quarta-feira, 14 de março de 2018

Leitura dinâmica: Stephen Hawking, Bebeto, taxa de carioca, a volta da Moral e Cívica, mulher torturadora...

* Frase  que fica - De Stephen Hawking, que morreu ontem aos 76 anos: "Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais”. Foi dita em 1988, em entrevista à Der Spiegel. Em 1994, Pink Flyd "sampleou" a voz de Hawking na música Keepp Talking. Veja o clipe e ouça AQUI. *

* Fumaram a propina: O Esch Café foi templo badalado pela elite carioca. Era exaltado em matérias e colunas sociais. Entre baforadas, era centro de degustação de propinas. A Lava Jato acusa o dono do lugar, empresário Felipe Paiva, como "coordenador' do esquema de jabaculês com dinheiro público.

* O carioca frequentemente paga com a vida por morar em uma cidade onde o tráfico domina territórios. E paga em dinheiro o custo da violência. Além de dar as ordens nas favelas, os traficantes e milicianos agora unidos fazem dos assaltos nas ruas, roubo de carros, explosões de caixa, roubos de cargas, gatos de TV por assinatura, vans, venda de gás, de cestas básicas etc o franchising do crime. Para completar, as empresas, como Correios, Light e transportadoras agora transferem para o consumidor um taxa para compensar os riscos de atuar no Rio. E o cidadão sair perdendo em todas as situações.

* O Brasil vive um novo milagre econômico? A coluna de Míriam Leitão no Globo de hoje tanto louva o governo e pinta de rosa a conjuntura que poderia ser assinada pela Agência Brasil.

* O jogo Vasco 0 X 1 Universidad de Chile, ontem, foi truncado pela violência habitual nos jogos da Libertadores. Mas quem mais apanhou em São Januário foi a bola. A "gorduchinha", como apelidava o locutor Osmar Santos foi praticamente linchada pelos dois times

* Torturadora - Espera-se que a nomeação de Gina Haspel como primeira mulher a chefiar a CIA não seja comemorada por mais ninguém além do presidente dos Estados Unidos. A mulher era gestora de torturas nos porões da "Gestapo" americana. Para Trump a nomeação foi o seu jeito de comemorar o Dia Internacional da Mulher.

* Esculhambação ideológica - Nada define mais a coerência partidária no Brasil do que o PPS (Partido  Popular Socialista). O partido se diz "de esquerda" e originário do Partido Comunista. Pois o deputado distrital Raimundo Ribeiro é o autor da lei que impõe a volta de uma disciplina escolar da ditadura - Educação Moral e Cívica - às escolas de Brasília. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) até vetou o projeto, mas a Câmara Legislativa derrubou o veto e revalidou a lei de Costa e Silva. A pergunta que não quer calar: Raimundo Ribeiro vai buscar mais inspiração no regime militar? Vai ver ele sonha em recriar outras instituições goebbelianos da ditadura: "Povo Limpo é Povo Desenvolvido", "Ame-o ou Deixe-o",  "Ninguém Segura este Paí", "Doi Codi", Dops...

* Flamengo "amarelou" - Até os torcedores rubro-negros estão reclamando do novo uniforme do time, todo em amarelo. Parece um tentativa vulgar de pegar carona nas cores da Seleção em um ano de Copa. Falta trocar o Urubu pelo Canarinho.

* O criador da "Geração de Prata" do vôlei - Morreu Bebeto de Freitas. Era sobrinho de João Saldanha e tinha o esporte na veia. Foi o técnico da seleção na Olimpíada de Barcelona em 1994, quando ganhou a histórica medalha de prata e posterior evolução do vôlei brasileiro tem sua mão de ex=levantador.

* Campos para refugiados - Bolsonaro anuncia que vai revogar a Lei de Imigração e construir campos para concentrar na fronteira venezuelanos que buscam o Brasil.

* Para saber como funciona a igreja-indústria neopentecostal, leia o livro  "Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil", de Ricardo Mariano.

* Humor cotidiano - frase de Carmen Lúcia: "Simplesmente não me submeto a pressões".

* Essa suposta negociação da "Escolinha do professor Temer" com o governo Trump, após a taxação do aço, pode acabar em mais prejuízo para o Brasil. Por enquanto, podem ser colocadas na mesa mais imposições americanas, segundo matéria do Globo, hoje: que a Embraer passe para a Boeing o mais rápido possível e que o Brasil libere a importação de etanol de milho produzido na terra do Tio Trump. Enquanto outros países estudam retaliações, no Bananão, como dizia Ivan Lessa, os nossos Chicago Boys já fazem a lista do que podem entregar.

3 comentários:

Stenio disse...

Os restaurantes badalados do Rio estão mais vazios. A clientela está presa ou sumida aguardando processo. Era tudo movido a dinheiro público. Bando de safados

Ludmila disse...

Até agora os votos-desempate da ministra Carmem Lucia foram no mínimo retrógrados

J.A.Barros disse...

Está faltando um Henrique Simpson para diante da ameaça dos EUA de aumentar a taxação de alguns produtos brasileiros ele imediatamente respondeu que se isso viesse a acontecer ele iria taxar os filmes americanos comprados pelo Brasil, Imediatamente os EUA recuaram das intenções de aumentar as taxações desses alguns produtos. Fogo se combate com fogo.