terça-feira, 3 de outubro de 2017

Há 50 anos, Che Guevara foi assassinado na Bolívia. Seis anos antes, o guerrilheiro foi capa da Manchete, fotografado por Gervásio Baptista

Segundo o site Sputnik Brasil, o presidente boliviano, Evo Morales, promoverá vários atos no dia 9 de outubro, em homenagem ao guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara. Há 50 anos, o guerrilheiro, um dos líderes da Revolução Cubana, foi assassinado na Bolívia, um dia depois de ter sido capturado e ferido, quando tentava ampliar a luta armada na América do Sul então dominada por ditaduras militares. Autoridades, parentes de Che, líderes de movimentos sociais e ex-combatentes cubanos participarão das homenagens.

Reprodução do livro "Cuba por Korda" (Cosacnaify)
Ninguém cobriu melhor a trajetória da Che Guevara desde os primeiros combates na Sierra Maestra até a vitória e os dias de governo, em Havana, do que o fotógrafo Alberto Korda.

É dele, como se sabe, a mais famosa foto do guerrilheiro (na sequência ao lado, em reprodução de contato). "Ao pé da tribuna, coberta com crete preta, o olho fixado na minha velha Leica, eu metralhava Fidel e todos aqueles que os cercavam. De repente, através da objetiva de 90mm, surgiu Che. Seu olhar me espantou...", contou o fotógrafo no livro "Cuba por Korda".

Mas os arquivos desaparecidos da Manchete guardavam algumas fotos, se não tão icônicas, também históricas.

Quando visitou o Brasil, em 1961, como ministro das Indústrias de Cuba, Guevara foi recebido e condecorado por Jânio Quadros. Passou apenas algumas horas em Brasília. Tempo suficiente para Gervásio Baptista registrar a visita do guerrilheiro e garantir a capa da Manchete daquela penúltima semana de agosto. Gervásio conta que trocou algumas palavras em portunhol com Guevara:

- "Donde está el cigarrón que usted usa?”, perguntou. 

- "No es cigarrón, eso es puro de Cuba, cigarrón es cosa de americano”, respondeu o guerrilheiro.

Capa da Manchete em agosto de 1961.

.
Reprodução

Reprodução
Em outubro de 1992, 25 anos depois da morte de Che Guevara, Manchete relembrou
o guerrilheiro em uma Viagem Imaginária, seção da revista que
revisitava a vida e os cenários de figuras históricas.
Na foto de abertura, o busto de Guevara em La Higuera,
local onde foi executado um dia depois de ser capturado
pelo exército boliviano. 


Nenhum comentário: