sábado, 12 de maio de 2018

Mãe 'empoderada' à espera de um longa-metragem...

por O.V.Pochê

"Ela é a dona de tudo/Ela é a rainha do lar/Ela vale mais para mim/Que o céu, que a terra, que o mar/Ela é a palavra mais linda/Que um dia o poeta escreveu/Ela é o tesouro que o pobre/Das mãos do senhor recebeu"

Marluce. Foto: Reprodução
Os versos acima são da famosa canção "Mamãe", de Agnaldo Timóteo, lançada em 1966. Tente imaginar Geddel Vieira de Lima entoando tal poesia, amanhã, em homenagem a Marluce Vieira Lima a empoderada mãe do ex-ministro e do deputado federal Lúcio Vieira de Lima.

O trio acaba de se tornar réu, segundo o STF, por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Sei lá porque, mas o fato é que quando vejo foto de dona Marluce me lembro da Mama Fratelli, a vilã do filme "Os Gonnies", de Steven Spielberg, interpretada pela atriz Anna Ramsey.

A corrupção brasileira tem rendido uma série de filmes-louvação, todos muito politicamente engajados, sérios e moralistas. Falta um cineasta menos coxinha para captar que as peripécias dos irmãos Vieira de Lima e da Mama Marluce rendem uma mega comédia. Physique du role eles têm de sobra.

Anna Ramsey, a Mama Fratelli dos Gonnies
Foto Divulgação
Em "Os Gonnies", garotos tentam encontrar um tesouro mas são perseguidos por uma família de bandidos, os Fratelli, liderados por Mama Fratelli, que é uma senhora linha-dura e não hesita em embolachar a cara dos filhos quando estes dão mancada.

A saga de Geddel, Lúcio e Mama Marluce é praticamente um roteiro à espera de um diretor.

Além da Mama, uma personagem pronta para rodar um longa, tem tesouro - os 51 milhões de reais encontrados em um apartamento-bunker, tem os porões da política (Geddel era o Francis Underwood, de House of Cards, de Michel Temer), conta com uma impagável Mama Fratelli e episódios de traição. Geddel fez parte do escândalo dos "Anões do Orçamento" e  cinema adora anões, ainda mais anões vilões. Até sexo dá para encaixar. O mundo político de Brasília, sem ofensas e considerando as exceções, é um bordel a céu aberto. E tem o lado emotivo. Depois de preso, Geddel chora a toa. E o "drama" humano. Mama Marluce já disse que o filho é "doente'. A "doença" não foi especifica, pode ser  "síndrome da mão leve", patologia comum na política, mas é um elemento que dará ao filme dos Fratelli baianos um toque "humano'.

Falta só alguém falar "luz, câmera, ação".

3 comentários:

Maura disse...

Uma comedco dessa e a melhor da vida.

Freitas disse...

Meus sinceros votos para que as mães dos corruptos políticos e empresários tenham um péssimo dia. A maioria se beneficiou do dinheiro roubado que no fim provoca mortes pela verba que falta nos hospitais públicos. Elas geraram monstros que roubam até merenda escolar.

Lourival de Caxias disse...

Pilantras!