agnolin (Rádio FM)

A mídia nacional e internacional relembrou ontem alguns desastres aéreos que, em várias épocas, vitimaram equipes esportivas, como o  Torino, da Itália, o Manchester United, da Inglaterra, o Lokomotiv 
(equipe russa de hóquei sobre gelo), a seleção de futebol da Zâmbia, o Alianza Lima, a equipe de rúgbi Old Christians, do Uruguai e a seleção feminina de vôlei de Porto Rico. 

Também ontem, jornalistas mais antigos não puderam deixar de lembrar uma tragédia que, em 1984, abalou todas as redações cariocas. 

Um Bandeirantes, da TAM, que voava para Campos (RJ), onde a Petrobras comemorava a extração de 500 mil barris por dia, chocou-se contra um morro pouco antes de aterrissar. Entre as 18 vítimas, estavam 14 jornalistas e técnicos da Globo, Manchete, Bandeirantes e Educativa. Quatro dos profissionais eram da TV Manchete, entre o quais o repórter Ulysses Madruga que também trabalhou na revista Fatos & Fotos.

Foi, tal como agora, um dia de tristeza e a saudade para os jornalistas.

Que todos descansem em paz.

Calendário Pirelli 2017: fotógrafo Peter Lindbergh diz que ensaios não são sobre corpos perfeitos, mas sobre sensibilidade e emoção

Nicole Kidman

Uma Thurman


Penélope Cruz


Julianne Moore

Fotos de Peter Lindbergh/Calendário Pirelli/Divulgação

O fotógrafo Peter Lindbergh e Robin Wright/Divulgação
por Clara S. Britto

A edição de 2017 do Calendário Pirelli — o “The Cal”, como é conhecido — foi lançada ontem em Paris.
O fotógrafo alemão Peter Lindbergh registrou momentos de 15 mulheres, com idades dos 27 aos 71 anos, fora das premissas e parâmetros de beleza de Hollywood.

As fotos foram feitas em estúdios e ao ar livre em Los Angeles, Berlim, Nova York, Londres e na praia de Le Touquet, na França. Em entrevista, Peter Lindbergh declarou que o conceito da série "Emocional" é “lembrar que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem, da sensibilidade”. Foram fotografadas Nicole Kidman, Alicia Vikander, Léa Seydoux, Robin Wright,
Lupita Nyong’o, Kate Winslet, Rooney Mara, Jessica Chastain, Penelope Cruz, Zhang Ziyi, Julianne Moore, Uma Thurman, Helen Mirren, Charlotte Rampling e Anastasia Ignatova.

VEJA O VÍDEO COM O MAKING OF DOs ENSAIOS PARA O CALENDÁRIO PIRELLI 2017, CLIQUE AQUI


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Tragédia: vôo da Chapecoense levava o time, dirigentes e jornalistas

Na Bolívia, antes de embarcar no Avro da LaMia para Medellín, na Colômbia, a delegação da Chapecoense fez a última foto. Reprodução

O sonho da Chapecoense - disputar a final da Copa Sul-Americana - acabou em tragédia. Setenta e seis pessoas morreram quando o Avro fretado pelo clube caiu ontem à noite nas proximidades de Medellín, na Colômbia. Segundo as autoridades locais, há cinco sobreviventes, entre os quais três jogadores. Havia 21 jornalistas a bordo. 

O avião da companhia Lamia era o mesmo que, há poucas semanas, trouxe ao Brasil a seleção da Argentina. Clubes de todo o mundo apresentaram condolências aos parentes da vítima, ao clube e aos seus torcedores. O Barcelona fez, hoje, um minuto de silêncio no começo do treino. O Brasil decretou luto oficial e a Commebol, órgão governante do futebol sul-americano, suspendeu todas as suas atividades.

A Chapecoense, pela primeira vez na sua história, disputaria um título continental. O jogo contra  e o Atlético Nacional estava marcado para amanhã.

Entre os jornalistas que morreram estava o repórter Victorino Chermont, que começou sua carreira na revista Amiga, em 1995. No ano seguinte, transferiu-se para a Rádio Globo-RJ onde cobriu polícia e, em seguida, futebol. Depois de passar pela Band e SporTV, era atualmente comentarista da Fox Sports.


Foto postada pelo jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, um dos sobreviventes do acidente. 

Victorino Chermont, da Fox Sports, um dos jornalistas
 que morreram na tragédia do voo da Chapecoense. Em 1995, no começo da carreira, Victorino
trabalhou na revista Amiga. Foto:Reprodução Facebook

Cícero Sandroni e Fidel: o jornalista e o comandante


O Globo, hoje, na coluna do Ancelmo Gois, publica o texto e a foto que reproduzimos acima. O próprio repórter, Cícero Sandroni, conta os bastidores da cobertura da primeira visita de Fidel Castro ao Brasil, em 1959. Na época, ele trabalhava no Globo.

Sandroni, que hoje integra a Academia Brasileira de Letras, passou por vários e importantes veículos cariocas: O Cruzeiro, Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, entre outros. Após o AI5, como tantos jornalistas, sofreu perseguição política e foi impedido de atuar no jornalismo diário. Adolpho Bloch, como Roberto Marinho, recebeu nas redações vários desses profissionais visados pelos militares. Sandroni foi um deles, no caso da Bloch.

No Russell, foi redator-chefe das revistas Fatos e Fotos, Manchete e Tendência. Em 1974, ele dirigia a Tendência quando a recém-criada revista de economia ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria de Melhor Contribuição à Imprensa.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Deu no New York Times: Ficha suja internacional...



Escândalo de tráfico de influência e favorecimento em empreendimento imobiliário da Bahia ganham repercussão no mundo. Mídia internacional faz o que jornais e revistas brasileiros preferem evitar: vincular Temer diretamente à corrupção.

ONU Brasil realiza evento em Brasília pelo fim da violência contra mulheres

(do site ONU BR) 

Mulheres negras, indígenas, feministas, ativistas do movimento LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, trans e travestis) são as protagonistas da Tenda 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre na terça-feira (29), em Brasília.

O evento é promovido pelas Nações Unidas, no âmbito da campanha do secretário-geral “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Gratuito e aberto ao público, o encontro também é promovido pela Universidade de Brasília e pelo governo do Distrito Federal.

Entre os temas a serem debatidos, está a urgência de eliminar a violência contra as mulheres no Brasil por meio de investimento em políticas públicas e na rede de serviços especializados. Participarão das discussões gestoras e gestores públicos, assim como representantes de universidades.

O evento terá a presença de Heliana Hemetério, da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; artista popular Mestra Martinha do Coco; Jelena Djordjevic, da ONG Cfêmea (Centro de Estudos Feministas e Assessoria); e representantes da Associação Indígena de Estudantes da Universidade de Brasília.

“É preciso aportar recursos em serviços especializados e de prevenção que tenham condição de enfrentar o racismo e o alarmante dado de aumento de 56% no assassinato de mulheres negras entre 2003 e 2013”, considera Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

O coordenador residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, destaca a necessidade de dar visibilidade à violência contra as mulheres e garantir o envolvimento de diferentes setores da sociedade.

“Preconceito e discriminação têm custado vidas de mulheres no Brasil e no mundo. Políticas públicas e outras ações concretas no setor privado, nas instituições de ensino, no sistema de justiça, na sociedade civil em geral, na imprensa, na publicidade devem ir além do enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. Devem buscar a erradicação dessa forma de violência”, declara Niky Fabiancic.

Documentos de referência

Durante o evento, a ONU Brasil lançará o Glossário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na Tenda dos 16 Dias, haverá uma feira das mulheres artesãs indígenas, quilombolas e produtoras locais, além de apresentações culturais com a Mestra Martinha do Coco e a banda Maria Vai Casoutras.

Tenda 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Data: 29 de novembro de 2016 (terça-feira)
Horário: das 16h às 20h
Local: Funarte (Eixo Monumental) – Brasília/DF

Confraternização 2016: Turma da Bloch se encontra no Graça da Vila... #partiu2017





















Uma tarde de sábado festivo, de celebração e de reencontros.

O restaurante Graça da Vila, no Catete, a uma quadra do prédio da Rua do Russell, que abrigou as revistas da Bloch e onde a maioria trabalhou (a empresa ainda tinha o setor Gráfico, em Parada de Lucas e as instalações da Frei Caneca), recebeu colegas das redações das revistas, dos setores administrativos de Assinaturas, CPD, Contabilidade, Financeiro, Administração, Transportes, Segurança, Diretoria, Cerimonial e Recepção, entre outros.

Momentos de brinde à vida e de votos de um Feliz 2017.


Do Meio & Mensagem: Marlene Bregman, ex-Bloch Editores, é homenageada com Prêmio Formadores do GP

Executiva teve reconhecida sua importância no desenvolvimento da atividade no País, durante conferência anual do Grupo de Planejamento


(do Meio & Mensagem

Ela teve papel fundamental na consolidação da Leo Burnett como uma das principais agências do País, ao desenvolver o departamento de pesquisa e planejamento da companhia. Mergulhou em estudos da base da pirâmide social brasileira para entender os desafios da incorporação das pessoas que a compunham ao mercado como cidadãos e consumidores. Participou da criação do Grupo de Planejamento.
Marlene Bregman criou e dirigiu o
Departamento de Marketing da extinta Bloch
Editores Foto Facebook
Por esses e outros motivos, Marlene Bregman foi a homenageada de 2016 do Prêmios Formadores do GP, criado há cinco anos para celebrar a importância de profissionais de planejamento com participação fundamental no desenvolvimento da área e de novos talentos no Brasil.

“Acho que nasci no tempo certo. Tenho 73 anos. Pertenço a mais influente geração do último século, sou baby boomer. Foi a primeira geração que tirou o materialismo do primeiro plano e sonhou um mundo melhor. Foi a primeira geração que vai viver por mais tempo e ver tantas transformações no mundo. Nada será como antes”, afirmou Marlene, depois de listar um grande número de profissionais com os quais trabalhou junto nos mais de trinta anos de atuação como planner.

“De baby booomer a millenial essa é minha trajetória. Longa vida ao conhecimento, longa vida ao planejamento”, celebrou a atual consultora de planejamento estratégico da Leo Burnett, ao receber a homenagem das mãos do atual presidente do Grupo de Planejamento, Ken Fujioka, durante a conferência anual do GP, realizada no sábado, 26, na Escola Britânica de Artes Criativas, em São Paulo.

Marlene começou a carreira na publicidade como trainee de Pesquisa de Mídia na Carl Ally Inc. Advertising, nos Estados Unidos, após concluir Mestrado em Pesquisa de Propaganda na Syracuse University, em Nova York.

Em 1969, já de volta ao Brasil, foi contratada pela Bloch Editores, na qual criou e dirigiu o departamento de serviços de marketing. Dez anos depois, foi convidada pela Leo Burnett a desenvolver o departamento de pesquisa e planejamento da agência, que ainda começava sua história no País.

Em 1986, foi promovida a vice-presidente e passou a integrar o comitê executivo da agência. Fez parte do time internacional de profissionais que desenvolveu o projeto de reposicionamento da Leo Burnett mundial. Ganhou o Prêmio Caboré de Atendimento/Planejamento em 2005. Em 2006 foi nomeada VP de Negócios Corporativos da Leo Burnett. Três anos mais tarde, assumiu o cargo que ocupa hoje.

domingo, 27 de novembro de 2016

Roberto Muggiati escreve: 1979, com Elis, em Montreux



Por ROBERTO MUGGIATI

O sucesso do filme Elis – repetindo aquele do musical – me leva a tirar do baú, com exclusividade para o Panis, as memórias do meu encontro com a inesquecível cantora no Festival de Jazz de Montreux de 1979.

Foram dias mágicos, lembro cada momento.

Diretor da revista Manchete, fechei mais uma edição naquela segunda-feira e segui para o Aeroporto do Galeão. Ia cobrir a Noite Brasileira em Montreux a convite da WEA. No check-in, uma algazarra monumental, por conta, é claro, do Hermeto. José Neto, responsável pela logística, despachava o arsenal de percussão do irmão famoso. De um arame esticado entre dois toscos postes de madeira pendiam panelas, caçarolas, frigideiras, especialmente “afinadas” pelo maestro — como se o palco dos festivais não oferecesse os mais sofisticados apetrechos profissionais... Ensaiei uma tímida conversa com o Bruxo, foi o começo de uma bela amizade. (Oito anos depois, no álbum Só não toca quem não quer, Hermeto dedicou-me a faixa Viagem.)

Na primeira escala, em Dacar (calor senegalesco não é mera figura de retórica), bati um papo com o saxofonista Nivaldo Ornelas, gente finíssima. Sobrevoando o Mar da Cantábria, entre a França e a Espanha, conversei com a vocalista da banda, Zabelê, casada com o baterista, Nenê. Na escala de Paris, o crítico Armando Aflalo mostrou-me sua matéria sobre os 20 anos da morte de Billie Holiday. Comprei um International Herald Tribune em que o crítico Michael Zwerin exaltava o gênio de Hermeto e tocava fanfarras para sua estréia europeia. (Zwerin tocou trombone nas gravações da Tuba Band de Miles Davis, precursora do Birth of the Cool.)

Depois de uma hora de estrada, entre montanhas verdejantes salpicadas de vaquinhas brancas, cheguei ao hotel em Montreux, joguei as malas no quarto e sai correndo para o Festival. Ainda atordoado pelo voo de 20 horas, eu me vi de repente em pleno ventre da baleia, debruçado sobre o palco onde o Weather Report tocava Birdland — Wayne, Zawinul, Pastorius, o resto é História...

Como a Noite Brasileira, na sexta-feira, 20 de julho de 1979, teve os ingressos esgotados, houve um espetáculo extra, à tarde. Nos dois shows, Elis precedeu Hermeto no palco, e não o contrário, como escreveu muita gente. Tenho certeza disso porque escrevi meu relato menos de 72 horas depois na Manchete. Elis “abriu” para Hermeto sem problemas. Não tinha frescuras de diva e aquele, afinal, era um festival basicamente instrumental. Elis estreava na WEA depois de 15 anos na Polygram e sabia que Montreux era uma vitrina fabulosa. Deu o melhor de si, com uma blusa de lamê violeta que deixava os braços à mostra, saia vermelha de dançarina flamenca, e uma orquídea lilás nos cabelos, lembrando Billie Holiday. Seu grupo era bastante jazzístico: o marido, César Camargo Mariano, aos teclados; Hélio Delmiro, guitarra; Luizão Maia, baixo; Paulinho Braga, bateria; Chico Batera, percussão. André Midani, presidente da WEA, deu suas impressões daquela Noite Brasileira no livro Música, ídolos e poder: Do vinil ao download (2008). Segundo ele, Elis “suava aos montes, estava pálida e ofegante, como que carregando o mundo nas costas.” Engatinhando nos fundos do palco, Midani socorreu Elis com um copo de água, que ela “bebeu de um jato e voltou ao microfone.”
Terminado o último show de Hermeto, Elis subiu ao palco para cantar com o Bruxo ao piano. Asa Branca, Corcovado e Garota de Ipanema (confiram no YouTube) são talvez os treze minutos mais intensos na história da MPB. Elis trocou sua fantasia de vamp por um vestidinho claro com estampas florais. Segundo os catastrofistas de plantão, Hermeto tentou derrubar Elis. Nada disso: seus acordes entortados e a polirritmia delirante só valorizaram o canto de Elis, àquela altura senhora de todas as artes e engenhos vocais. Ela acariciou várias vezes a alva juba leonina de Hermeto, trocaram abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim, em comunhão física e espiritual.

Elis teria dito: “E pensar que Ella Fitzgerald pisou nesse mesmo palco há apenas uma semana! Lembrei que sou filha de uma lavadeira, fiquei transtornada, queria morrer!” (Ella também era filha de lavadeira.) Insatisfeita com seu show, Elis fez Midani jurar que nunca lançaria aquelas gravações. Eu desconhecia o turbilhão de ideias e emoções por que passava Elis quando desci com ela para um tête-à-tête no Bar des Musiciens, onde o marido César jameava com os gringos.

A convite de Mazzola, produtor da WEA, tive esta oportunidade única, uma conversa informal com Elis, tomando champanhe, ela com o mesmo vestidinho singelo imortalizado nos clips com Hermeto. Falei horas, dei-lhe uma cópia do meu livro Rock: el grito y el mito, na versão da Siglo Veintiuno, editora de Borges e Cortazar. Na época, por um saxofone tenor Selmer eu estava à beira de jogar fora 25 anos de jornalismo. Estimulado pelas borbulhas, despejei sobre Elis — interlocutora paciente — todas as minhas dúvidas existenciais. Oito anos mais moça que eu, pareceu-me de uma tranqüilidade zen, totalmente em paz com a vida. No dia seguinte, sábado, ainda encontrei Elis, num almoço na casa de Claude Nobs, organizador do Festival de Montreux. Sob o sol do verão suíço, ela conversava no jardim com Al Jarreau, havia o projeto de reunir os dois num álbum.

Domingo cedo, vi Elis pela última vez no voo de Genebra a Paris, da frente do avião ela me deu um tchauzinho. No aeroporto Charles de Gaulle, nossos caminhos se separaram, ela foi sumindo aos poucos num imenso túnel de vidro que levava ao avião para Tóquio. Elis e Hermeto seguiram para um festival no Japão, eu voltei ao Rio para contar a história de Montreux.

Dois anos e meio depois — como o Brasil inteiro — fui surpreendido pela notícia de sua morte, aos 36 anos. Vi em casa pela TV o enterro no Cemitério do Morumbi, no Rio era feriado de São Sebastião, 20 de janeiro. Elis, Elis, por que nos abandonou? — pensei, lembrando sua serena presença naquela noite em Montreux. Vida estranha: eu pensava que o suicida era eu...

sábado, 26 de novembro de 2016

Le Monde: Fidel segundo Alberto Korda...


Foto Alberto Korda

PARA VER UM ÁLBUM DE FOTOS DE KORDA, QUE ACOMPANHOU FIDEL DE 1958 A 1968,
CLIQUE
AQUI 

Bomba na web "notícia" de que a CNN transmitiu por acidente 30 minutos de filme pornô. É falso! É pós-verdade!


Em tempo de pós-verdade, o povo consome todo tipo de informação. Aparentemente, não apenas o povo, mas respeitados veículos. Desde ontem bomba nas redes o caso da CNN, que teria transmitido um filme pornô por 30 minutos, por engano. 

Até reproduções montadas, como se vê acima, foram publicadas em todo o mundo. Pior: Fox News, New York Post, Variety, entre outros respeitáveis veículos, repassaram a notícia sem checar e agora corrigem suas matérias. 

Tudo começou quando um simples usuário twittou que estava vendo um programa de viagem de Anthony Bourdain, "Parts Unknown", quando teria sido surpreendido por paisagens nada turísticas e saliências e reentrâncias bastante conhecidas transmitidas por uma TV a cabo de Boston, a RCN.  

A CNN desmente. A RCN garante que sua programação não foi interrompida em nenhum momento e que nenhum outro telespectador reclamou.

Suspeita-se que o HD da smart TV do usuário apenas exibiu em privê o que guardava na memória e o show foi exclusivo para a sua sala exatamente durante o jantar de Ação de Graças.

Manchete: nos passos de Fidel Castro



Morreu Fidel Castro. O comandante que sobreviveu a 11 presidentes americanos.

A histórica conta que a CIA gastou todos os seus gadgets e planos terroristas - de charutos explosivos a bombas disfarçadas em livros, de espiões infiltrados a assassinos contratados, de mojitos envenenados a Marita, a namorada contratada pela serviço secreto americano para matá-lo com pílulas de cianureto. Dessa última tentativa, Fidel, segundo o livro da própria Marita, escapou por sorte: ela guardou as pílulas em um pote de creme e o veneno foi inutilizado.

Entre 1958 a 2000, a CIA teria planejado 638 atentados contra o comandante. A maioria das ações foi denunciada por cubanos contatados para participar do assassinado do líder da Revolução. Mais de 160 desses atentados já estavam prontos para o ataque quando foram descobertos e neutralizados.

Fidel Castro também sobreviveu a uma tentativa de invasão da ilha, empreendida por John Kennedy, em 1961. Foi a fracassada operação Baia dos Porcos.

Fidel viveu mais até do que a revista Manchete, a primeira publicação brasileira a colocá-lo na capa, na edição 369, de 16 de maio de 1959. Após três anos de luta, os guerrilheiros haviam tomado Havana no dia 1° de janeiro daquele ano. O Brasil, sob a presidência de JK, logo reconheceu o novo governo cubano e Fidel quis agradecer o gesto em uma das suas primeiras viagens internacionais após a vitória dos guerrilheiros contra o regime do ditador Fulgêncio Batista. Mas a chamada da revista não parecia simpática ao comandante, embora, naquele momento, Fidel ainda tivesse um certo apoio até dos Estados Unidos (os dois países só romperiam relações em janeiro de 1961). Manchete o chamou de "Grande Ator".

Antes, ainda durante a revolução, Manchete enviara a Cuba o fotógrafo Gervásio Baptista.

Fidel Castro e Deborah Berman.
Em Brasília
Fidel só voltou ao Brasil 31 anos após a primeira visita. Foi em 1990, quando veio para a posse de Fernando Collor, o primeiro presidente eleito pelo povo após a ditadura militar. Em 1992 esteve no Rio para a Eco-92; prestigiou a posse de Fernando Henrique, em 1995; e três anos depois fez uma visita de cortesia a FHC e Lula, então candidatos à presidência. Manchete cobriu todas essas visitas. Em duas delas, em raras oportunidades jornalísticas, a repórter Deborah Berman o acompanhou por vários dias, em 1992, no Rio, e em 1999, durante a Cúpula América Latina, Caribe e União Europeia. E, em 1986, a Rede Manchete, em longa entrevista conduzida por Roberto D'Ávila, levou ao ar um "Conexão Internacional" com Fidel Castro. Foi a primeira entrevista exclusiva do líder cubano à televisão brasileira.




Reproduções/Cuba


Fidel morreu em casa, na noite de ontem, 24 de novembro de 2016, em Havana.

Em 13 de agosto, quando completou 90 anos, ele participou do seu último ato público. Nas imagens acima, o comandante entre Raul Castro e Nicolas Maduro. No último dia 15 de novembro, Fidel recebeu o presidente do Vietnã Tran Dai Quang. E a primeira página do Granma, hoje.

Foram as últimas fotos de uma das personalidades mais fotografadas de todos os tempos.


A HISTÓRICA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE FIDEL CASTRO PARA O PROGRAMA CONEXÃO INTERNACIONAL, DA REDE MANCHETE



VEJA O VÍDEO COM A ENTREVISTA DE FIDEL CASTRO, LEGENDADA, À REDE MANCHETE, EM 1986. CLIQUE AQUI.