sábado, 15 de julho de 2017

Aprenda a verificar notícias falsas e a se defender da manipulação da informação tanto na grande mídia quanto nas redes sociais


O quadro acima foi publicado no twitter pela jornalista Géssica Brandão. Foi desenvolvido pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).

"Como Identificar Notícias Falsas" é um guia rápido que deve ser aplicado a qualquer meio de comunicação, das grandes corporações de mídia aos alternativos da rede social inclusive a este blog, caso você tenha alguma dúvida ou desconfiança.

O Brasil já possui várias agências de checagem de notícias e cursos têm sido ministrados a jornalistas sobre os antídotos contra as fake news da mídia corporativa e da internet. São cursos cada vez mais abertos a leitores não jornalistas.

Além disso, a sociedade já tem à disposição sites de verificação de notícias e o Google oferece no Brasil, desde fevereiro de 2017, um serviço de checagem para o qual contratou as agências "Lupa", "Aos Fatos" e "Pública". No site news.google.com.br e no aplicatico Google Notícias é possível verificar a veracidade dos fatos que você pesquisa na seção identificada como "Verificação de Fatos".

Nenhum comentário: