terça-feira, 18 de julho de 2017

Vídeo de jovem saudita usando minissaia com meio século de atraso viraliza nas redes sociais. Bancada religiosa da ditadura islâmica quer condená-la a 60 chibatadas...

Arábia Saudita: jovem sob ameaça de chibatadas por divulgar vídeo onde usa minissaia. Reprodução You Tube

Há alguns anos, na Arábia Saudita uma jornalista, Rosana Al-Yami, 22, foi condenada a receber 60 chibatadas. Seu crime? Entrevistou um homem que admitiu ter mantido relações sexuais fora do casamento. Além do açoite, foi impedida de deixar o país islâmico por dois anos. O caso teve repercussão na época, 2009, por ter sido o primeiro em que uma jornalista foi condenada no reino fundamentalista - que é uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos -, por exercer sua profissão e não diretamente pelo rígido código moral e religioso dos sauditas.

O caso que está viralizando na rede, agora, é diferente, mas igualmente representativo de um Estado extremamente repressor.

Uma jovem saudita está sob investigação, ameaçada de prisão, chibatas e corre risco de receber pena até mais pesada por ter se deixado filmar usando uma discreta minissaia, blusa de mangas curtas e cabeça descoberta. No caso, o crime é o de "indecência". O vídeo foi feito na cidade história de Ashkir e publicado nas redes sociais.

A jovem apenas mostrou um figurino que, no Ocidente, já comemorou meio século. A britânica Mary Quant lançou a minissaia em 1964 e dois anos depois recebeu da Rainha Elizabeth II a Ordem do Império Britânico.

Na Arábia Saudita as mulheres são proibidas de dirigir. A justificativa para isso é inacreditável: tanta mobilidade lhes daria mais liberdade para se "encontrarem com homens de forma privada", além de lhes "facilitar a circulação sem o uso do hijab.

Esse tipo de intolerância parece distante do Brasil. Mas temos aqui um "ovo da serpente" em fecundação: as tentativas frequentes  - e em muitos casos já em prática, através de leis aprovadas por bancadas de vereadores e deputados fanáticos- , de fundamentalização religiosa do Brasil, embora a Constituição determina que o Estado é laico. A vítima -  nesse ritmo e mais adiante -, será a liberdade individual.

VEJA O VÍDEO, CLIQUE AQUI  

Um comentário:

Letícia disse...

Fanáticos religiosos aqui já mataram um menino porque era homossexual. São incentivados por idiotas.