quinta-feira, 10 de maio de 2018

Conselho de Comunicação do Congresso Nacional aprova a criação do Observatório da Violência contra Comunicadores. Durante reunião, presidente da ABI diz que país atravessa pior momento para o exercício da profissão e afirma que na época do regime militar havia "um profundo respeito entre o ditador de plantão e a classe jornalística". Oi?

Reprodução Jornalistas & Cia

por José Esmeraldo Gonçalves

Dados da organização Repórteres Sem Fronteiras apontam o Brasil, isso há anos, entre os países que mais matam jornalistas. Na América Latina só fica atrás do México. Na sua imensa maioria, os jornalistas brasileiros assassinados são geralmente radialistas do interior, editores de jornais regionais ou blogueiros independentes que desafiam oligarquias locais, políticos, corruptos, traficantes, criminosos ambientais, fazendeiros, posseiros etc. Longe dos grandes centros, são mortes tão frequentes quanto silenciosas.

O Conselho de Comunicação do Congresso Nacional se reuniu para discutir o assunto e a criação de um Observatório da Violência contra Comunicadores. A iniciativa é oportuna. Exigir dos poderes Executivo e Judiciário a investigação dos assassinatos e a punição dos criminosos são prioridades absolutas. A maioria dos atentados contra profissionais no interior fica impune. Espera-se que esse seja um foco tão urgente quanto combater a onda de agressões não letais mas igualmente condenáveis de jornalistas de grandes veículos em coberturas de manifestações e protestos políticos.

Para o conselheiro Domingos Meirelles, atual presidente da Associação Brasileira de Imprensa, o momento é mais dramático para o exercício da profissão do que o período da ditadura militar.

Chama atenção um trecho da avaliação do presidente da ABI:

- "Naquela época, havia um profundo respeito entre o ditador de plantão e a classe jornalística. É uma contradição que em pleno estado democrático de direito o jornalista viva toda sorte de violência, o que não acontecia na ditadura", disse ele, segundo publicou o Portal dos Jornalistas. 

Oi?

Vladimir Herzog foi uma vítima desse "profundo respeito". Além da censura, centenas de  jornalistas perderam seus emprego por pressão do militares, muitos outros foram presos. A Comissão da Verdade contabilizou mais de vinte jornalistas assassinados pela ditadura. Muitos foram impedidos de trabalhar. É fato conhecido entre os jornalistas que viveram a época que Roberto Marinho e Adolpho Bloch empregaram nas suas redações, em desafio ao regime, vários dessa lista dos excluídos. Jornais alternativos foram deliberadamente sufocados. Não é preciso ir muito longe. Ali mesmo, na ABI, há provas de que esse "profundo respeito" não existiu. Maurício Azedo, ex-presidente da ABI, foi preso e torturado; Milton Coelho da Graça, que foi membro do Conselho da ABI, também foi preso e torturado.

Profundo respeito?

Duas fotos e um fato...

Acampamento para desabrigados por terremoto em El Salvador. Abril/2018
Foto Presidência da República de El Salvador/Fotos Públicas 

São Paulo: desabrigados pelo incêndio do edifício Wilton Paes de Almeida. Maio/2018. Foto de Paulo Pinto/Fotos Públicas
El Salvador não é nenhuma superpotência. Mas aparentemente abrigou com mais dignidade as pessoas atingidas por recente terremoto.

Já São Paulo exibiu ao mundo o modo tucano de lidar com emergência social após o incêndio e queda de um edifício ocupado por pessoas que não tinham onde morar.

Os sem teto estão assim, no Largo do Paissandu, há mais de uma semana. Não há solução à vista e não há nem banheiros químicos na área. Daí imagina-se a degradação no entorno.

A prefeitura diz que não instala o equipamento porque "as condições da praça são insalubres".

Insalubres são a prefeitura, seus ocupantes e métodos de (falta de) trabalho.

Copa da Rússia: coxinhas sequestraram o uniforme da seleção. E aí, você vai vestir camisa amarela e sair por aí?

Camisa da seleção versão  Copa da Rússia.
Foto Nike/Divulgação
por Niko Bolontrin

Falta pouco mais de um mês para a seleção brasileira estrear na Copa da Rússia e uma polêmica ronda as redes sociais.

A camisa amarela da CBF será unanimidade nas ruas ou a metade do Brasil dividido que não que ser confundida com os coxinhas das passeatas vai rejeitar o uniforme?

Os "homens de bem" e as "mulheres de bem" que levaram Michel Temer ao poder se apropriaram do verde-amarelo ou quem faz oposição ao ilegítimo enrolado com a lei dará a mínima pra isso e vai torcer vestido de canarinho?

Por falar em Michel Temer, se o Brasil for campeão ele vai surfar no hexa e partir para a reeleição?  Temer é o Garrastazu Médici do século 21, vai sair do 1% em popularidade e se tornar bem-amado se Tite trouxer a taça?

Um pouco de história à margem das quatro linhas. Até 1953, a seleção brasileira usava uniforme branco. Jogou assim a Copa de 1950. A derrota para o Uruguai marcou a camisa. "Deu azar,", imaginou a torcida. O jornal Correio da Manhã detectou esse sentimento e organizou um concurso para a escolha de um novo uniforme a tempo de ser usado nas eliminatória para a Copa de 1954, na Suíça. O gaúcho Aldyr Garcia Schlee venceu entre 200 concorrentes ao sugerir um modelo com as cores da bandeira do Brasil: camisa amarela, golas e mangas verdes, calção azul, meiões brancos. A seleção não brilhou em 1954, mas foi campeã em 1958 (naquela copa estreou o uniforme azul, como segunda camisa, no jogo contra a Suécia, que usava o verde-amarelo também) e bi em 1962. A camisa amarela se consagrou. Com o tri, em 70, virou lenda. Nem o vergonhoso 7 x 1 de 2014 contra a Alemanha levou a torcida a exigir mudança de cores.

O risco agora está fora de campo: é vestir amarelo e ser confundido com coxinha. Vai encarar?


Acima de tudo, vamos torcer para que Temer não reedite o twit que postou pouco antes do desastre contra a seleção alemã no Mineirão, e ainda por cima com uma camisa amarela personalizada. Aquilo deu um azar danado. Naquele dia fatídico, ele vaticinou que o Brasil ia ganhar de 2 x 1.

A expectativa agora é ver o que a torcida vestirá nas ruas e bares na tarde de domingo, 17 de junho, às 15 horas, quando a seleção pisar o gramado da Rostov Arena, na cidade de Rostov-on-Don, Rússia.

Eu já separei o uniforme B do Brasil, o azul, menos contaminado.

Mas cogito usar também a camisa azul da simpática e neutra Islândia. Aquele país onde, para a maioria dos jogadores, futebol era até pouco tempo o segundo emprego de dentista, cineasta, economista etc. Esse tempo de atleta de meio período ficou para trás. Com o sucesso na Eurocopa de 2016, quando chegou às quartas-de-final, muitos dos seus jogadores foram contratados por grandes clubes europeus.

Mas se não perdeu a alma de viking peladeiro, a Islândia deverá ser uma das mais alegres atrações da Copa da Rússia. 

Em 10 de maio de 1933, nazistas queimaram livros em praça pública. Na dobra do tempo, 85 anos depois, a cultura também é atacada no Brasil

Há 85 anos, nazistas organizavam queima de livros na Alemanha.

No dia 10 de maio de 1933, nazistas organizaram uma grande queima de livros na Alemanha. Em todo o país, obras de escritores judeus e comunistas foram levadas ao fogo em eventos públicos que se prolongaram por mais de um mês. Foi há 85 anos. No dia 13 de maio serão comemorados os 130 anos da Lei Áurea, que marca a abolição da escravidão, pelo menos no padrão oficial e até então legalizado e praticado pelo regime monárquico.

O Brasil pós-golpe e o consequente avanço da direita radical fazem essas duas datas/fatos se interligarem em uma dobra do tempo.

Na Alemanha, livros de Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Karl Marx, Sigmund Freud, Albert Einstein e Thomas Mann, entre centenas de autores, alimentaram as fogueiras em praças e esquinas. Aqui, facções sob várias denominações condenam obras de Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Celso Furtado, livros que tratam de questões raciais, feministas, de gênero e de educação sexual, além de clássicos de sociologia e filosofia.

Os adeptos de movimentos como o Escola sem Partido ainda não organizaram fogueiras públicas, mas condenam livros, invadem salas de aula e intimidam professores. Peças teatrais e exposições também entraram na alça de mira dos fundamentalistas, como se viu em ações de "comandos" fascistas em várias cidades.

Leis municipais em alguns estados já institucionalizam a censura e a perseguição ao pensamento. Se aprovado, projeto federal inspirado pela facção e em tramitação no Congresso impedirá, por exemplo, que professores e alunos reflitam em salas de aula sobre temas como a escravidão ou o trabalho escravo em vigor ainda hoje no Brasil nos setores de agronegócio, confecções, construção civil e até em lanchonetes, entre outras atividades. 

Inegável é que pelo menos uma "disciplina" já é introduzida pelas tropas do Escola sem Partido nas salas e corredores das instituições de ensino: a do medo.

Qualquer semelhança com a Alemanha nazista não será mera coincidência.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Após criticar o trabalho dos repórteres setoristas, Juninho Pernambucano deixa o Sportv

André Rizek lê a nota oficial em que a Globo defende seus setoristas. Reprodução 

Juninho responde no ar e mantém as críticas. Reprodução

O ex-jogador e comentarista do SporTV Juninho Pernambucano pediu demissão da Globo. Estava com passaporte na mão para cobrir a Copa da Rússia, mas já foi substituído por Roger Flores. Ele teria alegado falta de "clima" para continuar no canal.

No último dia 30, quando o programa Seleção Sportv comentava a agressividade da torcida do Flamengo, que atacou o meia Diego, Juninho criticou a cobertura da mídia, especialmente o trabalho dos repórteres setoristas. Na visão do comentarista, algumas matérias incitam a violência. "Os setoristas são muito piores hoje em dia. Eu sei que eles ganham mal, mas cada um tem o caráter que tem. Se eu sou setorista, o que eu ia fazer: tentar fazer um ótimo trabalho para tentar ir para outra etapa, subir", disse. "Já vi isso também de olhar para você, um jogador que é profissional, não tem formação e ganha R$ 100 mil. Tem um cara que está ali, estudou quatro anos, fez de tudo para se formar jornalista, para ser setorista e ganha mal. Talvez ele leve isso em consideração", completou.

Pouco depois, o âncora André Rizek leu um comunicado da direção de jornalismo da Globo rebatendo a crítica. "Temos mais de 30 setoristas trabalhando hoje no Grupo Globo e eles recebem aqui nossa confiança e nossa solidariedade. Muitas vezes são eles que mais sofrem com o desequilíbrio e a eventual violência dos torcedores", diz a nota. Após a leitura, Juninho manteve sua opinião.

Segundo o UOL Esporte, três dias antes da polêmica declaração, o ex-jogador também mandou via rede social umas bolas de efeito no gol dos setoristas. “Matéria no sábado, o cara do UOL escreveu que os jogadores exigiram a troca de ônibus do Flamengo porque quicava. Mentira. Exige a troca porque ninguém quer sair com a bandeira do clube. Você é louco de sair com a bandeira e correr o risco de levar uma pedrada? Aí o cara irresponsavelmente, porque tem relação com o dirigente, setorista, vai e põe uma pilha dessa. Os setoristas são muito piores hoje em dia. Eu sei que ganham mal, mas cada um tem o caráter que tem”,  criticou.


Em fevereiro, durante o jogo Botafogo X Flamengo pela Taça Guanabara, Juninho foi alvo de xingamentos e recebeu ameaças de morte porque criticou o comportamento do rubro-negro  Vinicius, que fez gestos provocativos para torcida do Botafogo. Em função das ameaças, o comentarista não participou da transmissão de Flamengo x Boavista, pela final do turno.

A função de setorista já provocou muitas polêmicas em redações. Jornalistas que recebem essa missão se aproximam de dirigentes, de treinadores e dos próprios jogadores. Muitos setoristas são levados a cultivar contatos que lhes dão as informações exclusivas que os editores cobram diariamente. Esse tipo de relacionamento tem um preço. Omitir determinados fatos pode ser um deles. Veicular preferencialmente as versões oficiais do clube, outro.

Por outro lado, a imprensa esportiva registra casos de profissionais que foram afastados da cobertura diária de determinados clubes a pedido de dirigentes. Cartolas já boicotaram setoristas que, na opinião deles, "não se comportaram bem".

Houve um época em que o Jornal do Brasil acabou com o setorista fixo nos clubes e implantou um rodízio, convencido de que era melhor perder eventualmente uma noticia exclusiva do que comprometer a isenção e se pautar pela assessoria dos clubes ou pelos interesses da cartolagem.

Entre os ex-jogadores que se tornaram comentaristas, Juninho, ao lado de Caio, é um dos melhores.
Não há ainda informação do seu destino, se outro canal o levará a Moscou ou se o corporativismo prevalecerá e as demais opções se solidarizarão com os seus setoristas.

O setorismo e o medo de perder a fonte geram distorções não apenas no esporte. Política e economia estão aí para provar.

De qualquer forma, setoristas não têm vida fácil. Juninho tocou em um ponto sensível da mídia, mas errou ao generalizar. Ele mesmo ressaltou depois que não estava generalizando, há bons e maus. E deu como exemplo até experiência pessoal, quando voltou ao Vasco após longa temporada na Europa, já com 36 anos, e foi ofendido e até "perseguido", segundo ele, por um setorista a quem processou.

VEJA O VÍDEO COM A NOTA OFICIAL DA GLOBO E A REAÇÃO DE JUNINHO PERNAMBUCANO. CLIQUE AQUI

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Fotomemória da redação: em 1968, a Fatos & Fotos registrou a lua-de-mel de Rita Pavone no Rio. 50 anos depois a cantora volta à cidade



Fotos de Zulema Rida - Reprodução Fatos & Fotos N° 376
Em 1968, a Itália, como muitos outros países, estava em chamas. Na região central de Roma, estudantes e polícia entravam em choque.

Embora já não fosse o símbolo da rebeldia que em 1962 o sucesso Datemi un martello sugeria, Rita ainda provocava polêmica.

A cantora havia acabado de se casar com Teddy Reno, 41, também cantor, que tinha o dobro da sua idade e era recém-separado. A Itália não aprovara ainda o divórcio e o casamento foi realizado na Suíça. Em meio a críticas e forte julgamento moral por parte da imprensa italiana, Rita e Reno vieram passar a lua-de-mel no Rio. Em em junho de 1968, a cidade também explodia em contestação e violência, mas as passeatas agitavam o Centro e não chegavam até o Copacabana Palace onde a repórter Helena Beltrão e a fotógrafa Zulema Rida, da Fatos & Fotos, foram encontrar o casal.

Eles continuam casados. Teddy com 91 anos e ela com 72.

Cinquenta anos depois da cena acima, na varanda do Copa, Rita Pavone volta ao Brasil. A cantora faz turnê em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e, no dia 19, se apresenta no Vivo Rio.
 

Childish Gambino na América, Porta dos Fundos aqui: já viu o vídeo do "traficante gospel"? Tem um milhão e meio de visualizações...


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Childish Gambino em "This is America": um clipe denuncia racismo, violência e os estereótipos do rap. Tudo isso junto quebra a internet e agita o país do Tio Trump



Reproduções You Tube

Em pouco mais de 24 horas, um vídeo lançado pelo rapper, cantor de soul e comediante Childish Gambino (nome artístico de Donald Glover) acumulou mais de 18 milhões de visualizações. O clipe "This is America" ganhou elogios da crítica, é considerado um dos melhores de 2018, e há quem o veja tão antológico quanto o célebre "Thriller", mas ao contrário da fantasia de Michael Jackson este é uma guerrilha satírica bem real com um certo clima de Black Panther, não o filme, o movimento revolucionário dos anos 1960.

Gambino detona a violência armada, o racismo, a ostentação de carrões e correntes de ouro por artistas blacks e outros estereótipos do rap. Tudo isso em um grande cenário - um armazém onde acontece um motim - e embalado por vistosa coreografia.

O rapper abusa das poses grotescas, caretas, gestos caricaturais e estereotipados e, para quem vê o clipe, é bom não se distrair com isso: ao fundo acontecem cenas que compõem  a fuzilaria irônica em tempos fascistas do tipo "America Great Again".

O rapper também atira contra a forma como a polícia vê os negros - o que seria uma referência ao assassinato de Stephon Clark, morto por um "cop" que viu uma arma na mão da vítima quando era apenas um iPhone -, remete ao movimento Black Lives Matter e lança frases como "Você é apenas um homem negro neste mundo / Você é apenas um código de barras".

Donald Glover é um artista multimídia: além de rapper, é roteirista do seriado 3D Rock e criou e atuou no seriado Atlanta, com o qual ganhou dois Emmys, de Melhor Diretor e Melhor Ator.

VEJA O VÍDEO DE "THIS IS AMERICA", CLIQUE AQUI

domingo, 6 de maio de 2018

20 ANOS DEPOIS • Uma visita aos fantasmas do Teatro Adolpho Bloch – Por Roberto Muggiati

"Vinte anos depois, revi o espaço. Ele continua ali, imutável.
Mas o tempo no seu entorno se esfacelou completamente"
(RM). Foto: Divulgação

Cena do Musical da Bossa Nova, que tem no elenco Marcelo Várzea, Cláudio Lins, Nicola Lama, Stephanie Serrat, Tadeu
Freitas, além de  Eduarda Fadini, Andrea Marquee, Ariane Souza e Juliana Marin. Foto Divulgação.


por Roberto Muggiati

Algo como a abertura de Rebecca me perseguiu durante anos: “Na noite passada sonhei que voltei a Manderley.” A protagonista retorna para encontrar a faustosa mansão senhorial arrasada por um incêndio, com suas ruínas cobertas pelo mato.

No teatro reaberto. Foto Rodrigo

Durante vinte anos sonhei que voltava ao Teatro Adolpho Bloch. Ontem à noite, não foi um sonho, foi tudo real: voltei fisicamente ao teatro da  Manchete, reaberto pela primeira vez desde que a empresa pediu falência em 1º de agosto de 2000. Não encontrei a sala em escombros, mas vistosa como sempre, com suas paredes e pisos de madeiras nobres e as confortáveis poltronas de veludo vermelho.

Portal do Teatro Adolpho Bloch, que se integrava à piscina e ao antigo restaurante do terceiro andar
do prédio da Rua do Russell. Reprodução Manchete

Enquanto assistia ao simpático show O Musical da Bossa Nova, foram passando por minha cabeça os principais momentos que vivi naquela bolha cenográfica cheia de memórias, cujos imensos portais ao fundo do palco se abriam, ao final do espetáculo, para a piscina e a esplanada de mármore onde aconteciam as grandes recepções da Manchete.

Bibi Ferreira, Grande Otelo e Paulo Autran em O Homem de La Mancha.
Reprodução Manchete

O Teatro Adolpho Bloch foi inaugurado em grande estilo num sábado, 13 de janeiro de 1973, com o musical O Homem de La Mancha, com Paulo Autran, Bibi Ferreira e a genial atuação, no papel de Sancho Pança, de Grande Otelo (o apelido foi dado pelo grande Orson Welles.). A paixão de Adolpho pelo palco vinha da infância, quando seu pai, um gráfico na Ucrânia, imprimia libretos musicais que o menino distribuía na Ópera de Kiev. Corre até a lenda de que, antes de liberar com o arquiteto Oscar Niemeyer as plantas do prédio da Rua do Russell, onde instalaria sua editora – em terreno escavado com dinamite anos a fio numa pedreira que chegava quase à beira-mar – Adolpho fez questão de examinar meticulosamente os detalhes do teatro, que ainda se dava ao luxo de ser rodeado por paisagismo de Burle Marx.

Fascinado por seu novo brinquedo, Adolpho deixou algum tempo de lado as revistas e até as preocupações bancárias.  Num gesto espantoso, liberava-nos mais cedo nas quintas-feiras, com a condição de que fôssemos assistir à matinê do Homem de la Mancha – e não havia como escapar, os espias do DP (Departamento do Pessoal, na Bloch nunca se pensou em Recursos Humanos...) ficavam de olho para que ninguém escapasse. No dia seguinte, com os olhos brilhando, pedia nossas impressões sobre o musical.

Por conta da canção O sonho impossível, houve até um episódio insólito, que só poderia acontecer mesmo na Bloch. Adolpho costumava reunir seu petit comité no fim da tarde das sextas-feiras para a leitura e aprovação do seu artigo semanal. Cony era o encarregado de botar no papel, mas as ideias da coluna eram exclusivas da cabeça ímpar do grande Adolpho. Ele chegava com as laudas e pedia que eu lesse o artigo, “na sua voz da BBC...”, valorizando o fato de que eu trabalhara três anos no Serviço Brasileiro da rádio estatal britânica. O grupo incluía Murilo, Zévi, Arnaldo, Cony e um ou outro incauto que passava desprevenido pelo corredor. No auge da Manchamania, Adolpho cismou de incluir no seu artigo um trecho da canção O sonho impossível. Nenhum de nós, intelectuais de fina estirpe, conhecia a letra. O Cony lembrou que uma recepcionista do teatro sabia a música de cor e não se cansava de entoá-la. Convocou-se incontinenti a Mary, que era irmã do Lourival, chefe da fotocomposição – o nepotismo funcionava em todos os escalões na Bloch. Com seu uniforme azul claro que lembrava o de uma aeromoça das linhas estatais da Albânia, muito séria, em posição de sentido, Mary escandiu à perfeição a letra do Sonho impossível. No dia seguinte, era promovida para um cargo administrativo num dos andares mais altos da empresa.

Pippin,1974. Musical levou ao palco do Teatro Adolpho Bloch  Marília Pêra, Marco Nanini, Maria Sampaio, Tetê Medina e Carlos Kroeber e bailarinos. Reprodução Manchete

O Pagador de Promessas, com Tony Ramos, Fátima Freire e Carlos Koppa, entre outros atores. Reprodução Manchete

Christiane Torloni em Salomé. No elenco, nomes como Luís Mello, Tuca Andrada, Claudia Schapira e Caco Ciocler.
Foto Vania Toledo/Divulgação

Seguiram-se no repertório do teatro outros sucessos, nenhum tão retumbante quanto O Homem de la Mancha. Veio Pippin, algo meio estranho à nossa cultura. Depois, a comédia de Neil Simon Tudo bem no ano que vem, com Glória Menezes e Tarcísio Meira. E então o bem brasileiro O pagador de promessas. E o musical sobre Mozart, sucesso da Broadway, Amadeus. Depois de um período difícil, o teatro reabriu em 1997 com Salomé, de Oscar Wilde, uma vitrine para Cristiane Torloni, no auge da carreira.

Lembro a noite do casamento, no Teatro Adolpho Bloch, da filha do Oscar Bloch Sigelmann, Eveline, com o filho da Lily Safra, Cláudio Cohen, herdeiro do Ponto Frio. O padrasto do noivo, Edmond Safra, presidente do American Express, fretou um avião para trazer celebridades europeias às núpcias. Cabeças cobertas de quipás importados de Nova York. O noivo quebrando nas tábuas do palco a taça envolta em guardanapo de linho, aos gritos de “Mazel tov!” Horas depois, três da madrugada, Cláudia, a irmã da noiva, morre tragicamente num acidente de carro na Gávea.

Houve uma noite atípica em 1996, quando a Bloch, para fazer média com Antônio Ermírio de Moraes, programou sua peça Brasil S.A. O grande empresário se ungira da missão de explicar o país para os leigos através de uma trilogia teatral. A lembrança é vaga, mas foi numa segunda-feira, depois do fechamento da Manchete. Um verdadeiro dilúvio abateu-se sobre o Rio, lembro apenas dos comes-e-bebes, mas creio que, por motivos logísticos, a peça não chegou a ser apresentada.

Tivemos ainda projeções de filme no teatro, programadas pelo próprio Adolpho. A epopeia Masada, sobre a resistência heroica dos judeus no ano de 66 numa fortaleza localizada no topo de um penhasco rochoso isolado, na extremidade ocidental do deserto de Judeia, onde cerca de 800 zelotes travaram a última batalha contra cerca de 5000 romanos. Pior é que, antes da escolha do filme, fomos vê-lo na cabine da Universal, num beco ao lado do consulado americano no Rio. O filme tinha quase quatro horas de projeção. Passei a grafar seu nome como Maçada. Outro filme importante que passou no teatro foi A lista de Schindler. Por mais comovente que fosse a cinematografia de Steven Spielberg – ou talvez por isso mesmo – não foi uma noite muito alegre. Revivemos com o coração dilacerado toda a maldade sadista dos nazistas e a noção de como o ser humano pode ser cruel para com o próximo.

A última vez que estive no Teatro Adolpho Bloch também não foi das mais recreativas. Em 1998, logo depois que o Brasil perdeu a Copa na França e as bolsas do mundo começaram a despencar após a derrocada dos tigres asiáticos – e a folha de pagamentos da Bloch travou – tivemos uma reunião de toda a empresa no Teatro Adolpho Bloch. Teoricamente, os patrões tranquilizariam os empregados sobre seu des(a)tino. Adolpho e Oscar tinham morrido em 1995. Jaquito estava hospitalizado nos Estados Unidos fazendo uma cirurgia cardíaca. A empresa era representada ali, no vermelho  simbólico daquelas poltronas de veludo, por Jacqueline Kapeller e Carlinhos Sigelmann, que não encontravam palavras para dizer... o que? E a plebe rude via apenas uma luz no fim do túnel que, na verdade, era um trem expresso que vinha a mil na contramão para atropelá-la.

Vinte anos depois, revi o espaço. Ele continua ali, imutável. Mas o tempo no seu entorno se esfacelou completamente. Por esse motivo, eu seria o último a ridicularizar os relatos recorrentes de que, na calada da noite, os fantasmas do Adolpho e do Oscar – e de outros menos cotados – são vistos passeando por estas plagas. Acredito piamente nisso.

Fotomemória: uma sala muito engraçada só tem a porta não tem mais nada...

Foto de Ricardo Bigliazzi

Sob o título "Arqueologia", o blogueiro Ricardo Bigliazzi publicou a foto acima que registra o interior de um prédio na Rua 24 de Maio, 35, 11° andar, no Centro de São Paulo. Aí funcionou durante anos a sucursal da Bloch Editores. A editora se foi, a porta resistiu.

Na capa da Piauí de maio: ele e os outros...


sábado, 5 de maio de 2018

Mecanismos do "Circo Brasil"...

por O.V. Pochê

* Michel Temer analisa o desemprego e conclui que aumentou porque tem mais gente procurando emprego... O número de covas no Jardim da Saudade também aumentou porque tem gente morrendo, o número de delatados aumenta porque delatores estão delatando, o número de gols de Messi aumenta porque ele faz gol, a cara de pau do ilegítimo aumenta porque ele segue sendo cara de pau.

* Fifa estuda convidar Carmen Lúcia para desempatar jogos após prorrogação. Se um jogo acabar em 5x5 por exemplo, caberá à ministra bater o pênalti decisivo.

Temer foi vaiado e hostilizado em São Paulo. Vazou que seu marqueteiro, um muy amigo que se chama Elsinho Mouco, foi quem sugeriu ao ilegítimo ir às ruas para ouvir a voz do povo. E o povo falou pra caramba. Mouco ouviu?

* Ministro Barroso diz que Brasil tem sociedade viciada em Estado. Nós quem cara pálida? A grande maioria da sociedade não tem auxílio moradia, aposentadoria precoce e milionária, não pega e não paga empréstimo no BNDES, não viaja de graça em avião da FAB, não ganha diária para passear em Harvard, não sonega imposto de renda e ganha 100 anos pra pagar a dívida, não tem auxílio educação, nem auxílio paletó, não tem emprego público, nem aumento salarial sempre acima da inflação, não tem três meses de férias por ano. Melhor substituir "sociedade" por "altos funcionários, políticos, magistrados, dirigentes de estatais, ministros, poderosos empresários, ruralistas, bancadas evangélicas da bala  beneficiadas por emendas mis, mídia que se pendura em verba oficial etc etc". O detalhe é que Barroso falou isso em Londres onde participa de um desses feirões turísticos organizados por estudantes brasileiros e patrocinados por empresários, instituições liberais e Embaixada do Brasil sob gestão Temer onde a elite brasileira estuda medidas para tudo continuar na mesma. Dá para levar a sério?

* Brasil vai sediar a Copa América de 2019. Minas Gerais faz lobby junto à Conmebol para que a final seja no Mineirão. Se for, é melhor a seleção brasileira ficar fora da decisão. Vai se poupar.  O azarado Mineirão foi o palco do desastre contra a Alemanha. O dos 7x1 sem pão, nem queijo.

* Dario Messer, Alexandre Accioly, Luciano Huck, Ronaldo  Fenômeno, Roberto Rzezinski, Aécio Neves, citados aqui e ali, amizades cruzadas, sócios e badalados em colunas sociais. Parece lista de convidados da Ilha de Caras.

* Colunistas de economia da velha mídia estão nesse momento sendo atendidos em emergência: em piriri de depressão causada pela crise da Argentina. Todos adicionam Maurício Macri e mandam corações para a página do hermano que era exaltado como o Messi da economia neoliberalista. Pede-se não enviar flores.

* PSB apela ao Disque Denúncia para saber onde anda Joaquim Barbosa, seu candidato a presidente. Há uma gratificação para quem localizar o homem.

* Gilmar Mendes informa que Globo News, Terceira Turma do Supremo Tribunal Federal,  julgará habeas corpus de Lula e Dirceu. Os juízes da bancada queriam julgar Marighella,  Che Guevara  e Karl Marx também, mas um estagiário avisou a tempo que os guerrilheiros não estão mais entre nós e Marx comemora hoje 200 anos de nascimento.

* Temer dá entrevista ao SBT. Diabéticos devem ficar longe da TV. Indícios de açúcar alto em momento de doçura jornalística.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Fake News na Memória: Beatles gravam Asa Branca e fazem turnê no Brasil. A mídia achou que a Sweet London era aqui...

Como informa no texto, a revista Intervalo "parou as máquinas"
para noticiar uma fantasiosa turnê dos Beatles no Brasil. Reprodução Pinterest

O Estadão anunciou que os Beatles gravariam Luiz Gonzaga. Reprodução


Fake news está na moda. Pra quem chegou agora, o fenômeno é associado principalmente às redes sociais.

Errou.

Muito antes da internet, a mídia imprensa vendia, às vezes, fantasias e ilusões. Os exemplos acima são da área do entretenimento. Isso não quer dizer que as editorias de política, polícia, esporte e outras não praticassem eventualmente o caô jornalístico. São muitos os exemplos que podem ser garimpados nos arquivos implacáveis. Tanto que o blog cria agora a rubrica "Fake News na Memória" para relembrar vacilos involuntários ou vaciladas intencionais bem antes dos bits, bytes e algoritmos da internet. Aceitamos sugestões.

As reproduções da Intervalo e do Estadão registram fake news que agitaram o Brasil.

A Intervalo, da editora Abril,  anunciou que os Beatles fariam shows no Rio e em São Paulo, com direito a desfiles apoteóticos nas avenidas das duas cidades.

Os Beatles ainda preparavam o hoje célebre Álbum Branco quando o Estadão, entre outros veículos,  entrou em modo êxtase em agosto de 1968 ao noticiar que o quarteto ia gravar a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Os Beatles jamais vestiram o jibão e nem pensaram em forrock. Tinham mais o que fazer e nunca pediram visto para tocar nos trópicos. Ambas as notícias foram desmentidas pouco depois.

Durante algumas semanas, a pátria de sanfona sonhou que o sertão podia virar Sweet London.

E, sim, a fake news de Asa Branca foi inventada por Carlos Imperial. Com muitos amigos nos jornais e revistas da época, foi fácil para ele espalhar a "notícia". 

Jornalismo com crachá: VEJA abre as portas da PF e espiona rotina de Lula na prisão...


Matéria de capa da Veja provoca reações nas redes sociais. Depois de barrar políticos, médicos e amigos com Leonardo Boff, a Justiça ou a PF liberam a entrada de um repórter da Veja no prédio onde Lula está preso. Aparentemente, o "mecanismo" que tornava possíveis vazamentos seletivos também abre portas e fechaduras. O próprio texto da reportagem explica que "o acesso é permitido somente a pessoas autorizadas" e descreve ultrapassagem de "barreira de "agentes fardados" e armados. Informações privadas do ex-presidente, incluindo supostos procedimentos médicos, foram fornecidas à revista.

ATUALIZAÇÃO EM 05/5/2018 
POLÍCIA FEDERAL DIVULGA NOTA EM QUE DESMENTE A VEJA. LEIA:

Nota de Esclarecimento:

Em relação à publicação, da revista Veja, em 04/05/2018, de matéria intitulada “A vida no cárcere”, assinada pelo jornalista Thiago Bronzatto, que trata da suposta rotina do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência Regional da PF em Curitiba, esclarecemos que:

1. Minucioso exame das imagens de circuito interno de segurança permite verificar que o autor da matéria não teve acesso à área restrita ao Ex-Presidente.

2. Grande parte das informações constantes na reportagem são equivocadas e imprecisas. É absolutamente falso, por exemplo, que seja administrada insulina ao custodiado.

3. O jornalista esteve presente no edifício da Superintendência Regional recentemente, onde participou de uma reunião com um servidor que não possui relação com quaisquer procedimentos relacionados à custódia.

4. As circunstâncias que envolvem possível circulação do jornalista por outras alas do prédio, após a mencionada reunião, já estão sendo apuradas.


Comunicação Social da Polícia Federal no Estado do Paraná

Viu isso? Bombeiro dá lição no "jornalismo de ponto eletrônico"

Prédios são invadidos porque é essa a alternativa para as famílias que não têm casa para morar e temem dormir nas ruas.

Não está excluída a interferência de criminosos que se aproveitam do drama social. Traficantes e milicianos, por exemplo, invadem conjuntos habitacionais e expulsam moradores.

Mas daí a aproveitar a oportunidade da tragédia do edifício Wilton Paes de Almeira, em São Paulo, para criminalizar todos os movimentos sociais dos sem-teto há uma enorme distância que separa a avaliação correta desse grave problema social da deformação impura e simples. Em alguns textos e análises só faltou sublinhar comentários e reportagens com um "bem feito, quem mandou invadir?".

Nas redes sociais, nem isso faltou.

Essa distorção nada casual contaminou parte do noticiário sobre o incêndio, suas causas e consequências.

Viralizou na internet um vídeo em que o "jornalismo de ponto eletrônico" que monitora âncoras induz uma repórter a tentar fazer com que um bombeiro embarque no enfoque da "culpabilidade" das vítimas.

Veja no vídeo que o bombeiro apaga rapidamente o fogo ideológico, faz uma intervenção bem mais isenta e deixa claro que sua função no local não é de policia. As vítimas são a prioridade, diz ele.

A cena é um case. O bombeiro não quis ser polícia mas foi, sem querer, jornalista.

CLIQUE AQUI 


A lei não é para todos: STF restringe foro privilegiado para deputados e senadores. Mas a imensa maioria da casta segue se beneficiando dessa prerrogativa obscena...

Quase 60 mil pessoas têm direito a foro privilegiado no Brasil. Trata-se de uma casta que flutua feliz e vaporosa acima dos demais cidadãos.

Criminosos costumam escapar da Justiça graças a essa lei obscena.

Ontem o STF aprovou uma tímida limitação à prerrogativa boçal. Deputados e Senadores que cometerem crimes antes, durante e depois do mandato serão julgados nas instâncias comuns. Só irão para o STF os casos ocorridos durante o exercício do mandato e que tenham conexão com a função parlamentar. "Interpretações" exóticas - prática cada vez mais popular em certos tribunais - podem resultar em brechas, mas não deixa de ser um avanço.

Cabe ao Congresso, a única instituição que por enquanto foi alcançada pelas mudanças, ampliar o desmonte da legislação que protege a casta. Quase 80% dos beneficiados pelo foro especial pertencem ao Judiciário e ao Ministério Público. Presidente e seus ministros, prefeitos, governadores, chefes de missões diplomáticas, ministros do STF, STJ, TST, STM, TSE, PGR, TCU, juízes, comandantes militares etc também desfrutam da taxa de proteção oferecida pela República. Isso sob a a legislação federal, alguns estados ampliam ainda mais os privilégios. O STF não enquadrou esse bloco dos contentes. Conclui-se que o tribunal, ontem, fez, de certa forma, fake justice, uma leve maquiagem, um retrofit superficial.

No Senado, já foi aprovada em primeiro turno uma PEC que acaba com o foro privilegiado para crimes comuns para todas as autoridades, exceto os presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF. Seria um avanço bem mais significativo, com a esperança de que, um dia, acusados por crimes comuns, independentemente dos cargos que o ocupam, sejam julgados como qualquer cidadão e não como um cortesão mimado.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Barrigas de merchan...


Sabrina Sato acena com o aparelho digital para teste de gravidez. Reprodução Instagram

Sheila Castro divulga o mesmo aparelho. Reprodução Instagram

por Ed Sá

Cada uma faz o que quer com a sua barriga, certo? Dito isto, sem julgamento moral, vamos ao comentário sobre um fenômeno no campo do merchandising. 

É quando um anúncio de gravidez se transforma em produto comercial. 

Prática nada nova no conteúdo, mas inovadora na forma com que chega, agora, às redes sociais.. 

Gravidez na família real britânica sempre foi, por exemplo, fato anunciado em grandes e bem montadas campanhas. Faz parte do marketing de sobrevivência da realeza, instituição quase ociosa e que precisa de mídia tanto quanto as Kardashians.

Por aqui, em uma mesma semana, duas celebridades, a apresentadora Sabrina Sato e a jogadora de vôlei Sheila Castro, anunciaram suas respectivas fecundações através das redes sociais. Com o detalhe, vídeos e fotos mostravam o Clear Blue, aparelho digital para testes de gravidez.  Sabrina teria faturado R$150 mil pelo merchan. Não foram divulgados valores em relação a Sheila. 


Era comum nas revistas de celebridades, quando estas tinham mais relevância e circulação, matérias sobre nascimentos de bebês com indicações de merchan. Maternidades chegam a disputar a oportunidade de receber famosas e se beneficiar da divulgação. Quando teve o seu primeiro filho, Wanessa Camargo foi capa da Caras. Ela e um pacote de fraldas Pampers, que aparecia na foto como se estivesse esquecido sobre uma mesinha de cabeceira. Nas fotos internas, o pacote mudava de lugar, mas continuava marcando presença. As redações das revistas frequentemente recebiam fotos sobre o quarto do bebê que celebridades preparavam para seus futuros. Decoração, brinquedos, berço, marcas etc eram elementos destacados nas imagens. 


Nos Estados Unidos, os números eram maiores e o jogo das revistas de celebridades mais aberto e transparente. Em 2008, a Ok pagou um milhão e meio de dólares pela capa exclusiva da atriz Jessica Alba e filha recém-nascida. A People bancou o mesmo valor para Christina Aguilera e filho e pagou 2 milhões de dólares a Angelina Jolie pelas fotos exclusivas da atriz com o seu terceiro filho adotivo. A brasileira Camila Alves, casada com Matthew McConaughey, ganhou 3 milhões de dólares para posar para a capa da OK ao lado do marido e do seu primeiro filho.


No Twitter, Mauricio Stycer confessou sua surpresa inicial diante do baby business nas redes sociais. O post do jornalista provocou divertidos comentários dos seus seguidores.  Veja alguns, a seguir:





terça-feira, 1 de maio de 2018

Fato & Foto: Roda de música na Estação Espacial

Apesar dos transtornos de Donald Trump, que espalha sanções econômicas pelo mundo e cria conflitos para vender armas, a nova Guerra Fria não chegou ao espaço. A política "America First" ainda não interrompeu as missões conjuntas de astronautas russos e americanos na Estação Espacial Internacional, nem a convivência amistosa na rota das estrelas onde a ciência é mais importante. O cosmonauta Anton Skaplerov postou: "Temos um pequeno concerto espacial a bordo. Como meu amigo Oleg Artemyev disse, o nosso grupo é a Rússia e os Estados Unidos e todos têm um papel a desempenhar. Por exemplo, com o Oleg aprendemos a flauta andina peruana, Andrew Fojstel e Scott Tingle se apresentaram com violões e Richard Arnold com um tambor havaiano. A música está sempre presente na Estação Espacial. Os centros de controle costumam acordar os cosmonautas e astronautas com uma playlist que já incluiu Dire Straits, The Doors, The Carpenters e vai do rock ao country e jazz passando pelos clássicos. Louis Armstrong já acordou os pilotos, assim como Sinatra (Fly Me To The Moon) e  Beatles, no caso, com a sugestiva Here ComesThe Sun.  Foto NASA/Fotos Públicas













segunda-feira, 30 de abril de 2018

Economia de mercado - Banqueiro de Wall Street investe em virgem.

A francesa Jasmine foi parar em Wall Street. Reprodução Cinderella Escort. 

por Jean-Paul Lagarride

O Mercado é, hoje, o Quinto Poder, talvez o Quarto junto com mídia. Ou já seria o Primeiro? Analistas e colunistas de economia se referem à entidade como os poetas gregos cantavam seus deuses. Ainda não fazem poemas, mas estão chegando perto. O Mercado triunfa nos mais diversos campos. Faz e derruba presidentes. Trump, Macron e Dilma que o digam. Seus poderes são épicos e não têm limites.

O Daily Mail anuncia hoje que o sexo é a nova commoditie do poderoso "mecanismo".

Não sei se já ouviram falar no site Cinderella Escort. Trata-se de um aplicativo bastante popular na Alemanha, Espanha, Suíça e Áustria. Uma espécie de Uber do amor, que se anuncia como uma agência internacional de acompanhantes de alta classe, incluindo caríssimas virgens. Uma delas, que acaba de participar de um leilão, recebeu um lance vencedor equivalente a R$ 5,5 milhões.

A estudante francesa Jasmine, de 20 anos, foi conquistada em hasta pública por um banqueiro de Wall Street, segundo o Daily Mail, que não identifica o investidor gringo nem insinua que poderia até ser um "laranja" de Trump.

O banqueiro bateu um DJ de Los Angeles e um magnata do setor imobiliário de Munique. A commoditie já foi entregue e Jasmine revelou em entrevista que resolveu vender a virgindade para arrecadar dinheiro para a família e abrir seu próprio negócio. Segundo ela, deu tudo certo, o banqueiro foi educado gentil e quer encontrá-la novamente. “A maioria das pessoas trocaria mais de um milhão de euros pela primeira vez se pudessem voltar no tempo", a empreendedora  Jasmine concluiu.

E ainda há quem critique os analistas quando estes pregam que a economia de mercado é a resposta para a recuperação das finanças do Brasil e do mundo.

Presidente argentino quer Carlitos Tévez jogando na seleção ao lado de Messi. Caso lembra a convocação de Dario, em 70, imposta por Médici

Reprodução El Destape

por Niko Bolontrin 

Uma informação divulgada ontem no programa "Fútbol al Horno", do canal 26, de Buenos Aires, agita a Argentina. Ainda sem um time formado, o técnico da seleção dos hermanos, Jorge Sampaoli, ganhou mais um problema: o presidente Mauricio Macri quer impor a escalação do atacante Carlitos Tévez, 34 anos.

Macri, ex-cartola do Boca Juniors, é amigo do jogador. Além disso, planejaria fazer uma média com a torcida do clube já que no ano que vem tentará sua reeleição para a Casa Rosada. Tévez, que disputou as copas de 2006 e 2010, é atualmente jogador do Boca. Macri tem sido vaiado nos estádios argentinos e Tévez costuma defender o presidente em entrevistas.

A pressão de Macri lembra o caso do jogador Dadá Maravilha.

Em setembro de 1969, jogando pela seleção mineira, que foi montada com o time do Atlético, Dario fez o gol que derrotou a seleção brasileira, por 2x1, em jogo-treino. O técnico era João Saldanha, comunista de carteirinha, o que, em plena ditadura, provocava urticárias nos militares. Um mês depois, em outubro, Médici assumiu o plantão da ditadura. Tempos depois, deu uma entrevista na qual elogiava Dadá Maravilha que, apesar de trombar com a bola, era um dos maiores goleadores da época.

Nos meses seguintes, o elogio se transformou em pressão. Médici não escondia a preferência: "Dario tem que ser convocado", dizia. O cordão dos puxa-sacos, como Jarbas Passarinho, então ministro da Educação, levava o recado cada vez mais insistente. No auge da pressão, ao ser indagado por jornalistas se chamaria o "Peito de Aço", Saldanha respondeu com uma frase que ao longo do tempo ganhou várias formas, mas que era mais ou menos o seguinte: "O senhor organiza o seu ministério que eu organizo o meu time". Em março de 1970, o treinador foi demitido. Na verdade, a seleção já estava ocupada por militares como supervisores e preparadores físicos fardados e o João Sem Medo desagradava à ditadura por denunciar torturas e prisões sempre que dava entrevistas à imprensa internacional e algum jornalista levantava a questão.

Zagalo assumiu. Dario foi convocado, foi para o México e virou tricampeão sem entrar em campo. Mesmo  submetido à exigência do Planalto, Zagalo não teve como escalar Dadá Maravilha. Simples: quem ele botaria no banco? Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, mesmo Roberto (o atacante do Botafogo, que era reserva), Edu, Paulo César? Ficou difícil pro Dadá.

Quanto a Tévez, Sampaoli tem até 14 de maio, data da lista final de convocados para a Copa da Rússia, para fingir que não ouviu o presidente argentino ou ceder a Maurício Macri e botar o parça Carlitos na aba de Lionel Messi.

"O Musical da Bossa Nova" reabre Teatro Adolpho Bloch, que estava fechado para o público há quase 18 anos...



(Texto reproduzido do site Ingresso Rápido

Após transformar o Cine Palácio no Teatro Riachuelo, em 2016, a Aventura Entretenimento, dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos, Luiz Calainho e Patrícia Telles, irá reabrir o Teatro Adolpho Bloch. Em parceria com a BR Properties, a produtora resgata o espaço com a estreia do espetáculo “O Musical da Bossa Nova”, dirigido por Sérgio Módena com direção musical de Délia Fischer. Apresentado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, ele já foi encenado em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São José dos Campos e reabrirá o teatro no dia 04 de maio.

Fechado para o público desde 2000, o Teatro Adolpho Bloch fica no edifício Manchete, no bairro da Glória. O espaço, projetado na década de 1970 pelo arquiteto Oscar Niemeyer em estilo modernista, fica localizado no prédio onde era a sede da Rede Manchete, da Revista Manchete e de todos os veículos da Bloch Editores. O imóvel foi desocupado depois de decretada a falência do grupo em 2000 e, em junho de 2010, a BR Properties comprou o local para a construção de um edifício-garagem, mantendo e reformando também o teatro, que recebeu, em 2012, estofamento com veludo cor de vinho em suas 400 cadeiras pelo Ateliê Tereza Racca, o mesmo que assina todos os salões e suítes do Copacabana Palace.Usado nos últimos anos para gravações e eventos fechados, ele ficará sob a responsabilidade da Aventura Entretenimento nos próximos seis meses. A ideia da produtora é encontrar um patrocinador para manter o espaço aberto.


O Musical da Bossa Nova” reabre no dia 04 de maio o Teatro Adolpho Bloch, após 18 anos

A iniciativa é da Aventura Entretenimento, que busca resgatar para o público o espaço tombado, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 70

Um dos movimentos mais importantes da música brasileira, criado na Zona Sul do Rio de Janeiro no final da década de 1950 e que revelou grandes nomes como Vinícius de Moraes, Tom Jobim e João Gilberto, marca a volta do emblemático Teatro Manchete, agora Adolpho Bloch, à cidade. A ação é comandada pela Aventura Entretenimento, dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos, Luiz Calainho e Patrícia Telles, em parceria com a BR Properties.  Com direção de Sergio Módena e direção musical de Délia Fischer, “O Musical da Bossa Nova”, espetáculo, apresentado pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, que cumpriu temporada de quatro meses em São Paulo e já passou por Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e São José dos Campos, reabre o espaço no dia 04 de maio.

Usado nos últimos anos para gravações e eventos fechados, o teatro foi inaugurado em 1973 com “O Homem de La Mancha”, espetáculo que ficou famoso na Broadway e no Brasil foi encenado pelo trio Paulo Autran, Bibi Ferreira e Grande Otelo. Outros grandes nomes da arte nacional como Natalia Timberg, Tonia Carrero, Tony Ramos, Marília Pera, Marco Nanini, Suely Franco, Raul Cortez, Marieta Severo, Edwin Luisi, Cristiane Torloni e Sergio Mendes também passaram pelo palco do Adolpho Bloch, que ficará sob a responsabilidade da Aventura Entretenimento nos próximos seis meses. “Acreditamos que os empresários, cada um em seu setor, precisam apostar no Rio de Janeiro. A Aventura continua acreditando no poder na arte, da cultura e do entretenimento para transformar uma cidade”, comenta Luiz Calainho. A abertura do Teatro Adolpho Bloch com “O Musical da Bossa Nova” marca também os 60 anos do surgimento do movimento (segundo críticos, a Bossa Nova iniciou-se em agosto de 1958, quando foi lançado um compacto simples do violonista baiano João Gilberto).

O Musical da Bossa Nova

Com realização da Em Foco Produções e Aventura Entretenimento e apresentado pela Bradesco Seguros, o musical traça a história da Bossa Nova e a sua importância para a nossa música. No elenco estão os atores-cantores Claudio Lins (vice-campeão do programa Popstar, da TV Globo, e com mais de 10 musicais no currículo), Marcelo Varzea ("Cazuza para Sempre" e "Lei do Amor"), Nicola Lama (ator italiano, que atuou em "Nine, um musical Felliano"), Jullie (“Chacrinha, O Musical”) Stephanie Serrat (“Chacrinha, o Musical” e Beth Carvalho em “Andança, o musical”),  Andrea Marquee ("Hair", "Rent" e "Cats"), Ariane Souza ("Show em Simonal"), Eduarda Fadini (aclamada como Beth Carvalho em “Andança, o musical”), Juliana Marins (“Elis, A Musical”) e Tadeu Freitas (“Chacrinha, o Musical”).

O espetáculo é dividido em quatro partes: na primeira são abordadas as histórias e curiosidades sobre o nome 'Bossa Nova'; na segunda a origem do estilo musical, as influências do passado e como o cenário musical brasileiro propiciou o surgimento do movimento; o terceiro bloco trata dos costumes dos artistas da época e os locais onde se reuniam para criar; e o último mostra como a Bossa Nova ganhou o mundo. Durante 90 minutos, os artistas interpretam composições que ficaram na memória afetiva de toda uma geração, como Samba de uma nota só (Tom Jobim e Newton Mendonça), Ela é carioca (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Samba da minha terra (Dorival Caymmi), O Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), Chega de saudade (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Minha namorada (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Samba de Verão (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), Mas que nada (Jorge Ben), entre outras.

Quem assina a direção é Sergio Módena, que dirigiu o elogiado Ricardo III, A arte da comédia, do Eduardo Di Filippo, a trilogia musical para crianças e adultos Sambinha, Bossa Novinha e Forró Miudinho, de Ana Velloso, entre outros. O texto é de Módena ao lado do jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour. Segundo o diretor, a ideia era fazer um show sobre a Bossa Nova que fosse cênico e que contasse a história desse gênero tão brasileiro. "Gosto desse formato bastante informal, onde os cantores são, antes de tudo, contadores de histórias. A Bossa Nova é um estilo livre, descontraído e leve. E são esses aspectos que dão o tom do espetáculo. Rodrigo Faour levou seu amplo conhecimento musical para não só construir o repertório, mas também os textos que ligam as canções".

A direção musical é de Delia Fischer, que esteve à frente de montagens como Beatles num Céu de Diamantes (2009), Milton Nascimento - Nada Será Como Antes (2012), Rock in Rio, o musical (2012), Elis - A Musical (2013), Chacrinha, O Musical (2014), entre outros. "Nesse espetáculo o espectador terá a oportunidade de fazer uma viagem às décadas de 50 e 60 e se lembrar de músicas marcantes para nossa história", conta Delia.

"Em O Musical da Bossa Nova decidimos colocar a música à frente da ficção, como um musical show", conta Aniela Jordan, sócia da Aventura Entretenimento. Ainda fazem parte da equipe criativa Roberta Serrado (coreografia), André Cortez (cenário), Kika Lopes (figurino), Carlos Esteves (desenho de som) e Wagner Antonio (Iluminação).

“O Musical da Bossa Nova” é apresentado pela Bradesco Seguros, recebe o patrocínio da Riachuelo, apoio do BMA Advogados e tem a Localiza Hertz como Locadora de Carros Oficial.

Ficha técnica:

Texto - Rodrigo Faour e Sergio Módena

Direção - Sergio Módena

Direção musical - Delia Fischer

Coreografia - Roberta Serrado

Cenário - André Cortez

Figurino - Kika Lopes

Desenho de som - Carlos Esteves

Iluminação - Wagner Antonio

Elenco - Claudio Lins, Marcelo Varzea, Nicola Lama, Stephanie Serrat, Jullie, Andrea Marquee, Ariane Souza, Eduarda Fadini, Juliana Marins e Tadeu Freitas;

 Serviço - O Musical da Bossa Nova:

Data: 04 a 27 de maio

Horários: Sexta (20h), Sábado (17h e 20h) e Domingo (18h)

Local: Teatro Adolpho Bloch (Rua do Russel, 804)

Vendas:

- Bilheteria do Teatro Adolpho Bloch (nos dias de sessão, a partir das 14h)

- Bilheteria do Teatro Riachuelo Rio (Rua do Passeio, 38/40 – Centro// Terça a sábado: 12h às 20h | Domingos e feriados: 12h às 19h)

- Site Ingresso Rápido

Valores: Plateia - R$ 80 (Inteira) /Plateia Popular - R$ 50 (Inteira)

Capacidade: 358 lugares

Classificação: Livre

Duração: 90 minutos

Fonte e Informações para a imprensa: MNiemeyer Assessoria de Comunicação -http://www.mniemeyer.com.br 




domingo, 29 de abril de 2018

Veja é marca de tênis. Se quiser, você agora pode até pisar nela



No Brasil, Veja tanto é marca da revista da Abril quanto do famoso detergente criado pela empresa Atlantis Brasil.

Uma não tem nada a ver com a outra e ambas chegaram ao mercado em fins dos nos 1960.

O site da Paris Match  mostra que um novo produto incorpora a marca Veja. O mercado de tênis, na França, está em alta, segundo a revista.  Dobrou de volume desde 2000. Entre os concorrentes, uma nova griffe se destaca, a Veja, lançada em 2005 e que vem crescendo entre 50% a 60% ao ano.

As atrizes Emma Watson e Marion Cotillard, além do presidente Emmanuel Macron, já aderiram ao Veja.

Embora sem qualquer ligação com a editora de revistas, o Veja francês tem algum Brasil na marca.  Os tênis usam látex da Amazônia, algodão orgânico de produtores do Nordeste e são feitos em Porto Alegre em fábrica que respeita as regras da Organização Internacional do Trabalho, ao contrário de algumas confecções brasileiras já flagradas explorando mão de obra escrava no próprio Nordeste e, em São Paulo, ao confinar imigrantes bolivianos em senzalas pós-modernas.

Um especialista marketing e branded lança a pergunta: quem tem mais futuro, o detergente, o tênis ou a mídia impressa?

sábado, 28 de abril de 2018

Fábio Porchat quer poluir Veneza

por O.V.Pochê
Em entrevista ao programa de Amaury Jr., que vai ao ar amanhã, o humorista Fábio Porchat declarou que quer se cremado. "Quando morrer, quero ser cremado e que minhas cinzas sejam jogadas em Veneza", disse. Ele teve o cuidado de avisar que quer ir para o forno só "quando morrer", mas não demonstrou a mesma cautela com a integridade de Veneza.  Coitada da bela e cantada La Sereníssima. A cidade já sofre demais com a horda de turistas que desembarcam dos gigantescos navios de cruzeiro e deixam lixo nos becos e canais. Receber as cinzas de Fábio Porchat não vai ajudar. Melhor levar para Las Vegas. Lá tem o clone The Venetian, com canais e gôndolas fakes, é mais perto e vai poupar a cidade italiana. A Comune di Venezia agradece.

O Brasil é a piada internacional. Até filhote de Pinochet tira onda com o país...

Foto: Reprodução Brasil 247
por O.V. Pochê

Que a desigualdade, a violência, o golpe e a corrupção arrastaram para o esgoto as instituições, conta outra.
A surpresa é que a imagem do Brasil no mundo não para de despencar. Autoridades tupiniquins lá fora são agora alvos de bullying, levam chá-de-cadeira, nos encontros internacionais ficam no fundão do auditório e quando são chamadas para o almoço oficial o prato já está frio. A exceção é o pessoal que vai fazer conferências cenográficas e exóticas em Harvard a convite de alunos brasileiros, também conhecidos como coxilunos. As figuras levam vaias na entrada, mas são glorificadas lá dentro.

O que não se esperava era que uma autoridade estrangeira ousasse visitar o Brasil para tirar uma onda. Milionário, pró-Pinochet (montou seu ministério com figuras ligadas, como ele próprio, ao legado da ditadura), um dos donos da Lan, da rede de TV Chilevisión e do time Colo Colo, o presidente do Chile, Sebastián Piñera tem negócios em São Paulo, mas isso não o impediu de trolar Carmen Lúcia, a presidente do Supremo Tribunal Federal.

O ódio dispara: ataque a tiros em acampamento pró-Lula deixa dois feridos

por Yara Aquino (Agência Brasil)

Um ataque a tiros na madrugada de hoje (28) ao acampamento onde apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazem vigília desde sua prisão, em Curitiba, deixou duas pessoas feridas, de acordo com a coordenação do movimento. A Polícia Militar de Curitiba confirma a ocorrência de tiros na região e informou que o caso está em investigação. Ainda não há informações sobre a autoria dos disparos. A coordenação do Acampamento Lula Livre divulgou que Jeferson Lima de Menezes, de São Paulo, foi atingido por um tiro no pescoço e está internado em estado grave. Os tiros foram disparados entre 3h e 4h da manhã.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, divulgou um vídeo na página do partido relatando o episódio e disse que, momentos antes do ataque, pessoas haviam passado várias vezes pelo local gritando e se manifestando de forma contrária à mobilização. “A situação de violência e intolerância no país está muito grave, não podemos aceitar isso”, disse Gleisi no vídeo. Segundo ela, Jeferson Lima é do movimento sindical de São Paulo.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que, segundo as primeiras informações, uma pessoa a pé efetuou disparos de arma de fogo contra o acampamento de simpatizantes do ex-presidente Lula. A secretaria confirma que uma pessoa baleada foi levada ao hospital e que um tiro acertou um banheiro químico e os estilhaços feriram uma mulher no ombro, sem gravidade. De acordo com a nota, no local foram recolhidas cápsulas de pistola 9 mm e um inquérito foi aberto para apurar o caso.

A nota da coordenação do acampamento diz que a violência contra os apoiadores de Lula não vai diminuir a mobilização e que o local vai receber grande quantidade de pessoas no feriado do 1° de maio, Dia do Trabalhador.

O ex-presidente Lula chegou à carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, no dia 7 de abril. Desde então, manifestações pró e contra Lula ocorrem na cidade.

Fonte; Yara Aquino/Agência Brasil

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Fotografia - Leni Reifenstahl: acervo da cineasta gera polêmica na Alemanha

Leni Reifenstahl/ Reprodução site Kultur Radio
por Flávio Sépia 

Desde que uma antiga secretária de Leni Reifenstahl doou o espólio da cineasta preferida de Adolf Hitler à Fundação Prussiana do Patrimônio Cultural de Berlim, há dois meses, uma polêmica abala os meios culturais da Alemanha.

O material - rolos de filmes e fotografias feitos a partir da década de 1920, documentos, cartas e objetos pessoais - foi agora encaminhado ao Museu da Fotografia de Berlim e a discussão se reacendeu.

Leni Reifenstahl, que dirigiu os documentários "Triunfo da Vontade", de 1934, e "Olimpia", de 1938, e ficou marcada como propagandista do nazismo, morreu em 2003, aos 101 anos, e seu marido, Horst Kettner, que guardava o acervo, faleceu em 2016. Os arquivos da cineasta permaneciam guardados em caixas na última residência do casal, na Baviera.

Quem critica o Museu da Fotografia de Berlim por ter recebido o acervo considera a iniciativa uma afronta às vítimas do nazismo. Para outros setores, a importância cultural e histórica do trabalho de Reifenstahl não pode ser ignorada, assim como a relevância artística da sua obra. Como argumento, os defensores da preservação dos arquivos dão um exemplo: Werner von Braun, que apesar de responsável pelas bombas voadoras e foguetes da Segunda Guerra, que fizeram milhares de vítimas, foi anistiado pelos Estados Unidos, tornou-se um herói da corrida espacial, e teve sua imagem assimilada sem tanta polêmica. Para outros, futuras exposições não podem deixar de associar o material, à margem do valor histórico e artístico, aos horrores do nazismo.